fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

A Biblioteca Energia do Conhecimento finalizou o ano e as metas propostas com chave de ouro

No mês de novembro foram desenvolvidas diversas contações de historias e em dezembro um fechamento geral das atividades realizadas com muito sucesso.

No dia 06 de novembro foi realizada a gravação do video com a contação de historia de historia de Guilherme Augusto Araújo Fernandes, de Mem Fox e Julie Vivas, que relata uma trajetória fantástica de um menino que mora ao lado de um lar dos velhinhos e que estes são os seus melhores amigos. O clímax da narrativa envolvente descreve a investigação de Guilherme Augusto, um menino que não é tão velho em busca de memórias para sua melhor amiga.

Esta contação de historia virtual foi compartilhada nos grupos de Whatssap e também no canal do youtube do Instituto ORM. E também apresentada presencialmente pela contadora de histórias teacher Beth no Projeto Takeshi Uemura no dia 11 de novembro, com a participação dos educadores Stefanio Stafuzza, Yorram Stafuzza e Douglas Senna. Os pais presentes sentiram acolhidos e agradeceram ao IORM.

No dia 12 de novembro a contação de historia foi realizada no Centro de Treinamento Takeshi Uemura/Polo Tônico Garcia cumprindo a risca todos os protocolos em relação ao Covid 19. Desta vez com a mediação de leitura de Guilherme Augusto Araújo Fernandes de Men Fox e Julie Vivas. O que é memória? Essa questão aparentemente complicada é tratada na história de forma simples e carinhosa, através da visão de uma criança, valorizando a amizade e o respeito pelos mais velhos que convivem.

Em comemoração ao dia da bandeira, a teacher Beth realizou a declamação do poema, Nossa Bandeira de autor desconhecido em homenagem a data, lembrando o pavilhão nacional brasileiro sendo publicando nas redes sociais. Está data comemora-se o Dia da Bandeira, no Brasil em 19 de novembro. Essa comemoração remete a atmosfera da instituição da republica em nosso país, no ano de 1889. A República foi proclamada em 15 de novembro desse ano, e a bandeira, tal como a conhecemos hoje, foi concedida no dia 19 por Raimundo Teixeira Mendes.

No dia 24 de novembro foi compartilhado nas redes sociais e no grupo de whatsapp o video com a contação de história virtual da “A Menina Bonita do Laço de Fita”, em comemoração a semana da Consciência Negra, da autora Ana Maria Machado, ilustração Rosa Faria, uma literatura infantil, gênero Ficção. Uma história envolvente, em que a protagonista trata-se de uma criança negra e um coelhinho branco, que sonha em ter uma filha pretinha como aquela menina bonita do laço de fita. Mas ele não sabe como a menina herdou aquela cor. O objetivo desta obra é por ser um dos mais divulgados e trabalhados com as crianças, descreve de forma simples as nossas origens familiares. A contação de histórias desperta na criança o lado lúdico, característica muito importante para seu desenvolvimento.

Neste mês de novembro, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento recebeu lançamentos dos livros da Fundação Educar: Como Ser Feliz Sendo Um Voluntário, escrito por Luís Norberto Pascoal, ilustrações de Línea Creativa. O mês de novembro foi concluído com a gravação de uma mediação de leitura por teacher Beth, destacando os valores e o incentivo as crianças a seguirem os ensinamentos da história. A mediação da leitura permite ao educando experienciar o mundo por meio da palavra. Segundo a fundação educar tem como objetivo de estimular pessoas a adotarem a educação para a cidadania como estratégia de transformação social.

Links com as publicações das contações de histórias:

GUILHERME AUGUSTO ARAUJO FERNANDES, de Mem Fox e Julie Vivas.

MENINA BONITA DO LAÇO DE FITA, de Ana Maria Machado.

Tags: destaque

Deixar uma resposta