fechar
Cultura

Biblioteca Energia do Conhecimento registrou alta no número de empréstimo de livros em maio

Durante o mês de maio, o número de livros emprestados pela Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento sofreu uma elevação de mais de 11% em relação ao mês de abril de 2017, atingindo 208 empréstimos realizados. Os números são ainda mais importantes se, comparados, ao mês de março. Em relação a esse período, o número de livros retirados pelos leitores associados  subiu mais de 28%.

Inaugurada em 2011, a Biblioteca registra 1.588 leitores associados que têm ao seu dispor um acervo de 4.174 livros.

Confira a Programação da Biblioteca no mês de maio e as atividades das Oficinas de Leitura e Literatura do Projeto Agenda Cultural Guaira, que acontecem duas vezes na semana, destinadas a crianças e adolescentes das Oficinas Culturais “Usina da Dança”, realizadas neste espaço.

As oficinas têm como objetivo desenvolver as habilidades de leitura, expressão oral, escrita e criatividade, como também estimular o exercício da cidadania e o protagonismo social.

Dia 03

As turmas de alunos das Oficinas Culturais “Usina da Dança”, Polo Guaíra, confeccionaram os adereços de recados, que foram entregues no dia das mães. O trabalho foi conduzido pela assistente social Maíra Mendonça e pelas educadoras e Glediane Conti e Beth Nascimento.

Dia 08

Com a introdução do Ateliê do livro O Pequeno Príncipe, as práticas pedagógicas e literárias passaram a ser focadas no tema. A relação com a obra foi iniciada com a leitura de dez frases extraídas do livro. Símbolos sobre valores importantes para a conquista de um futuro pacífico e sustentável.

Dia 10

A partir das frases do livro O Pequeno Príncipe, as turmas reorganizadas em grupos participaram da proposta de relacionar as mensagens da obra ao cotidiano no relacionamento com a família e relacionamentos em geral. Todos puderem expressar-se na roda para partilha e opiniões.

Dia 15

A Escala de Autoestima de Rosemberg, uma medida breve constituída por dez itens que avalia a autoestima em adolescentes e adultos foi aplicada à turma I das Oficinas Culturais “Usina da Dança”, Polo Guaíra. Os alunos também foram avaliados em sua capacidade de leitura, a partir de critérios como fluência, reconhecimento de palavras, textos e uso da voz. Os testes foram realizados pela assistente social do IORM, Maíra Mendonça, em parceria com a pedagoga Elizabeth Ribeiro do Nascimento.

Dia 19

A Roda de Leitura foi aberta com a leitura de O Pequeno Príncipe. Cada capítulo foi interpretado pelas alunas, uma boa interpretação é importante para o desenvolvimento pessoal e educacional das crianças.

Dia 23

O encontro com coordenadoras de leitura, representantes das escolas do município envolvendo o tema ‘‘A leitura na Contemporaneidade”, promoveu a troca de saberes e reconhecimento da participação de cada um no seu coletivo, fomentando a importância do livro e da literatura na formação e desenvolvimento do aluno leitor e como indivíduo.

Dia 24

Alunos da turma iniciante das Oficinas Culturais “Usina da Dança” Polo Guaíra, fizeram relatos dos livros escolhidos, dando destaque a alguns dos personagens da história do livro O Pequeno Príncipe. Já a a turma II recontou os capítulos já lidos nas Rodas de Leitura. O objetivo de recontar histórias para o teórico Morrow reflete o que cada um se lembra após sua leitura ou audição reconstruindo com o texto original, em um processo considerado de grande importância para a formação das crianças.

Dia 29

A atividade do dia baseou-se na apresentação do vídeo retratando  dez frases do livro O Pequeno Príncipe. A partir da apresentação, foi realizado debate com a leitura de cada  uma das frases, convidando os participantes a refletirem e interpretarem sobre o seu significado.

Dia 31

A Assistente Social Maíra Mendonça do IORM em parceria com a Biblioteca Energia do Conhecimento, no momento Cultural fez a abertura das atividades com as alunas das Oficinas Culturais “Usina da Dança” nos dois períodos. O tema abordado foi: “Qual a função da Assistente Social” esclarecendo as crianças que a função é manter uma política social destinada ao atendimento das necessidades básicas dos indivíduos, mais precisamente a família e relatou com entusiasmo sobre sua formação e a satisfação do seu trabalho na Organização. Inserir régua do agenda cultural guaira

Deixar uma resposta