fechar

“Muito importante para meu filho”
Tatiane Peixoto Espíndola, empregada doméstica, é mãe de Heitor Espíndola, de oito anos de idade, aluno da EMEF Vereador Alberto Conrado, que participou da criação dos desenhos do painel da fachada. “Foi muito importante para o meu filho. Ele participou de todos os passeios da pesquisa e adorou a oficina com o artista (plástico André Costa). Foi bom para ele participar. Ele vai voltar para os projetos do Instituto”, disse a mãe.

“Cinco meses depois do início das atividades do Instituto na cidade é visível a transformação das crianças”
“Em nossa cidade, o principal desafio para o Conselho Tutelar é a relação das crianças com sua escola. Há uma falta de interesse generalizado pelo conteúdo das aulas. Antes do início das atividades do IORM em Ipuã, nós conselheiros éramos constantemente chamados pelas escolas. Cinco meses depois do início das atividades do Instituto na cidade é visível a transformação das crianças. Anteriormente indisciplinados, os alunos que frequentam os projetos do Instituto passaram a ter outra postura na escola. Tiveram contato com a disciplina, com novas regras, sentem-se respeitados. Por isso estão mais abertos ao conhecimento. Nas visitas às famílias também pudemos constatar isso. Eles mudaram porque querem permanecer nos projetos e sabem que o comportamento na escola é importante para isso”, diz Dhaiany Mara de Moraes, Conselheira Tutelar de Ipuã.

“As crianças reconhecem quando oferecemos dignidade a elas”
O gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli, fez um emocionado discurso durante a cerimônia de inauguração do Núcleo. Ele envolveu-se pessoalmente na condução das obras e fez um chamamento para que toda a comunidade se envolva na tarefa de educar as crianças da cidade. “O IORM nasceu da inspiração da nossa fundadora Josimara Ribeiro de Mendonça, que se espelhou nos princípios de seu pai, Oswaldo Ribeiro de Mendonça. O IORM iniciou seus projetos na garagem de uma casa, mas sempre com a bandeira de colaborar com o desenvolvimento das cidades. O tempo foi passado, o IORM foi crescendo e, hoje, nossa história acontece em toda a região.
Sabemos que a magia das palavras é muito grande. Por isso transformamos desejos em realização. Uma construção como esta gera um impacto muito grande na vida de uma cidade. Assim como a Casa da Criança, nascida em 1978, foi um bebê bem acolhido, a cidade recebe bem o Núcleo Cultural.
Materializar um espaço assim não é algo que caia do céu. Foi preciso muito trabalho e dedicação. Contamos com a determinação das empresas patrocinadoras que acreditaram em nosso sonho. Elas também carregam a bandeira e acreditam que juntos podemos sim construir uma cidade melhor. As empresas doaram para uma ação do bem. Temos a responsabilidade de usar bem cada centavo doado.
Agradecemos às voluntárias, que colocam amor em seus trabalhos, e a nossa equipe. Viemos para somar e dialogar com a cidade num processo de transformação. A Prefeitura sempre foi parceira. Agradecemos ao Poder Público, aos funcionários da MEV Engenharia, que trabalharam com tanta dedicação. Todos nos diziam como vocês são exigentes. E nós do IORM respondemos, criança tem que receber sempre o melhor. As crianças reconhecem quando oferecemos dignidade a elas. Esse é um prédio digno de Ipuã. A obra simboliza nossa busca incessante por fazer o melhor e é dedicada às crianças com idade superior a sete anos e suas famílias.
Fomos bater lá na Itália, em Reggio Emilia, para beber na fonte da pedagogia de Loris Malaguzzi. E lá aprendemos que é o aluno que ensina. A criança revela o novo mundo. Temos que aprender com nossas crianças. Precisamos quebrar os muros das escolas, toda a cidade deve ser educadora.”

“É com alegria que Ipuã recebe este presente”
O Prefeito de Ipuã manifestou seu agradecimento pela chegada do novo equipamento à cidade: “é com alegria que Ipuã recebe este presente, o Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Será um espaço de muito aprendizado para nossas crianças.”

Tags: destaque

Deixar uma resposta