fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Agenda repleta de atividades marca o mês de fevereiro na Biblioteca Energia do Conhecimento

Confira a programação que envolveu os alunos dos Projetos Agenda Cultural e Fábrica de Esporte

Bom ou Ruim

Teacher Beth, responsável pela contação de histórias na Biblioteca comunitária Energia do Conhecimento, localizada no Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, em Guaíra, recebeu os alunos ingressantes dos Projetos Agenda Cultural e Fábrica de Esporte no dia 4 de fevereiro recebendo informações sobre as práticas pedagógicas e as regras de funcionamento da Biblioteca. Os alunos participaram da dinâmica Bom ou Ruim, elaborando frases como: foi bom ganhar um cachorrinho, mas foi ruim porque o cachorros só come e não brinca. A dinâmica foi aplicada com o objetivo de trabalhar a expressão verbal, reflexão e capacidade de argumentação lógica.

Balões Surpresa

As alunas veteranas do Projeto Agenda Cultural desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, foram recepcionadas pela contadora de histórias da Biblioteca comunitária Energia do Conhecimento, Teacher Beth, que falou sobre as atividades de literatura que serão desenvolvidas durante o ano. Na recepção do dia 4 de fevereiro, as alunas participaram da dinâmica de Balões Surpresa, jogo cooperativo que ajuda as crianças a entenderem a importância de cada um e sua colaboração para o sucesso do grupo. O encontro foi encerrado com as brincadeiras cantadas.

Roda de Leitura

A Biblioteca comunitária Energia do Conhecimento transmitiu a todos os leitores das turmas dos projetos desenvolvidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, informações sobre o sistema relacionado aos empréstimos, devoluções e, sinalizações do acervo para melhor atendimento aos leitores.  A ação foi realizada no dia 11 de fevereiro durante a Roda de Leitura sobre o Conto de Fadas Cinderela, um dos mais populares da Ciranda Cultural. “Recontamos a história para melhor interpretação e para que todas as crianças tivessem a liberdade de expressar sua opinião sobre a obra”, esclareceu Teacher Beth, contadora de histórias do IORM.

À Procura do meu Eu

Com a declamação do poema Á Procura do Meu Eu, do livro Pétalas Caídas, de Nelson Jacintho, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento acolheu as alunas do Projeto Agenda Cultural durante a Roda de Leitura de 11 de fevereiro. Cada aluna interpretou um verso, com a assistência da Professora Beth. A Roda de Leitura foi formada após a escolha do livro Eu e meu Medo da autora Francesca Senna, que também escreveu A Viagem. Em Eu e meu Medo, a escrita conta uma emocionante história sobre como fazer amizades e encontrar conforto quando compartilhamos nossos medos. Durante a Roda de Conversa as alunas demonstraram que o seu maior medo é a perda de entes queridos muitas delas por não ter quem cuidará delas no futuro.

Frozen II na Sala Cinergia

Os alunos do Projeto Agenda Cultural participaram da sessão de cinema na Sala Cinergia, anexa ao Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra. Na tarde de 18 de fevereiro, a sessão apresentou o filme Frozen II, uma tocante história que fala sobre a volta à infância.

Sessão de cinema é gatilho para abordar responsabilidade afetiva

A trilogia Para todos os Garotos que já Amei foi exibida para os alunos do Projeto Agenda Cultural na tarde do dia 18 de fevereiro. A exibição aconteceu na Sala Cinergia, anexa ao Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra.  A exibição dos filmes foi a oportunidade para que o educador social Vinícius Arlindo dos Santos Costa e a assistente Laura Alves abordassem o tema responsabilidade afetiva relacionada à qualidade de vida junto aos jovens.

Depoimento

A aluna Pérola Mendes da S. Carneiro Souza, da Turma II do Projeto Agenda Cultural,  destaque 2019 do projeto Usina da Dança, gravou um vídeo relatando a história do livro João Bobo, recontado por Ana Maria Machado. A mensagem da obra é clara: chamar a atenção das crianças para a gravidade do bullying.

Cidade que Educa

Em homenagem aos quatorze anos da Biblioteca Engenho do Conhecimento, a primeira biblioteca implantada em ambiente de trabalho em uma Usina Sucroenergética, a contadora de histórias Teacher Beth, da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, acompanhada por Laura Alves, declamou o poema À Procura do Meu Eu,  do livro Pétalas Caídas do autor Nelson Jacintho. Uma cidade que educa reconhece o espaço educador e, qualificado. A Usina Colorado potencializa este aspecto pedagógico proporcionando aos funcionários a literatura e o trabalho com valores. Uma maneira inovadora de ensinar e aprender que colabora com o desenvolvimento da competência leitora e auxilia na construção da cidadania.

Tags: destaque

Deixar uma resposta