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Agenda Cultural

Bela Adormecida será tema do próximo espetáculo do IORM construído a partir das Oficinas do Projeto Agenda Cultural

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O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, definiu o tema do próximo espetáculo que circulará os municípios de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã ainda em 2022.  A Bela Adormecida, clássico da literatura infantil, ganhará uma versão para a dança assinada pelo IORM, resultante da pesquisa, análise e reflexão das relações humanas.

“Escolhemos esse clássico conto de fadas pela escuta ativa dos alunos bailarinos e pelo acolhimento de suas demandas no decorrer do desenvolvimento das Oficinas de Artes do Projeto Agenda Cultural. Observamos o diálogo recorrente entre as alunas sobre relacionamentos amorosos, que era tratado às vezes de forma banal e até auto-desrespeitosa e, outra vezes, como uma ilusão amorosa. Tudo isso despertou a atenção da coordenação artística, principalmente por se tratar de meninas e meninos tão jovens. Assim, com um trabalho de pesquisa e debate entre os profissionais, decidimos  pela releitura de A Bela Adormecida, como forma de aprofundar e ressignificar essas questões”, afirma a coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto.

Mais relevante do que o próprio espetáculo, que há mais de uma década tem arrebatado as plateias regionais, o Projeto Agenda Cultural proporciona a realização de Oficinas de produção e criação artística que são o fundamento da escolha do tema das apresentações. Essas oficinas de construção coletiva são um demonstrativo de toda a potência criativa das equipes e dos alunos do IORM.

Valeria conta que, neste ano, o IORM estará aprofundando a discussão do tema natureza versus digital, iniciada em 2020, a partir do distanciamento social imposto pela  Pandemia do Coronavírus.

Formação

A partir da escolha do tema do Espetáculo, o IORM iniciou o processo de formação artística da equipe responsável, embasado nos quatro pilares teóricos das Oficinas de Artes: a Teoria da Complexidade, a Intertransdisciplinaridade, a Educação Somática e Arte-Educação, além de autores e estudos sobre criação, dança contemporânea, arte conceitual e a ação de ressignificar.

Sob coordenação artística de Valeria Pazeto, os encontros foram realizados nos dias 28 e 29 de março, envolvendo as equipes das de Orlândia, Guaira, Miguelópolis e Ipuã. A ação de ressignificação foi a mais aprofundada, por meio de dinâmica coordenada pela professora de Dança Contemporânea Vivian Vinha, que atua nas cidades de Ipuã e Orlândia. “Na prática, os professores foram convidados a observar imagens que remetiam ao voar e, após essa imersão, foram instigados a desenvolver com seus corpos, seu próprio voo, guiados pelos comandos da professora. Em seguida, os profissionais foram divididos em dois grupos, cada qual responsável por criar uma breve mostra coreográfica embasada pela dinâmica recém-realizada.”, relata Valeria.

Durante os encontros iniciais, também foi intensivamente discutida a questão da poética pessoal. “Pedimos aos profissionais que desenvolvessem duas atividades, a serem entregues na próxima reunião de formação. A primeira foi a de responder sobre qual era a sua própria poética pessoal, como essa poética pessoal é demonstrada para o outro e como se manifesta em você. Essas foram algumas das perguntas norteadoras. Como segunda atividade proposta, cada pessoa deveria escrever sobre o que entende por Arte Conceitual, Arte-educação, Estética, Poética e Metáfora. Todos esses trabalhos guiaram o segundo encontro de formação da equipe realizado no dia 19 de abril.

Dando continuidade ao processo de formação, a artista visual e professora de arte na cidade de Orlândia, voluntária no IORM, Mariana Marques, foi convidada a realizar a mediação em reunião posterior. Mariana fez contribuições importantes e esclarecedoras sobre as temáticas até então trabalhadas com a equipe, explicando os conceitos através de sua própria experiência, sua poética pessoal. “A discussão mostrou-se essencial para o processo complexo de ressignificação da obra. O intuito foi o de possibilitar que todos os participantes, professores, funcionários, alunos e público, sejam profundamente tocados, sensibilizados, que reflitam e se identifiquem”, afirma Valeria.

Ao final do encontro, houve espaço para o diálogo que deu início ao percurso de releitura da história, através de respostas a perguntas como o que te adormece? E o que te acorda. Questionamentos que orientaram a construção da dinâmica de Descoberta do Tema, realizada com os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança no período de 9 a 13 de maio.

O Projeto Agenda Cultural é uma realização do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – ORM e do Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura, aprovado pelo Pronac sob número Pronac 212460.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

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