fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento retoma atividades presenciais de incentivo à Leitura

Respeitando integralmente os protocolos de prevenção ao Coronavirus, detalhados nos manuais produzidos pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento retomou de forma plena os encontros presenciais durante o mês de junho e manteve as atividades virtuais, por meio das redes sociais do IORM.

Alunos de quatro turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança do núcleo do IORM Guaíra participaram das ações de incentivo à leitura que envolveram, também aulas virtuais, transmitidas pelos canais oficiais do Instituto ORM.

As ações desenvolvidas fazem parte da estratégia para promoção e incentivo ao hábito da leitura, produto cultural integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2021 – Pronac 205171, realizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Instituto ORM. 

Acompanhe as atividades presenciais da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento no mês de junho

ALUNOS OFICINAS DE ARTES USINA DA DANÇA

Dia 1º de junho
Frases de otimismo deram início ao encontro da Turma 3 A das Oficinas de Artes Usina da Dança no dia 1º de junho. Os alunos foram convidados a refletir sobre a obra o livro  Leve Palavra de Leda Couto e Eliana Sant’Anna. Em seguida, participaram da roda de leitura que teve com ponto central o texto Faca sem Ponta, Galinha sem Pé de Ruth Rocha. Depois da leitura os alunos puderam refletir sobre as diferenças culturais entre meninos e meninas? E a imposição de limites entre gêneros.

Dia 2 de junho
O roteiro do filme O Som do Coração gerou o debate da roda de conversa formada pelos alunos da Turma 1 das Oficinas de Artes Usina da Dança, no dia 2 de junho.  Os alunos falaram sobre o roteiro, as cenas mais importantes e  indicações das ações e os diálogos no desenrolar da trajetória do protagonista do filme. De olho na linguagem cinematográfica, também relataram os personagens secundários da história. A interação das alunas foi bastante envolvente. A aluna Lahara Gabriely Leal de Almeida se destacou recontando a história.

Dia 8 de junho
O  texto Faca sem Ponta, Galinha sem Pé de Ruth Rocha foi retomado pela contadora de histórias Teacher Beth no encontro com os alunos  da Turma 3 A das Oficinas de Artes Usina da Dança no dia 8 de junho. O desafio proposto por Teacher Beth foi que os alunos assumissem a contação de  história, alterando a dinâmica dos encontros com uma proposta de aula diferenciada, a partir de orientações da professora contadora de histórias. “O contador deve ter sempre um sorriso, a expressão corporal e facial envolverá todos seus ouvintes”, foi a primeira orientação transmitida para os alunos por Teacher Beth.

Dia 9 de junho
Três turmas das Oficinas de Artes Usina da Dança: 1A, 1B, 2A participaram da contação de história  por tia Teca, nova personagem da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Tia Teca contou o clássico A Bela e a Fera, adaptando a história tradicional para o público atual.

Dia 15 de junho
Neste dia, os esforços dos educadores voltaram-se à preparação dos alunos da Turma 3 A  das Oficinas de Artes Usina da Dança como contadores de histórias. Eles puderam entender melhor a diferença entre contar e mediar a leitura.

Dia 16 de junho
Menino Navegador, livro escrito por Lúcia Fidalgo Pedro Menino com  ilustrações de Andreia Resende foi a obra selecionada para a roda de leitura promovida no dia 16 de junho, que reuniu alunos da Turma 1 A das Oficinas de Artes Usina da Dança.  Repleto de páginas coloridas representando caravelas marítimas, índios e a paixão pelo mar, o livro aborda o fascínio pelo desconhecido e o prazer da conquista com muita poesia. A obra foi escolhida por oferece o melhor da literatura infanto-juvenil: a alquimia de dar vida à imaginação de um menino.

E as atividades desse dia tiveram continuidade com a mediação de leitura do livro O Astronauta do Mar, escrito por Alexandre Azevedo, junto às Turmas 1B e 2A das Oficinas de Artes Usina da Dança. A aluna Francielly Eolize Cristina de Almeida recontou a passagem  mais marcante da história que aborda os sonhos intensamente acalentados por todas as crianças.

Dia 22 de junho
Os alunos da Turma 3 A das Oficinas de Artes Usina da Dança, receberam noções de contação de histórias das educadoras da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Durante o encontro, a aluna Clara Cristina da Costa Souza contou a história escolhida por ela: Eu Amo minha Escola, de Julinho Sertão Eu Amo.

Dia 23 de junho
Uma sessão de Leitura Compartilhada da obra Para Mudar o Mundo, de Patrícia Engel Secco, foi a atividade proposta para os alunos das Turmas 1 A e 1B das Oficinas de Artes Usina da Dança no dia 23 de junho. A atividade foi iniciada pela releitura da capa do livro para estimular o educando a aprender a ler e interpretar o contexto. As alunas, participaram da leitura e a interpretação de cada capítulo. 

Dia 30 de junho
Valorizando e Resgatando a Cultura das Festas Juninas, texto de autoria desconhecida, foi a obra analisada pelos alunos das Turmas 1A, 1B e 2A das Oficinas de Artes Usina da Dança a partir da contação de Teacher Beth. O tema foram as origens do segundo festejo mais popular do Brasil. 

Confira as atividades virtuais da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento no mês de junho

 Dia 4 de junho
A atividade nomeada como Mediação três em um, consistiu em realizar de modo virtual a mediação de leitura de três livros da autora Patrícia Engel Secco: O Grande Dia, A Felicidade das Borboletas e Tarsilinha no encontro virtual da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento com seus autores. 

Dia 11 de junho
O livro Pedro, Menino Navegador, da autora Lúcia Fidalgo, ilustrado por  Andreia Resende foi a obra mediada de forma virtual pelos educadores da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Nesta data houve a primeira parte da mediação de leitura que teve continuidade nos encontros de 18 e 25 de junho.

Dia 18 de junho
A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento retomou a mediação de leitura do livro Pedro Menino Navegador, de Lúcia Fidalgo, que foi retomada no dia 25 de junho.

Dia 25 de junho
O último encontro virtual do mês de junho da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento foi dedicada à conclusão da mediação de leitura do Livro Pedro Menino Navegador, de Lúcia Fidalgo, encerrando duas sessões anteriores, realizadas a 11 e 18 de junho.

Acesse as contações de história do mês de junho:

A Bela e a Fera, adaptação de Conto de Fadas

Autora: Katie Hewat

Moradora de uma pequena aldeia francesa, bela tem o pai capturado pela Fera e decide entregar sua vida ao estranho ser em troca da liberdade do progenitor. No castelo, ela conhece objetos mágicos e descobre que a Fera é na verdade um príncipe que precisa de amor para voltar à forma humana.

Confira:

O Astronauta do Mar  

Autor: Alexandre Azevedo

Toda criança (ou quase toda) sonha em ser astronauta, não é mesmo? Mas quando ela cresce, na maioria das vezes, vira advogado, enfermeira, médico, engenheiro, professora, economista, essas e outras profissões. E o sonho de ser astronauta acaba indo pelos ares, se é que você me entende!

Confira:

A História da Festa Junina

Autor desconhecido

A Festa Junina tem tradição pagã, mas absorveu características do catolicismo. De acordo com os historiadores, a festa tem origem no culto aos deuses pagãos, mas sofreu influências do catolicismo e hoje há forte associação com os santos católicos, como Santo Antônio, São João e São Pedro.

Confira:

Tags: destaque

Deixar uma resposta