fechar
Agenda Cultural

Ações presenciais e remotas do Projeto Agenda Cultural marcaram o mês de outubro na Biblioteca Energia do Conhecimento

A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em seu núcleo em Guaíra, o Centro Cultural Colorado, completou dez anos em outubro.

Durante o mês, alunos dos períodos matutino e vespertino das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram de uma intensa programação presencial e remota oferecida pela Biblioteca. Além de empréstimos de livros aos alunos e à comunidade de Guaíra, como parte das ações de incentivo à leitura.

As atividades presenciais de outubro envolveram roda de leitura e mediação, contação de histórias, leitura colaborativa, dramatização, recitação e apresentação de diferentes gêneros textuais, pois através dele podemos trabalhar as imagens e os fundamentos básicos das narrativas. Entre as ações oferecidas de forma remota pelas mídias sociais, destacaram-se as aulas virtuais com as educadoras Elizabeth Ribeiro do Nascimento, a Teacher Beth e Laura Souza.

A comemoração ao aniversário da Biblioteca também fez parte das ações realizadas do mês de outubro. A campanha de aniversário  contou com a adesão de membros da comunidade de Guaíra e alunos do IORM que gravaram vídeos com depoimentos sobre a importância da Biblioteca e dos livros em suas vidas. Para muitos deles, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento possibilitou o primeiro contato com o mundo da leitura. “Mais do que uma comemoração, a campanha de aniversário foi uma oportunidade para sensibilizar mais pessoas para a importância da leitura em suas vidas e para demonstrar o rico acervo da nossa Biblioteca Comunitária que está à disposição de todos”, conta a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

A Biblioteca Energia do Conhecimento faz parte do Projeto Agenda Cultural realizado pelo Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e IORM.

05 e 06 de Outubro

Em comemoração a Semana da criança, a turma 3 do período da tarde assistiu no dia 05, o filme “Confissão de uma garota excluída, que narra sobre a adolescência, bullyng, supervalorização do próprio eu e da família.

E no dia 06, as turmas 1A, 1B e 2A do período da tarde, assistiram o filme “Lucca”, que retrata a inclusão, amizade, trata-se de um filme brasileiro. 

06 de Outubro

A obra O Monstrinho Zulu, da autora Lívia Alencar foi o conteúdo proposto para alunas das turmas 1 A e 2 A da Oficinas de Artes Usina da Dança, abrindo a programação do mês de outubro. As alunas foram orientadas sobre os elementos da história, os personagens, tempo, espaço, clímax, problematização e o final do enredo. Em seguida, as alunas tiveram a liberdade da escolha do elenco transformando a leitura em uma peça teatral em um processo que promoveu a diversão entre as participantes.

 

13 de Outubro

Na semana dedicada à comemoração ao Dia das Crianças, as alunas das Oficinas de Artes Usina da Dança das turmas 1A, 1B, 2A e 3A do período vespertino contaram com uma tarde iniciada com a contação da história O Monstrinho Zulu, da autora Lívia Alencar. Tia Téca contou a história que fala sobre a amizade e a inclusão, na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. As alunas  receberam doação de mimos das amigas, Ana Paula Nunes, Paloma Ferreira Ramos da Silva e, Poliana Ferreira da Silva Jacule, mãe do leitor Victor Medrado Jacule. Poliana  agradeceu a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento por ter, por meio do estímulo à leitura, contribuído para promover mudanças importantes na vida de seu filho, contribuindo, principalmente, para  o seu desenvolvimento escolar.

 

19 de Outubro

Neste dia, foi a vez da turma 3 A do período vespertino das Oficinas de Artes Usina da Dança participar da leitura colaborativa do livro O Monstrinho Zulu de Lívia Alencar. Os alunos destacaram os elementos da história, a problematização ou clímax, o desenrolar e o final da. As alunas, de forma criativa, criaram o final da história. Participaram desse momento a aluna Perolaine Mendes da S. Carneiro Souza e Perolaine Mendes S. Carneiro Souza, que produziram versões muito interessantes para recontar a obra. 

20 de Outubro

A roda de leitura do livro As Cores de Laurinha, de Pedro Bandeira reuniu as turmas 1 A e 2 A do período matutino das Oficinas de Artes Usina da Dança. Da obra que relata o amor de uma menina por sua mãe, as alunas selecionaram o capítulo A Dança das Cores. Depois da leitura, a aluna Melina dos Santos Landim, fez um depoimento emocionada para sua turma.

Já as alunas das turmas 1A e 1B  do período vespertino comemoraram o aniversário da Biblioteca cantando o tradicional parabéns a você. A data também foi marcada por um festival de recitação. A aluna Lhara Gabriely de Almeida contou a fábula de Esopo a Formiga e A Neve, uma releitura da obra feita pela escritora Ruth Rocha. Já a aluna Francielly Eloize Cristina de Almeida da turma 1B, recitou duas versões de Batatinha quando Nasce.

A educadora Teacher Beth fez a mediação do conto A Cegonha e a Raposa, de Ruth Rocha, que propôs a reflexão e interpretação da obra, ou moral da história e informando os alunos sobre a Fábula e outros gêneros literários.

As alunas da turma 2A participaram da roda de leitura do livro Pedro e os Dinossauros de Miriam Dammam. A obra narra de modo acessível a vida dos dinossauros dando destaque para informações sobre as eras geológicas e a vida no planeta.

26 de Outubro

A história O Monstrinho Zulu de Lívia Alencar foi dramatizada pela turma 3 A do período vespertino das Oficinas de Artes Usina da Dança. As alunas apresentaram a história de forma lúdica e bastante divertida. A dramatização contribui para o desenvolvimento do equilíbrio emocional, do pensamento crítico, do corpo e da mente. O teatro e suas técnicas foram desenvolvidos pelos educadores junto às alunas já no primeiro semestre em noções de contações. São selecionados livros com conteúdo educativo que colaboram com o desenvolvimento artístico dos participantes. A apresentação contou com uma pequena plateia formada pelas  alunas Samya Justino Silveira, Valentina Fortunato de Queiroz das Artes Ofício Josy Ribeiro de Mendonça, que estiveram acompanhadas por seus responsáveis que prestigiam as atividades desenvolvidas na biblioteca. 

27 de Outubro

As alunas das  turmas 1A, 1B e 2 A das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da leitura colaborativa da obra A Bruxinha Atrapalhada da autora Eva Furnari. Trata-se de um livro sem texto, tipo de gênero textual, que permite que o trabalho se desenvolva a partir de imagens e fundamentos básicos das narrativas. A leitura colaborativa permitiu que as alunas dessem nome a personagem principal à bruxinha e aos personagens secundários. 

Conteúdos virtuais complementam as ações de incentivo à leitura da Biblioteca Energia do Conhecimento

Nos dias 1º, 8 e 25 de outubro os educadores da Oficina de Artes Usina da Dança promoveram aulas virtuais e vídeos de contação de história. A iniciativas trouxeram a conclusão do processo de  mediação de leitura do livro Pedro, Menino Navegador, de autoria de Lúcia Fidalgo. No dia 29 de outubro a produção de conteúdo virtual prosseguiu com a  apresentação da vídeo aula Para Ouvir de Olhos Fechados, obra de  Alberto Miguil, em programação voltada para os alunos.

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta