fechar
Educação

Biblioteca Energia do Conhecimento estimula o prazer da leitura

Biblioteca Energia do Conhecimento estimula o prazer da leitura

Uma Biblioteca não se resume a um local com prateleiras e livros. É um espaço vivo, que estimula a interação das pessoas com as obras e favorece o desenvolvimento das habilidades leitoras. Inaugurada a 17 de outubro de 2011, a Biblioteca Comunitária e Gratuita Energia do Conhecimento, localizada no Centro Cultural Colorado desenvolve atividades junto aos leitores e à comunidade Guaíra com o objetivo de estreitar a relação e aprofundar o vínculo entre pessoas e livros.

Desde a sua fundação, a Biblioteca registra um total de 1.446 associados que já realizaram 11.626 empréstimos das 3.931 obras do acervo. Somente no mês de outubro, foram  89 empréstimos realizados.

Confira algumas das atividades da Biblioteca Comunitária e Gratuita Energia do Conhecimento

Corrida de Livro

As crianças participam de uma dinâmica para estabelecer aquela que lê o maior número de livros durante o mês. O objetivo da dinâmica resulta no incentivo a leitura de forma recreativa, criando oportunidades de expressarem suas ideias com  total liberdade.

No final desta “competição”, todos os leitores são premiados com uma sessão de cinema na Sala Cinergia.

Em outubro, as alunas que mais se destacaram foram:

  • 1º lugar:  Ana Laura Soares Cassimiro, aluna do projeto Usina da Dança – 5 livros
  • 2º lugar:  Isabela Mussolini Gonçalves, aluna do projeto Usina da Dança – 4  livros
  • 3º lugar:  Beatriz Moreti Facioli, aluna do Núcleo de Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça – 4 livros

Conheça os 4 leitores que mais retiraram livros desde a inauguração da Biblioteca:

  • Cauan Ramon Paulino – 130 obras
  • Ana Cristina Amaro Corona – 112 obras
  • Pedro Guilherme de Sousa Costa – 112 obras
  • Sandra Nunes de Almeida Gomes – 109 obras

Inspire-se nos 10 livros mais retirados no mês de outubro:

  1. 268 Jogos Infantis
  2. Diário de Um Banana: A Verdade Nua e Crua
  3. Expressão Corporal na Pré-Escola
  4. Zooletrando de A a Z
  5. Diário de Um Banana: Rodrigo é o Cara
  6. A Macaquinha Internética
  7. Poeminhas Pescados numa Fala de João
  8. Árvore Generosa
  9. Malvina
  10. Mais um Pequeno Manual de Monstros Caseiros

Roda de Conversa

As crianças participam de contação de histórias e fazem questionamentos,  participam e interagem, conhecendo mais sobre as obras apresentadas. Entre as obras abordadas, destaque para A Semente da Verdade, de Patrícia Engel Secco e A Ilha dos Sentimentos, de Reinilson Câmara.

No dia 25 de outubro, a Biblioteca retomou as dinâmicas com o livro A Semente da Verdade com brincadeira de roda, na qual cada criança contava uma parte da história e a seguinte continuava a sequência sobre a contagem. 

Dia das Crianças

A data não passou em branco. No dia 11 de outubro, antecipando o feriado, a Biblioteca participou das gincanas, jogos, brincadeiras, pintura facial, futebol de sabão, entre outro no Grêmio Recreativo Poliesportivo Colorado. 

A Semente da Verdade

O livro da autora Patrícia Engel Secco foi tema central do trabalho da Biblioteca. Alunos das várias turmas do Projeto da Usina da Dança receberam a doação de exemplar, para facilitar melhor acesso e rendimento da leitura, favorecendo o rendimento melhor, e a abordagem do tema proposto: A educação que ensina a compreender o valor da determinação, da justiça e da verdade. 

Centro de Excelência Takeshi Uemura

No dia 19 de outubro, a Biblioteca  levou seu programa de contação de histórias para o  Centro de Excelência Takeshi Uemura, com uma programação voltada a judocas e pais dos judocas atendidos. Entre as obras  apresentadas: A Menina do Vestido Azul e A Semente da Verdade.   Exemplares das obras foram doados, em comemoração ao Dia Nacional do Livro, celebrado a 31 de outubro. A ação é parte do Programa Guaíra Cidade que Educa.

 

Deixar uma resposta