fechar
Agenda Cultural

Biblioteca Energia do Conhecimento promove atividades de incentivo à leitura durante todo o mês de fevereiro

Divulgação de leitoras, visita de escolares, homenagem a pai leitor, dinâmica e encontro presencial. Um cardápio variado de atividades marcou todo o mês de fevereiro na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no núcleo cultural do Instituto em Guaíra. As ações fazem parte da estratégia para promover e incentivar a leitura.

Confira as ações do mês de fevereiro:

Visita de leitora

A leitora Alaa Kadri, acompanhada por suas filhas, Safa e Mariam Kadri, retornou a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento no dia 4 de fevereiro.  A fim de pesquisar novos livros, Alaa permaneceu na Biblioteca durante horas, lendo livros lendo para as filhas. A profissional responsável pelo acervo da Biblioteca indicou algumas obras que foram retiradas por Alla. A leitora agradeceu pelo atendimento e atenção recebidos e ressaltou a importância de contar com um ambiente tranquilo para leitura. A visita anterior da família à Biblioteca foi registrada pela área de comunicação do IORM em post. O conteúdo foi compartilhada por Alaa com seus familiares que vivem na Síria.

Leitora reconhece a importância dos livros

Graziela da Silva Barbosa, aluna da Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube e leitora assídua associada à Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, no dia 9 de fevereiro voltou a visitar presencialmente a Biblioteca. Graziela que já foi aluna das Oficinas de Artes Usina da Dança do IORM e  leitora reconhecida como destaque pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento nos anos de 2018 e 2019, contou  que sentiu falta dos livros e da leitura. Graziela foi recepcionada por Laura Alves, assistente da Biblioteca, que apresentou novas obras de literatura infantil, que promoveram a renovação do acervo. Foi a deixa para que Graziela levasse para sua casa novos títulos emprestados da Biblioteca.

Pai incentiva a leitura com acervo da Biblioteca Energia do Conhecimento

Família que lê unida, permanece unida. Os membros da família de Nelson Vieira Cavalcante, são leitores associados à Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. O acervo da Biblioteca é utilizado por Nelson para estimular sua filha, Nicoly Santos Cavalcante a ler. Ao saber que a Biblioteca voltou a atender ao público, adotando medidas de proteção contra o Corona vírus, Nelson voltou a frequentar a Biblioteca e realizou  empréstimo. Nelson é tão fã dos livros que foi leitor destaque da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em 2019.

11/02 – Alunos da Comunidade

Thauane Rodrigues Moraes, Maria Fernanda de Souza e Kaique Alves Nunes, alunos da rede oficial de ensino de Guaíra, visitaram a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, anexa ao Centro Cultural Colorado. A visita aconteceu durante a pandemia e os estudantes seguiram todos os critérios adotados pela vigilância sanitária. Eles foram recepcionados pela assistente Laura Alves do IORM, que indicou aos jovens estudantes obras para empréstimo. Conheceram todo espaço e o acervo proporcionado a todos os leitores, tornaram-se sócios imediatamente e retiraram obras.

O primeiro encontro presencial da Oficinas de Artes Usina da Dança na Biblioteca

No dia 22 de fevereiro, aconteceu o primeiro encontro presencial das Oficinas de Artes Usina da Dança, projeto desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM. As alunas foram orientadas por Teacher Beth, a saber, diferenciar as emoções e seus desejos. Em seguida, encontraram em cada cadeira que iriam sentar um pequeno papel em branco e lápis, onde escreveriam uma palavra que definiria um desejo através das emoções que estavam sentindo para o ano de 2021. Logo em seguida, falaria sobre a escolha, como por exemplo, felicidade, vida, união entre outras palavras. Segundo Teacher Beth, o objetivo da dinâmica foi de trazer a ideia de união das turmas e o espírito de equipe, trabalhando a habilidade social e a inteligência emocional.

Como ser feliz sendo um voluntário?

O livro Como ser Feliz sendo um Voluntário, de Luís Norberto Pascoal, editado pela  da Fundação Educar foi a obra selecionada pela educadora Teacher Beth para a  mediação durante o encontro dos alunos da Oficina de Artes Usina da Dança, do dia 26 de fevereiro.

“Acreditamos que o professor é também mediador de leitura, ao oferecer para a  criança, a oportunidade de explorar a realidade que a rodeia, dos colegas, da escola, do bairro, do país ou do mundo em que vive. Essa leitura é uma das formas  de promover e incentivar seu contato com os livros e posteriormente pode tanto fazer o aluno compreender sua realidade, como colocá-lo em contato com o outro”, destaca Teacher Beth.

Tags: destaque

Deixar uma resposta