fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento abre atividades de fevereiro com Roda de Leitura

Biblioteca Energia do Conhecimento

Dia 2 de fevereiro

O Projeto Agenda Cultural da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, retomou as Rodas Literárias e Contações de História. As primeiras atividades de 2019 foram conduzidas pela Teacher Beth no Centro de Excelência Esportiva e Educacional Takeshi Uemura.

A professora e contadora de história trouxe para o grupo os textos O Gato Detetive da Coleção Esquilo, Uma Latinha Diferente de Julinho Sertão. Os alunos participantes da atividade recebera exemplares dos Mini Contos Clássicos que foram doados pela professora Vilsa Alves de Lima, Chefe da Seção de Lazer da Prefeitura de Guaíra.

“Uma Cidade que Educa amplia repertório ao proporcionar aos pequenos munícipes atividades que promovam aprender e vivenciar a leitura em espaços coletivos e educativos.”, definiu o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Dia 05 de fevereiro

Todos contra a Dengue foi o tema da palestra realizada pela agente do departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Guaíra, Aparecida Donizete Silvério.

Ela participou da roda de conversa com educadores e alunas do turno da manhã do Projeto Oficinas de Artes Integradas Usina da Dança. Diálogo e informação são as principais armas contra a doença.

A palestrante distribuiu material informativo. No dia 12 de fevereiro, a atividade foi realizada para educadores e alunas do turno da tarde.

Dia 11 de fevereiro

As alunas do Projeto Agenda Cultural participaram da dinâmica “Tudo com a mesma Letra”. Sentadas em círculo, as alunas foram convidadas a participara da brincadeira citando palavras que comecem pela letra escolhida.

O objetivo da dinâmica foi aquecer o raciocínio, estimular a criatividade, além de exercitar a agilidade mental das participantes.

Dia 12 de fevereiro

A atividade proposta foi a leitura compartilhada do livro “Um Círculo Divertido” de Ducarmo Paes e Nancy Ventura. A obra foi selecionada pelos próprios alunos da turma 2. A história foi recontada pelas alunas Perolaine Mendes da S. Carneiro, Maria Eduarda S. Paula.

A interpretação conduzida pela coordenadora de leitura da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Teacher Beth, com as turmas da manhã. A atividade da tarde foi a roda com tema “Todos contra a dengue” e participação da agente do departamento de Saúde e Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Guaíra, Aparecida Donizete Silvério.

Dia 19 de fevereiro

Exibido o filme: “Viva”, a vida é uma festa, relata a história do protagonista Miguel, um menino de 12 anos que deseja ser músico famoso, mas precisa lidar com sua família que desaprova seu sonho. Após o filho, houve reflexão e partilha com as participantes.

Dia 20 de fevereiro

A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento recebeu a escritora Ana Beatriz Bulhões, filha da escritora Idelma Bulhões, que na oportunidade fez doações de livros Contos Brasileiros e Poesias intituladas: “Caminhos da Saudade”.

Durante a visita, a escritora agendou para o mês de setembro o lançamento do livro de sua autoria e pode conhecer com detalhes o trabalho que é realizado no IORM. Ela manifestou sua satisfação com as atividades que são desenvolvidas com as crianças e a valorização dos aspectos educativos proporcionados aos estudantes.

Dia 25 de fevereiro

Partindo do levantamento prévio da formação familiar de cada aluna do Projeto Agenda Cultural, a Biblioteca Energia do Conhecimento deu início à Roda de Conversa sobre o livro “Minha Família é Colorida”, de Georgina Martins.

A princípio a coordenadora Teacher Beth falou aos alunos sobre árvore genealógica, o reconhecimento dos antepassados, os ascendentes e descendentes. Como atividade prática, Teacher Beth propôs aos alunos releitura de figuras de capas diversificadas de livros como Japão – Mini enciclopédia; Marilyn Monroe – O Mito; 365 Contos – identificação de personagens; Cinquentenário Disney como surgiram os personagens.

O objetivo foi aguçar a curiosidade gerando curiosidades na turma. Logo após foi executado a dinâmica tudo com a mesma letra.

Dia 26 de fevereiro

A proposta do dia foi a promoção do Momento Literário sobre a obra Caminhos da Saudade da escritora guairense Idelma Bulhões. Realizada no quiosque do Grêmio Recreativo Esportivo – GREC Colorado, a atividade foi composta de declamação dos poemas Meus Cinco Amores, O Vestido da Princesa e Retalhos de um Fado.

Segundo a autora os poemas trazem a alegria e a emoção de ter a certeza de que o tempo não é inimigo dos desejos: “O tempo tem seu tempo e os caminhos guardam suas saudades. A vida se inicia como uma pequena árvore. O viver é como um galho que vai permeando os dias, formando os caminhos da saudade.”

Deixar uma resposta