fechar
Agenda Cultural

Ações do Projeto Agenda Cultural agitaram Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em junho

atividade junho 5

Durante o mês de junho, os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram de uma intensa programação oferecida na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento localizada no Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em Guaíra.

Entre as atividades compartilhadas estiveram roda de leitura e encenação de história contada.  Reforçando a missão de estimular a leitura e de formar novos leitores, também em junho, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento foi responsável por 221 empréstimos de livros para a comunidade guairense.

As alunas das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram de forma ativa da roda de leitura e encenação a partir do livro O Desfile dos Bichos, obra selecionada pelas alunas do Projeto para essas atividades, realizadas em quatro encontros com as turmas 1A manhã, 2 A da manhã, 1A da tarde, 1B da tarde, 2 A da tarde,

Depois de cada roda de leitura, os educadores da Biblioteca mediaram o diálogo sobre o conteúdo do livro junto a cada uma das turmas. As alunas buscaram características intrínsecas de cada animal presente na obra para basear sua interpretação da história.

“Elas resignificaram os personagens dando outro rumo à obra. Também criaram acessórios que com cores relacionadas a de seus personagens”, informa a contadora de histórias do IORM, Elizabeth Ribeiro do Nascimento.

A turma 3 A, participou da oficina de forma especial:  não interpretou a história, mas alunas da turma foram convidadas a participar como júri deste momento especial.  Na parte da manhã o corpo de jurados foi composto pela equipe de profissionais do IORM,   e por alunos da Turma 2 A da manhã e da Turma 3  A da tarde.

A Biblioteca foi decorada e ganhou até mesmo passarela, com direito a jurados, cadeiras posicionadas para a plateia e participação de Dj. Foi um momento muito gostoso para as alunas onde puderam se divertir e compartilhar sua cocriação sobre a leitura realizada.”, afirmou a contadora de histórias.

A Biblioteca Energia do Conhecimento integra as ações do Projeto Agenda Cultural realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e IORM.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta