fechar
Usina da Dança

Alunos da Usina da Dança expressam sua relação com as cores produzindo petecas coloridas

“Nossa, essa foi uma aula diferente!”. “Muito legal, eu nunca tinha feito uma peteca!”. “A gente vai ter mais aulas assim?”. Essas foram algumas das frases dos alunos do projeto Usina da Dança do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, ao final da aula em que aprenderam a confeccionar uma peteca, um artefato lúdico, presente na tradição cultural brasileira.

A construção da peteca pelos alunos foi uma atividade didática, alinhada ao espetáculo Cores que Curam. As penas coloridas da peteca permitiram o uso de várias cores pelos alunos dos quatro núcleos do IORM nos municípios de Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis, a partir do envolvimento dos educadores, das assistentes sociais e das colaboradoras da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, de Guaíra.

“Todo ano nossa Biblioteca faz a entrega dos certificados aos alunos que são reconhecidos publicamente como os maiores leitores. Trata-se de uma forma de incentivar nossas crianças a seguirem no caminho da leitura. Anualmente entregamos certificado para esses alunos do Projeto e também para os leitores da comunidade. Como estamos envolvidos com o desenvolvimento do espetáculo Cores que Cura, optamos para que o brinde deste ano fosse uma colorida peteca”, informa a contadora de histórias do IORM, Elizabeth Ribeiro Nascimento, a Teacher Beth. 

A ideia evoluiu para o diálogo criativo com a Coordenadora Artística do IORM, Valeria Pazeto que sugeriu incluir todos os núcleos do Instituto nesta ação que, inicialmente seria da Biblioteca. “Tiramos a ideia do papel e ela foi colocada em prática. Criamos uma dinâmica pela qual a própria criança criou sua peteca”, observa Teacher Beth. 

Para começar o processo, a Peteca foi o tema da contação de história da educadora Teacher Beth. Em uma de suas contações, Teacher Beth falou sobre a origem das petecas, como é feita e como pode ser jogada.  Todos os alunos dos projetos do IORM assistiram a contação de história que pode ser conferida no canal o Youtube do Instituto, por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=6MfgO0Lc6Wg

Em seguida, os educadores realizaram uma roda de conversa em que as crianças foram questionadas sobre seu entendimento sobre petecas. E elas se expressaram pontuando que para elas, a peteca era colorida, não exigia a adoção de regras rígidas. “Algumas de nossas crianças contaram que já haviam construído uma peteca em casa ou na escola. 

Em seguida, responderam sobre os materiais utilizados para confecção da peteca, entre os quais: jornais, pedrinhas, sacolinha de mercado, penas de pássaros caídos, palha de milho, areia e outros.

“Algumas crianças traçaram uma correção entre a peteca e a dança. citaram o movimento leve, a leveza de quando se joga a peteca para o alto, as linhas que compõem a peteca, as cores alegres das penas.”, relata a educadora.

Como ação posterior à roda de conversa, a assistente da Biblioteca Energia do Conhecimento, Laura Alves Souza, produziu vídeo tutorial com o passo a passo da confecção de petecas que foi veiculado para todos os alunos do IORM e que está disponível no link: https://drive.google.com/file/d/1dnLy7Q7_-kZCSbpY16YRG90tvWnhr__3/view?usp=sharing

“tudo foi pensado para que as crianças pudessem criar algo sozinhas”, conta Laura.

O passo seguinte foi o início da elaboração das petecas pelos alunos com a utilização de tecido, agulha, linha, cola e enchimento para a base da peteca, material disponibilizado pelo IORM.  Foram utilizadas penas com as cores trabalhadas pelas crianças no espetáculo: vermelho, azul, amarelo, lilás, verde, preto, branco, laranja.

Todo esse processo aconteceu no período de 3 a 23 de novembro de 2021. “Essa atividade possibilitou a reflexão sobre a temática do Espetáculo Cores que Curam que apresentado pelos alunos das Oficinas Usina da Dança. Participaram desse processo

as turmas 1A, 2A do período matutino e as turmas 1A, 1B, 2A e 3A do período vespertino. A Atividade foi desenvolvida em três etapas e de forma foi integrada com as Oficinas de Convivência Social.  Na primeira etapa as turmas assistiram ao vídeo de contação de história A origem da peteca, gravado pela educadora Elisabeth Nascimento.  

As petecas foram entregues para as crianças e adolescentes durante a certificação dos alunos das Oficinas que participaram das ações da Biblioteca Energia do Conhecimento durante o ano de 2021. 

Tags: destaque

Deixar uma resposta