fechar
CulturaInstitucional

Alunos do Projeto Guri Polo IORM Orlândia participam de concerto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto

no thumb

O dia 8 de outubro foi uma data histórica para o Projeto Guri Polo IORM Orlândia. Juntamente com alunos e alunas dos polo do projeto Guri Franca, Batatais, Sertãozinho, Jaboticabal, Monte Azul Paulista e Bebedouro, eles se apresentaram, pela primeira vez, junto com a Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto – OSRP.

O concerto fez parte do EmCena: Encontro de Cordas Friccionadas, evento gratuito e aberto ao público realizada no período da manhã, no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto.

A OSRP iniciou o concerto e, em seguida, o aluno de viola do Polo Regional Ribeirão Preto fez uma apresentação solo do segundo movimento do concerto de Georg Philipp Telemann. Em seguida, sob regência de Reginaldo Nascimento, da OSRP, os mais de 150 alunos e alunas dos polos apresentaram as músicas Saturday Night e o Trenzinho Caipira.

Com o intuito de aproximar as diferentes culturas que existem no estado de São Paulo, o Projeto Guri promove anualmente o EmCena, reunindo alunos de diversos municípios de determinada regional administrativa (Araçatuba, Itapeva, Jundiaí, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba).

Normalmente, os encontros EmCena são focados num determinado naipe – percussão, sopro, canto coral, entre outros – e contam também com atividades de integração musical. Os arranjos das canções são desenvolvidos pelos profissionais que trabalham no Projeto Guri e a regência fica por conta dos educadores que atuam junto às crianças e adolescentes.

O Polo IORM Orlândia é mantido pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a partir da parceria com Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e Prefeitura Municipal de Orlândia, com coordenação da Associação dos Amigos do Projeto Guri da regional de Ribeirão Preto.

A Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP) foi fundada em 1921 e conta uma história de devoção e amor à música. Mantida pela Associação Musical de Ribeirão Preto, criada em 1938 por músicos e abnegados, desde então, a Orquestra funciona de modo ininterrupto e vem desenvolvendo importantes projetos que difundem a música erudita, reafirmando seu papel de destaque no setor artístico e nos cenários municipal e nacional.

Já são mais de 1.300 concertos oficiais realizados. Mensalmente, faz apresentações pelas séries “Concertos Internacionais”, com solistas brasileiros e estrangeiros renomados mundialmente, e “Juventude Tem Concerto” que realiza gratuitamente concertos interativos (maestros e músicos conversam com o público) dirigidos a crianças e jovens.

Deixar uma resposta