fechar

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado anualmente a 18 de março, em homenagem ao aniversário de um dos mais emblemáticos escritores brasileiros, Monteiro Lobato, o criador do Sítio do Pica Pau Amarelo que há décadas encantam crianças e adultos.

A data não passou em branco para a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça no Centro Cultural Colorado em Guaíra. Mesmo com as atividades presenciais suspensas em função da pandemia de Coronavírus, a contadora de histórias Teacher Beth gravou vídeos que foram editados pelo Educador Social Vinícius Arlindo de Souza, contando algumas das fábulas da obra infantil de Monteiro Lobato, que foram encaminhadas para alunos assistidos pelo Projeto Agenda Cultural e para toda a comunidade por meio das mídias sociais.

Entre as fábulas contadas por Teacher Beth, foram selecionadas as que tocam em valores éticos importantes como empatia, solidariedade, paciência, respeito mútuo, o ser criança, a cordialidade e o trabalho em equipe. Entre as fábulas selecionada pela contadora de histórias, destaque para O Cavalo e o Burro; O homem e a Cobra; A Cabra, O Cabrito e o Burro; O Leão e o Ratinho.

Quarentena é tempo de contação de histórias para a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento

Mesmo com o distanciamento imposto pela Quarentena como medida de isolamento social para combate ao Coronavírus, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento manteve uma programação viva oferecida aos alunos assistidos pelos Projetos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, núcleo Guaíra.

O objetivo é estreitar laços com os alunos assistidos neste momento atípico em que também as atividades escolares foram alteradas. A contadora de histórias do IORM, Teacher Beth gravou em vídeo e vem divulgando semanalmente a contação de fábulas e outras histórias que são marcos da literatura infanto-juvenil, como O Coelho e a Tartaruga, de Mery França e Eu Amo minha Escola de Julinho Sertão.

Na semana da Páscoa, Teacher Beth selecionou a obra Uma História de Páscoa, de Ana Maria Machado e também divulgou texto informativo sobre a importância da prevenção ao Coronavírus, por Maria de Jesus.

Tags: destaque

Deixar uma resposta