fechar
Agenda CulturalEducação

Agenda Cultural Miguelópolis recebe alunos da Emef Profª Maria Peralta Cunha para sessão de cinema

Agenda Cultural Miguelópolis recebeu na Casa da Cultura Prof Rail Miguel Sawan, 355 alunos da Emef Professora Maria Peralta Cunha, acompanhados de seus professores para duas sessões de cinema. Na telona o filme O Bom Dinossauro, ofereceu inúmeras possibilidades pedagógicas aproximando o cinema em sala de aula. A iniciativa do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em parceria com a Diretoria Municipal de Educação de Miguelópolis tomou como ponto de partida o gosto dos alunos pelo cinema, que passou a assumir papel de protagonista no enredo do processo ensino-aprendizagem.

O Bom Dinossauro deu a oportunidade para a reflexão sobre o valor da amizade, onde …. “em um mundo onde humanos e dinossauros vivem lado a lado, Arlo um dinossauro que tenta encontrar seu caminho de volta para casa, na jornada, ele desenvolve amizade com o menino Spot…”

“O processo tradicional de ensino não é mais capaz, sozinho, de realizar esta tarefa, está além de suas possibilidades, hoje a educação precisa ultrapassar a sala de aula e atender às necessidades imediatas da sociedade. A relação entre cinema e conhecimento, no entanto, vai além do campo da educação formal. Os novos métodos educacionais devem contar principalmente com a utilização dos  meios de comunicação, como o cinema.”, destaca a psicóloga do IORM, Miriam Myata.

Ao considerar o conhecimento e os saberes contidos nos filmes, é possível transcender o uso do cinema e do audiovisual como ilustração, motivação e exemplo.

Cinema é arte.

“Toda a Educação pode e deve ser integral, assim como inclusiva, para que seja plena, potente e capaz de garantir a todos os direitos de aprendizagem que lhe são pertinentes a cada momento da vida, nos diversos espaços. Sabe-se que quanto maior for o acesso de uma pessoa aos bens culturais socialmente produzidos maiores serão suas possibilidades de desenvolver níveis mais elaborados de letramento, obter sucesso escolar e conquistar o crescimento pessoal e social.”, afirma a psicóloga.

Entre os objetivos do Projeto Agenda Cultural Miguelópolis, destaca-se o de proporcionar encontros entre os alunos e a pluralidade cultural a partir da diversidade, contribuindo para reduzir a exclusão cultural e social no segmento audiovisual, facilitando o acesso da população às obras audiovisuais.

Tags: destaque

Deixar uma resposta