fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Biblioteca comunitária Energia do Conhecimento recebe autora guairense em Encontro Cultural

A Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, recebeu na manhã do dia 20 de março, a guairense, Elaine Cristina Giaculi, autora do livro Um Amor Proibido, sua primeira obra, escrita quando era ainda uma adolescente, em colaboração com os professores Silveli Varando, Reinaldo Donizete da Silva e Kátia Lacativa.Além da apresentação na Biblioteca, Elaine foi recebida na palestra realizada na Escola Dalva Lellis Garcia Prado, no período.

A programação fez parte do Encontro Cultural que ofereceu sessões também com a escritora Amanda Raminelli, aluna do Terceiro Ano da Escola Estadual Dr. Willian Amin de Miguelópolis. A palestra da Biblioteca foi aberta pela coordenadora do Conselho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Elaine Cristina, que foi aluna da Escola Enoch Garcia Leal e Zezinho Portugal, de Guaíra, SP falou sobre a experiência da escrita para crianças, adolescentes e comunidade. Foi possível presenciar momentos de grande emoção, reencontros, troca de experiências e inspiração para os alunos do Judô e das escolas Zezinho Portugal, Dalva Lellis, Usina da Dança, além da comunidade presente. A autora também relatou sobre importância deste encontro e da presença de alguns dos professores e patrocinadores que a incentivaram a lançar sua obra.

Chamou a atenção a iniciativa da jovem escritora, que aos 13 anos, contando com o entusiasmo de sua família, de seus professores, diretores e de amigos, decidiu buscar patrocínio para editar sua obra. Ela encontrou apoio junto ao Prefeito de Guaíra à época, Orlando Garcia Junqueira, ao então vereador José Eduardo Croscato Lelis, que é o atual prefeito do município, e aos empresários, entre eles, Oswaldo Ribeiro de Mendonça, que dá nome ao Instituto que apoiou o evento. “Seo Oswaldo foi um dos primeiros empresários a me receberem. Graças ao seu patrocínio, consegui o apoio de outros empresários”, contou. Mil exemplares do livro foram editados em 1995, alguns dos quais vendidos e muitos doados para escolas, casa de cultura e para as prefeituras de Miguelópolis, Ipuã e Barretos.

O Encontro Cultural é mais uma realização do Ministério da Cultura através do Projeto Agenda Cultural Guaíra 2018 e faz parte do movimento Guaíra Cidade que Educa. Conta com o apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

“Sempre gostei de ler. Comecei com os livros da série Vagalume. Escrever um livro foi um sonho realizado, que me trouxe muita felicidade. Fui estudar, casei tenho dois filhos, vivo atualmente em Batatais. E a experiência de ser autora é muito forte ainda. Senti, hoje, que minha experiência foi muito válida e bem recebida pelos jovens que ouviram minha história. É fundamental que professores estejam atentos e apoiem os alunos para que busquem o caminho da leitura”, declarou a escritora.

Atualmente Elaine trabalha com estudo bíblico junto a crianças e adolescentes. Ela doou para a biblioteca um livro sobre história bíblica
O livro da autora Elaine foi escolhido pela Turma II da Usina da Dança do IORM para ser trabalhado nas rodas de leituras promovidas por Elizabeth R. Nascimento, a Teacher Beth.

 

 

Deixar uma resposta