fechar
Agenda Cultural

Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento: programação híbrida marcou os meses de março e abril

MALU E MANU CHAPEUZINHO AMARELO

A Pandemia de Coronavírus permanece como um desafio para a educação e a cultura. E para enfrentar  esta situação e oferecer atividades para os leitores associados, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento utilizou-se de recursos online para garantir uma programação variada durante os meses de março e abril. As aulas presenciais só voltaram a acontecer no dia 27 de abril/

A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM no Centro Cultural Colorado, núcleo do Instituto em Guaíra envolveu os leitores com ações de  leitura compartilhada, contação e mediação de historias, gravação de vídeos de contação de histórias. Os momentos presenciais realizados levaram em consideração todos os protocolos de proteção à Covid-19.

As ações, desenvolvidas no período de 3 de março a 30 de abril são parte da estratégia para promover e incentivar o hábito da leitura e são um produto cultural integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2021 – PRONAC 205171, realizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Instituto ORM.

 

Confira o dia a dia da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento: 

3 de março

Os alunos e leitores associados receberam as boas-vindas da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento por meio de leitura compartilhada  em formato virtual. A obra selecionada foi Como ser Feliz sendo Voluntário, do autor Beto Brasil, publicado pela  Fundação Educar. A contadora de histórias do IORM, Teacher Beth fez uma releitura da obra que garantiu uma nova interpretação do livro.

5 de março

A aula virtual trouxe para os alunos leitores a declamação do poema O Encontro Marcado, de Fernando Sabino: “Ele faria da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro”. A aula contou, ainda com a contação da história Ilha dos Sentimentos do autor Reinilson Câmara.

9 de março

A história Igual ou Diferente, da autora Ellen Pestille foi analisada durante a aula virtual. Esta história narra como é o dia a dia de uma escola na floresta, que tem alunos de todos os tamanhos, pelos e plumagens. A obra  aborda temas pertinentes ao universo infantil, e demostra como a vida é diversa e que, na escola, seja a da floresta do livro ou a da realidade, é possível conviver e respeitar as diferenças.

12 de março
Em formato de aula virtual, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento iniciou a apresentação para todas as turmas das Oficinas de Artes, com a poesia O Tempo, de Mario Quintana. Houve ainda espaço para um breve resumo do livro A Semente da Verdade da autora Patrícia Engel Secco.

17 de março

O Dia da Escola, celebrado a 15 de março, foi comemorado no dia 17 com a participação de algumas alunas. A aula virtual promoveu um debate sobre a importância da escola, a situação atual das aulas online e suas adaptações. As crianças encontraram o espaço falar da presença exclusivamente online dos professores e expressaram sentimentos, e suas muitas dificuldades na aprendizagem. Foi um momento de reflexão: alunas citaram colegas que não possuem acesso a plataformas on-line. E as atividades de aula não pararam por aí. Os alunos leitores participaram da mediação de leitura da obra Eu Amo Minha Escola, do autor Julinho Sertão e puderam interagir comparando suas vivências desde a pré-escola e suas trajetórias na escola no antes e depois da pandemia.

18 de março

A contadora de histórias do IORM, Teacher Beth, propôs aos alunos a construção de um acróstico com a palavra escola durante a aula virtual.  Os alunos foram orientados sobre como formar poesia ou versos, ao meio ou ao fim de cada verso no sentido na vertical ou horizontal dando sentido à palavra. A aula foi finalizada com a leitura do poema Escola Tem Rima?, de Francisca Romana Giacometi Paris, Escola Tem Rima? 

23 de março

Era uma vez uma menina que gostava de fazer bolos de terra no quintal de sua casa. No dia de seu aniversário, ela pediu à mãe que fizesse um bolo de verdade, bem gostoso e… todo Vermelho! O presente que ganhou não era exatamente o que ela esperava… esta é a história do livro Vemelho, de Maria Tereza Andrés Sandoval, obra central da mediação de leitura realizada na aula virtual oferecida pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.  O livro mostra como a felicidade tem maneiras imprevisíveis de alcançar as pessoas. Os alunos leitores foram convidados a interagir contando episódios de suas vidas. O momento literário foi encerrado com um debate sobre o enredo do livro.

24 de março

Durante aula virtual, alunas da turma 1A do período da tarde da Usina da Dança, puderam escolher uma obra da literatura infanto juvenil como texto tema. A obra selecionada foi Rê, a Flor, o Livro e o Medo, de Neir Lelis. A obra foi a oportunidade para que alunos interagissem  falado sobre os medos. Depois da leitura da história, as alunas destacaram as várias passagens do texto e fizeram  comentários, deram opiniões e se propuseram a fazer uma ilustração sobre o sentido da obra. Ainda durante a programação do dia, Teacher Beth gravou  a aula virtual sobre o livro Manu e Mila, de André Sandoval, destacando as frases relacionadas à histórias como: A alegria para mim é fazer e Ver a leitura girar como uma dança.  Na vida a gente perde ou ganha devagar.

07 de abril

Após assistirem a aula virtual da História de Pascoa, com a contadora de histórias e youtuber Lívia Alencar, as alunas e leitoras interagiram relatando como foi a vivência da Páscoa em família. A história foi recontada e interpretada a estrutura da narrativa e cada aluna criou pode elaborar um final diferente da história. A recriação do final da história foi enviada para a autora Lívia Alencar, que ressaltou a criatividade das alunas na construção do desfecho do protagonista o coelho Lolito. Lívia é autora de vários livros, contadora de história, pedagoga, promove cursos de capacitação em BNCC, a música na educação infantil, tendo atuado também na TV Cultura.

13 de abril

Nesta aula virtual as alunas e leitoras participaram da mediação de literatura infantil sobre a obra A Fabulosa Máquina de Amigos, que alerta sobre os amigos estranhos da internet, reforçando a mensagem da necessidade de comunicar aos pais sobre novos amigos. A história foi escrita por Nick Bland, mundialmente famoso autor do livro O Urso Rabujento. Como mediadora de leitura, Teacher Beth promoveu o bate papo virtual, organizando as alunas das Oficinas de Artes Usina da Dança, participantes da aula online e observando os pré-requisitos referentes à leitura. “Foi destacada a estrutura da narrativa para melhor compreensão, como as características das personagens, espaço da narrativa, o conflito e o desfecho.”, conta Teacher Beth.

14 de abril

A proposta desta aula on-line foi a compreensão do texto A Ilha dos Sentimentos, de Reinilson Câmara: “Era uma vez uma ilha, onde moravam todos os sentimentos: a Alegria, a Tristeza, a Sabedoria e todos os outros sentimentos. Por fim o amor. Mas, um dia, foi avisado aos moradores que aquela ilha iria afundar. Todos os sentimentos apressaram-se para sair da ilha. As emoções foram retomadas durante a contação, com comparações das emoções  cotidianas com as relatadas no texto. Dando continuidade, a aluna  Ana Caroline Leoncine Trindade fez um depoimento sobre o livro Chapeuzinho Amarelo relatando seus medos. A leitura partilhada de história é uma atividade em que a criança e o adulto se envolvem ativamente na exploração do livro. A aula foi encerrada com a retomada da contação da obra da literatura infanto juvenil Mila e Manu, de André Neves. Na recriação da obra,  as alunas propuseram diferentes desfechos para o texto.

 

15 de abril

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque com ilustrações de Ziraldo, foi a obra selecionada pelas alunas para a contação de histórias. Durante a aula virtual, os alunos assistiram à apresentação automática e seguiram as técnicas de interpretação: explicações da estrutura da narrativa ou introdução, que vem a ser a parte inicial da história, personagens, o local, tempo, espaço e final da história.

27 de abril

A data marcou o retorno presencial dos alunos às atividades da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento.  As alunas leitoras foram acolhidas conforme protocolo de segurança estabelecido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça para seus espaços. A volta foi comemorada com a realização de uma roda de conversa sobre datas comemorativas, em homenagem ao livro e sua importância na vida escolar. A aula foi encerrada  com a correção e entregas de exemplares de atividades Como ser feliz sendo um voluntário da edição educar.

 

28 de abril

Laura Alves assistente da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento orientou as alunas das turmas da manhã e da tarde na preparação de trabalhos manuais que se transformaram em lembranças para o Dia das Mães. As alunas do projeto ficaram felizes com este momento de carinho, especialmente pelo momento de fragilidade ocasionado pelas incertezas da Pandemia.

30 de abril

O mês de abril traz datas que celebram a importância da leitura. Dezoito de abril é o Dia Nacional do Livro Infantil, a data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura brasileira. Já  23 de abril  é o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor pela Unesco. A data homenageia o escritor Inca Garcilasco de la Vega, de Cervantes e William Shakespeare. Na última aula do mês, realizada no dia 30 de abril, a contadora de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Teacher Beth gravou A Revelação, em agradecimento ao seu maior recurso de contação e  ferramenta de trabalho: o livro.

 

Confira as contações de histórias nos links: 

Mila e Manu, de Andre Neves

https://www.youtube.com/watch?v=9qW0_Mk4CvE

Igual ou diferente depende do olhar da gente, de Helen

https://www.youtube.com/watch?v=8qIpXSygiRk

A fabulosa maquina de amigos

https://www.youtube.com/watch?v=WsT8a4CVXq4

Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque

https://www.youtube.com/watch?v=bZSZMSQiX9Q

A historia do Coelho Lolito

https://www.youtube.com/watch?v=oENjpsOWrsM

 

 

 

 

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

Deixar uma resposta