fechar
Agenda Cultural

Agenda Cultural expôs trabalhos de alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento

atividade referente o Livro cocô de passarinho

Os meses de março e abril foram marcados por muitas atividades oferecidas pelo Projeto Agenda Cultura, envolvendo os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança. As ações, realizadas na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento implantada no Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM em Guaíra, incluíram roda de leitura, atividade de registro e trabalho com reciclagem e  roda compartilhada.

Março pode ser considerado o mês de início das atividades desenvolvidas na Biblioteca. Desde os primeiros encontros, os alunos são sensibilizados  sobre a importância da biblioteca, recebem informação sobre regras e horário de funcionamento, além do roteiro de cada atividade prevista no calendário da Agenda Cultural.

“Já no primeiro encontro, as alunas exploram o espaço físico e as estantes da biblioteca. Aproveitaram para fazer o cadastro como leitoras associadas e não  perderam tempo: já levaram livros para casa.”, destaca Laura Alves, coordenadora da Biblioteca e responsável pelo acompanhamento das atividades.
Conforme o mês avançou, as oficinas trabalharam o livro Cocô de Passarinho, da autora Eva Funari. Teve roda de leitura e muito diálogo sobre a obra que  conta a história de uma cidade pequena de apenas seis habitantes, onde os moradores se juntavam na praça central e conversavam sobre as mesmas coisas.  O objetivo dos diálogos sobre a obra foi traduzir o texto para o cotidiano.  As crianças deram vários depoimentos e  registraram os momentos do diálogo com desenhos.

Março teve, também roda de leitura sobre o conto João de Barro da Coleção Conta para Mim, uma história tradicionalmente brasileira que é transmitida por gerações, com a força de chamar a atenção das alunas que criaram com os matérias disponíveis adereços para reproduzir a história em formato de mímica.

Exposição

A diversidade de obras abordadas pelas oficinas é uma característica da programação do Agenda Cultural. O mês de abril foi aberto com o trabalho sobre o livro Uma Joaninha Diferente de Regina Célia Melo, que traz um enfrentamento inteligente e criativo contra o preconceito e a discriminação.

Depois da roda compartilhada, as crianças pesquisaram sobre joaninhas e insetos.
Nos encontros as alunas exploram o jardim da biblioteca procurando joaninhas e insetos como na história, fizeram uma atividade de registo para ilustrar os insetos encontrados no jardim.

Abril também foi o mês da  construção do jardim encantado que as próprias alunas iniciaram com materiais de reciclagem trazidos pelas alunas, como garrafas pet, usados como base na criação dos insetos do jardim. Com tesoura, tinta e seus próprios dedos como pinceis, as alunas deram vida às obras. Cada uma delas fez seu inseto de acordo com a exploração do jardim da biblioteca.

Os trabalhos foram colocados em exposição para que os frequentadores da Biblioteca pudessem contemplar o resultado da dedicação das alunas.

Também durante os meses de março e abril, além das muitas atividades da programação do Agenda Cultural 2023, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento deu continuidade ao empréstimo de livros de seu acervo para alunos assistidos pelos Projetos do IORM e para toda a comunidade.

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta