fechar
Institucional

Câmara Municipal de Orlândia concede Moção de Aplauso à fundadora do IORM

Em uma noite marcada por gratidão e reconhecimento, a Câmara Municipal de Orlândia agraciou a empresária Josimara Ribeiro de Mendonça, fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, com Moção de Aplausos pelo destaque das iniciativas do Instituto junto à comunidade local. A entrega da Moção aconteceu no dia 30 de agosto em sessão dirigida pela presidente da Casa, a vereadora Michele Ruffo Ribeiro Junqueira, com a presença de vereadores, alunos dos projetos desenvolvidos pelo Instituto em Orlândia, imprensa, voluntários e colaboradores do IORM.

Foi um reconhecimento oficial da cidade onde o Instituto foi criado há 12 anos.

“Fiquei extremamente honrada por ter o trabalho do IORM reconhecido por esta Casa. Como diz uma grande amiga, Martha Medeiros: “Nós não nascemos somente para pagar duplicatas e fazer regime … , temos que deixar um legado para futuras gerações”. É o que eu acredito, deixar um legado de honestidade, de coragem, de persistência, de virtudes. Esse objetivo me dá sentido à vida, destacou a homenageada em sua fala da tribuna da Câmara.

O trabalho voluntário inspirador foi homenageado durante a fala de todos os vereadores e saudado como uma importante lição de solidariedade pela Presidente da Câmara e pelos vereadores Marcia Belato, Rodrigo Paixão, José Augusto Guerra, Tiago Cavasini e Murilo Santiago Spadini.

A presidente da Câmara abriu as falas descrevendo os projetos e ações que o IORM realiza em Orlândia.

“Acompanhamos muito de perto o trabalho desenvolvido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça que conta com a parceria do Poder Público. Logo no início de mandato, o Prefeito Oswaldo Ribeiro Junqueira recebeu Josimara para atender a pedidos de parcerias . Temos parceria em vários projetos e a Prefeitura cedeu prédios para o desenvolvimento destes projetos. O IORM leva o nome do pai de sua fundadora e tem Josy como o seu coração”, destacou Michele.

“A palavra que está por trás de tudo o que o IORM faz é oportunidade. Muitas empresas e pessoas poderiam fazer pela cidade o mesmo que o Instituto e Josimara, no entanto, não o fazem. Saúdo também a equipe competente e os voluntários, que dão a sustentação a esse trabalho”, afirmou a vereadora Márcia Belato.

“Sempre que chegava em casa, encontrava uma pessoa que falava sobre amor, carinho e atenção. Era a minha mãe, Zilda, que trabalhou durante anos na casa do Sr. Oswaldo e D. Therezinha. E hoje o que falta aos jovens é justamente isso. O IORM entende a juventude e dá atenção e oportunidades a eles. É um trabalho muito importante”, ressaltou o vereador Rodrigo Paixão.

“Todo o bem que você investe tem volta. Essa frase, registrada no site do IORM é muito interessante. Ela retrata todo o trabalho, esforço e luta do Instituto. Josimara faz jus à homenagem. Agradecemos aos voluntários, aos parceiros, aos colaboradores do Instituto por tanto colaborarem com a nossa cidade”, afirmou o vereador Murilo Spadini.

“Esta é uma homenagem singela que prestamos ao IORM e ao que o Instituto representa para nossas crianças e jovens. O trabalho que realizam merece os melhores elogios. Se todas as empresas desempenhassem esse papel no âmbito de responsabilidade social e no respeito à comunidade, teríamos uma cidade ainda melhor”, salientou o vereador Tiago Cavazini.

A Moção de Aplausos promove vínculos com a cidadania, valorizando as ações comunitárias que fazem a diferença para o desenvolvimento da cidade. A Moção é aprovada em Assembleia Deliberativa da Câmara Municipal. A homenagem pública foi materializada em placa entregue à fundadora do IORM.

Significado

A Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Orlândia, foi a primeira homenagem concedida pelo Legislativo de Orlandia à cidadã Josimara Ribeiro de Mendonça e vem juntar-se à muitas outras homenagens concedidas nacionalmente à fundadora do IORM.

A Dama-Comendadora Josimara Ribeiro de Mendonça, nasceu em Ribeirão Preto, filha de Oswaldo Ribeiro de Mendonça e de Therezinha Conceição Varalonga de Mendonça.

Formou-se em Administração pela Universidade Mackenzie e cursou Pós Graduação, com Especialização em Psicanálise e Inteligência Multifocal na Reconstrução da Educação. É Diretora de Responsabilidade Social do Grupo Colorado e fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, com atuação em quatro municípios, tendo assistido a mais de quatro mil crianças, adolescentes, jovens e suas famílias.

É diretora Presidente da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça de Ipuã – SP, entidade modelo que conquistou o Prêmio Criança concedido pela Fundação Abrinq em 2016.

Foi Secretária de Cultura do Município de Orlândia entre 2009 e 2012. Recebeu o Título de Cidadã Honorária de Miguelópolis ,Ipuã e Guaíra.

É Dama-Comendadora e recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Empreendedor Visconde de Mauá título concedido pela Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística Ecológica, Medalhística, Cultural e Educacional.

Por sua Gestão de Recursos Humanos e Responsabilidade Social recebeu, em 2005, o Prêmio Mastercana Brasil.

Recebeu a Menção Honrosa do Pensamento Nacional das Bases Empresariais – PNBE São Paulo

A Câmara Brasileira de Cultura concedeu a Josimara o Grão Colar da Cruz de Reconhecimento Social e Cultural. É Conselheira da Câmara Brasileira de Cultura, entidade pela qual foi premiada com o Máster de Reconhecimento na área de Responsabilidade Social.

Recebeu a Cruz do Mérito Filosófico e Cultural pela Sociedade Brasileira de Filosofia Literatura e Ensino.

Josimara Ribeiro de Mendonça recebeu o Prêmio Mastercana Social 2010 e o Prêmio Destaque em Ação com a Comunidade Região Centro-Sul Cana Invest 2011.

Por diversos anos recebeu a honraria Mulher de Destaque Regional nas cidades de Orlândia, Guaíra e Miguelópolis e o Prêmio de Responsabilidade Social 2009 em São Joaquim da Barra. Recebeu o título de Empresária do Ano 2010 em Orlândia.

Os projetos do IORM também têm alcançado o reconhecimento e conferido destaque à Orlândia e região. O Projeto Usina da Dança foi Semifinalista Nacional do Prêmio Itaú-Unicef 2009, tendo-se classificado como semifinalista nacional do Prêmio Itaú Unicef, entre os 30 projetos em âmbito nacional, sendo finalista na Região de Ribeirão Preto.

A Usina da Dança recebeu Prêmio de Menção Honrosa no concurso de Dança Nacional em Águas de São Pedro – 2008. O projeto teve destacada participação em palcos livres do Festival de Dança de Joinville em 2011.

Também classificou-se em 1º e 2° lugares na 20ª edição do Barcelona Dance Awards da Espanha em 2008. Foi da Usina da Dança ainda os primeiro, segundo e terceiro lugares no Festival Fest Campos em Campos do Jordão no ano de 2013.

Em 2014, recebeu Prêmio Itaú – Cidade que Educa 2014, pelas ações desenvolvidas na cidade de Guaíra.

A Usina da Dança foi a primeira, segunda e terceira colocado no Livrespaço para Dança, realizado em Águas de São Pedro nos anos de 2007, 2008, 2010, 2013 e 2014. O projeto do IORM obteve o primeiro lugar no Festival Dança Ribeirão, em Ribeirão Preto e também a primeira colocação no IV Filadélfia Dance, promovido em Ribeirão Preto em 2014.

Nos anos de 2015 e 2016, foi vencedor do Prêmio Mapa Cultural Paulista – representando a Região de Ribeirão Preto.

Acompanhe o trabalho do IORM pelo site: boletimatitude.iorm.org.br

Tags: destaque

Deixar uma resposta