fechar
Educação

A Biblioteca Energia do Conhecimento é comunitária e gratuita: aproveite as férias para colocar a leitura em dia!

Biblioteca Energia do Conhecimento
Biblioteca Energia do Conhecimento é comunitária e gratuita
Biblioteca Energia do Conhecimento é comunitária e gratuita
Biblioteca Energia do Conhecimento é comunitária e gratuita
Biblioteca Energia do Conhecimento é comunitária e gratuita

A Biblioteca Energia do Conhecimento do Centro Cultural Colorado, em Guaíra, é gratuita e está aberta para receber a comunidade. Para se associar é necessário apresentar xerox do RG ou da certidão de nascimento, xerox do comprovante de residência e uma foto três por quatro.

Inaugurada a 17 de outubro de 2011, a Biblioteca oferece aos seus leitores um acervo composto por 3.959 volumes. Encerrou o mês de novembro com 1.471 leitores associados. Desde a sua abertura, realizou 11.703 empréstimos de livros.

Confira as datas de funcionamento da Biblioteca Energia do Conhecimento, no Centro Cultural Colorado, Guaíra

A Biblioteca funciona até 13 de Janeiro. Encerra atividades no dia 16 janeiro e reabre dia 06 de Fevereiro de 2017.

Confira o que já aconteceu na Biblioteca Energia do Conhecimento – Uma intensa programação no mês de novembro

Dia Nacional do Livro comemorado com Roda de Conversa

No dia 1º de novembro, a Biblioteca Energia do Conhecimento promoveu sua Roda de conversa, com a participação das turmas e relatados dos autores e livros que elas mais se identificaram durante o processo de leitura. Em comemoração a data, a contação de histórias foi gravada. Outra contação de história aconteceu no dia 24 de novembro, com a história de Guilherme Augusto Araújo Fernandes usando as técnicas do olhar, e brincar contando. “Observamos durante a ação das crianças a importância da imaginação e da criatividade”, destacou Elizabeth Ribeiro do Nascimento, a Tia Beth, responsável pelas atividades.

Teatro do improviso

03/11 – Momento de descontração entre as turmas foram criadas encenações de histórias escolhidas entre os grupos, uma delas iniciaria a contação e as demais continuariam a contar sem fugir da narração, pois quem se esquecia da história usaria sua criatividade.

Dias de Leitura

Como parte do Programa Guaíra, Cidade que Educa, a Biblioteca Energia do Conhecimento participou do Dia de Leitura, realizado a 4 de novembro, no Centro de Excelência Takeshi Uemura. A Roda de Leitura, contou com a participação dos pais. A iniciativa partiu das próprias crianças que decidiram ler o livro A Semente da Verdade, de Patrícia Secco, inspirado no conto folclórico oriental homônimo. Uma semana depois, a 11 de novembro, os alunos reuniram-se para a leitura dirigida do livro O Menino Árvore, de Aurélio de Oliveira.

Alice, o Filme

As turmas dos projetos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça assistiram ao filme Alice no País das Maravilhas e, em seguida, participaram da roda de leitura sobre a história. O objetivo da atividade foi a reflexão sobre os protagonistas de Mágico de Oz e Alice, que sonham mundos diferentes, mas são transformados em encantamento, magia e voltam a realidade.

Saúde Bucal

A Cirurgiã-Dentista Lisiane Ogata foi convidada pela Biblioteca Energia do Conhecimento para falar para os alunos sobre higiene e saúde bucal. A iniciativa foi uma comemoração ao Dia do Dentista. Dra. Lisiane fez a entrega de Kits, contendo uma escova dental e pasta de dentes a todas crianças.

Mais Teatro

Alunos das turmas I e II do Projeto Usina da Dança, polo Guaíra, a As turmas I apresentaram sua versão para teatro de Alice no Pais das Maravilhas, no dia 17de novembro. A aluna Riana Silva Pereira Silva foi destaque da caixa Sesi, com o relato do livro Eu Nunca Vou Crescer, traduzido por Fernando Lopes de Almeida. Sarah dosSantos F. Silva aluna destaque do ano, com a história Guilherme Augusto Araujo Fernandes.

Dia de Cinema

A Sala de Cinema Cinergia, recebeu os alunos dos projetos do IORM no dia 22 de novembro para uma sessão do filme Diário de Um Banana, escolhido pelos próprios espectadores. Antes da sessão, os alunos foram informados sobre a a importância do Dia da Cultura, data comemorada a 5 de novembro.

O ranking dos 10 livros mais retirados do mês

  • O Outro Livro
  • Livros de Guilherme Augusto Araújo Fernandes
  • Maré do Azar: Diário de um Banana
  • A Gota D´Água: Diário de um Banana
  • O Menino Maluquinho
  • Sim
  • Narizinho: A Menina do Nariz Arrebitado
  • Descobrindo o Prazer: Uma Proposta de Crescimento Sexual para a Mulher
  • Um Romance em Quadrinhos: Diário de um Banana
  • Brincando com a Comida: Uma Mistura de Fotografia, Criatividade e Humor

Deixar uma resposta