fechar
CulturaInstitucional

Agenda Cultural de Guaíra realiza Oficinas de Leitura e Literatura na Biblioteca Energia do Conhecimento

no thumb

O Projeto Agenda Cultural semanalmente realiza no espaço da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, no Centro Cultural Colorado em Guaíra Oficinas de leitura e literatura, destinadas aos alunos das Oficinas Culturais. A iniciativa é um incentivo à ampliação de conhecimento, o estímulo do hábito e gosto pela leitura.

As Oficinas de Literatura acontecem toda segunda-feira, das 09h20 às 10h20. “Trabalhamos para que cada aluno compreenda o sentido, tome consciência para ampliar a sua concepção do mundo favorecendo sua auto expressão e apropriação e desenvolvimento de conceitos como direitos sociais e cidadania e da possibilidade de transformação social”, destaca o gerente executivo do IORM, Rafael Braghiroli .

O Projeto Agenda Cultural é realizado pelo Ministério da Cultura e Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

 

Confira o dia a dia das Oficinas

Outubro

04 – Gravação de Vídeos

Um vídeo em comemoração aos seis anos de vida da Biblioteca comunitária e gratuita “Energia do Conhecimento” foi produzido pelos alunos das oficinas de leitura e literatura. No material, os alunos saudaram a Biblioteca e o atendimento prestado à sociedade local. Eles traduziram a gratidão pela oferta do equipamento cultural à comunidade de Guaíra.

 

09 – Contando História

A contação de histórias foi o foco central do momento cultural vivenciado pelas alunas dos projetos desenvolvidos pelo IORM em Guaíra. Elas compartilharam o enredo e sua interpretação dos livros que foram lidos em casa, por meio de ilustrações do artista plástico e urbanista Paulo Sergio Gonçalves, que atua no projeto Guaíra Cidade que Educa. A educadora Elizabeth Nascimento, a Teacher Beth, agente da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, finalizou o dia com a contação de o Pequeno Príncipe, tema do espetáculo que encerra as atividades das Oficinas Culturais.

 

11 – Dia de Cinema

Desafiando Gigantes. Este foi o filme exibido pela Sala de Cinema Cinergia, localizada no Centro Cultural Colorado para alunos dos Projetos do IORM em Guaíra. A educadora Juliana Quintina utilizou a abordagem do filme para falar sobre motivação e emoção aos alunos.

 

16 – Roda de Conversa

As turmas dos Projetos desenvolvidos pelo IORM participaram da roda de conversa e debate sobre o filme Desafiando Gigantes. Todos puderam compartilhar comentários e opiniões sobre o filme. A leitura dirigida do livro ‘‘Para Mudar o Mundo”, da autora Patrícia Engel Secco, foi  a atividade das turma que fizeram apresentações de livre escolha, dramatizando e fazendo a síntese do foco narrativo destacando a frase principal da mensagem do livro: “não interessa o que dizemos, mas o que fazemos.”

 

18 – Retomada

As atividades com o livro ‘‘Para Mudar o Mundo”, da autora Patrícia Engel Secco tiveram continuidade nesse encontro. Alguns grupos finalizaram com suas apresentações sugestões e, opiniões de mensagens aprendidas. A aluna Ysabella Síria iniciou a roda de leitura contando a história do livro A Panqueca de Nina de Yin Chie, um dos mais procurados e lidos pelas crianças.

 

23 e 25 – Jogos Educativos

Imagem, Imaginação, Uno, Dominó e Jogo da Verdade foram alguns dos jogos que  os alunos da Usina da Dança praticaram sob orientação da educadora Elizabeth Nascimento, a Teacher Beth, agente da Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento. Os jogos proporcionaram momentos de lúdicos e garantiram descontração em uma atividade diferenciada, durante a qual foram compartilhadas situações de envolvimento e interação entre grupos e duplas, a partir das regras estabelecidas.

 

30 – Roteiro

A obra de Antoine de Saint Exupéry foi o centro da atividade realizada no penúltimo dia do mês de outubro. O exemplar, traduzido por Ferreira Gullar, foi examinado pelos alunos, que fizeram uma retrospectiva das personagens apresentados e externaram seu ponto de vista sobre os trechos ou cenas que marcaram ou que mais impressionaram durante a leitura.

 

Deixar uma resposta