fechar
Agenda Cultural

Biblioteca Energia do Conhecimento ativa contato com leitores por meio de Contações de História on-line

WhatsApp Image 2020-07-21 at 10.06.58

Mesmo em tempo de distanciamento social em que as atividades presenciais estão suspensas, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento mantém uma ativa programação à disposição dos leitores.
Durante o mês de junho, a Biblioteca adotou as redes sociais como ferramenta para desenvolver as atividades com o foco na manutenção do vínculo com os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança. Eles têm participado das contações de história por meio dos vídeos publicados com a contadora Teacher Beth.
Durante o mês de junho, o IORM promoveu quatro contações de história. A primeira delas, foi publicada nas redes sociais no dia 4. A história Como Encontrar Alegria, da autora Berenice Bueno de Sena, convidou os alunos a você a sentirem a alegria e levá-la aos outros ao invés de esperar que a alegria venha até cada um de nós. “Percebemos a grande repercussão da história sobre os leitores, porque se trata de um tema polêmico que aguçou a curiosidade de todos.”, afirma Teacher Beth.
No decorrer do mês, nos dias 10, 15 e 24 de junho, as contações de histórias envolveram conteúdos apresentados no livro As ideias de Lobato, com textos e ilustrações de Julinho Sertão, escrito para uma nova geração, além das composições de Eduardo Santhana, contadas pela teacher Beth e que apresentaram personagens históricos do Sítio do Pica Pau Amarelo como Dona Benta, Tia Anastácia, Tio Barnabé e Narizinho.

No dia 15 de junho, a ênfase na contação da história As Ideias de Lobato foi centrada nos personagens Tia Anastácia e Tio Barnabé. A turma do Sítio do Pica Pau Amarelo tem por ela uma sábia representante da cultura popular. Tia Anastácia, sabe contar muitas histórias fantásticas do nosso folclore, alimenta toda a turma do sítio e é apaixonada por tio Barnabé. Tio Barnabé cuidava do sítio com muito carinho, era muito sábio entendia de todas as feitiçarias e, de saci, de mula sem cabeça, de lobisomem de tudo e, apaixonado por tia Anastácia.
Narizinho foi a personagem central da contação de As Ideias de Lobato no dia 24 de junho. Narizinho a menina linda, tinha este apelido por ter o nariz arrebitado, neta de Dona Benta gostava de cuidar dos animais e de proteger a natureza.
Para mudar o cenário, buscar maior atratividade e promover o reencontro, mesmo que virtual, dos alunos com os locais que frequentavam durante o período das aulas, todos os vídeos das contações de história foram filmados nos espaços do Centro Cultural Colorado, sede do Núcleo Cultural IORM em Guaíra, entre eles, na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, na Sala de Cinema Cinergia, nos jardins e também nas belas paisagens do Grêmio Colorado e, em ambientes externos.
As Ações de Incentivo à Leitura integram o Projeto Agenda Cultural, realizado pelo Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.
“Pudemos observar que as sessões de contação de história têm se apresentado de maneira significativa na vida dos alunos, proporcionando sentimentos de prazer, encantamentos e significação para a vida”, afirmou o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.
Segundo a autora Vania Dohme, em seu livro Técnicas de Contar Histórias, “as histórias são excelentes ferramentas de trabalho na tarefa de educar, pois as crianças gostam muito e se envolvem com a narração”, cita Teacher Beth.

 

Deixar uma resposta