fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Biblioteca Energia do Conhecimento adapta estratégias para manter ações de incentivo à leitura

Durante o período de distanciamento social no  mês de abril, a Biblioteca Energia do Conhecimento adaptou as estratégias para dar continuidade às  ações de incentivo à leitura. Foram disponibilizados e publicados vídeos de contação de nas redes sociais do IORM. Os conteúdos publicados no Youtube, Facebook e Whatsapp do IORM permitiram tornar acessível aos alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança e à comunidade obras de literatura, estreitando  o contato com as pessoas, estimulando o acesso e o hábito da leitura e também dando continuidade às ações propostas no Projeto Agenda Cultural.

Confira o calendário de contação de histórias do mês de abril

07 de abril

A fábula A Lebre e a Tartaruga, da autora Mary França é um convite à reflexão sobre o fato de que jamais devemos contar a vitória antes da hora e, que o excesso de confiança pode ser um grande obstáculo para alcançarmos nossos objetivos.

11 de abril

Um Conto de Páscoa da escritora Ana Maria Machado foi a história escolhida para comemorar a data. O texto narra o problema dos ovos de chocolate  e das cenouras coloridas, um segredo dos coelhos e dos meninos e meninas na Páscoa.

19 de abril

O Dia do Livro Infantil foi celebrado na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, e Monteiro Lobato foi homenageado pelo seu aniversário e por ter sido um dos escritores mais influentes de todos os tempos e pelo fato de ter sido o primeiro no Brasil a dedicar-se à produção literária infantil. Essa comemoração foi compartilhada com os alunos nos grupos de whatsapp, que receberam vídeos produzidos pelo educador Vinicius Arlindo dos Santos da Costa com algumas obras de Monteiro Lobato: A Menina de Nariz Arrebitado; O Homem e a Cobra; A Cabra, O Cabrito e o Lobo; O Rato e o Leão. Os vídeos foram compartilhados com a comunidade por meio de publicações nas redes sociais institucionais

22 de abril

EU AMO MINHA ESCOLA, de autoria de Julinho Sertão foi a história escolhida por trazer o mundo mágico do conhecimento aos olhos da criança. O autor conta sobre a criança em seus primeiros anos na escola, que são a base fundamental para o seu desenvolvimento como cidadão.

24 de abril

A atividade proposta foi a leitura do texto informativo sobre o Coronavírus, escrito por Maria José (Juca). De forma lúdica, o texto foi compartilhado com os alunos com objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção à COVID-19 e melhor entendimento de toda a situação vivenciada.

30 de abril

Em respeito a um dos esportes mais tradicionais da comunidade guairense, a História do Judô foi compartilhado com os alunos do Centro Educacional de Excelência Takeshi. A  contação abordou a trajetória do Judô no mundo e a história de seu criador Jigoro Kano.

As Ações de Incentivo à Leitura integram o Projeto Agenda Cultural, que é uma realização do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Tags: destaque

Deixar uma resposta