fechar
Educação

Centro Cultural Rail Miguel Sawan de Miguelópolis recebe Exposição Retratos da Terra em fevereiro

A Exposição fotográfica Retratos da Terra, abre o calendário cultural do ano de 2020 em Miguelópolis. Até o dia 28 de fevereiro, a Exposição poderá ser visitada no Centro Cultural Rail Miguel Sawan, em Miguelópolis, com entrada gratuita. A visitação acontece de segunda a sexta, das 8h às 11h30m e das 13h às 17h30, com entrada gratuita.

A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Guaíra em março de 2019, com a participação de jovens estudantes da rede pública da cidade com patrocínio do Banco Rabobank, que escolheu Guaíra para receber o projeto.

Trata-se de uma grande oportunidade para conhecer o trabalho fotográfico de 22 jovens, selecionados em edital aberto onde o pré-requisito era estar regularmente matriculado na rede pública de ensino de Guaíra. Depois de  participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e como isso impacta a vida da comunidade de Guaíra.

O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo guairense Maurício Motoda também foi convidado para apresentar o olhar de uma artista local sobre o tema.

Entre os 22 jovens participantes do Projeto, há aqueles que consideram que poderão tornar-se fotógrafos para gerar renda. Alguns deles já começaram a fotografar eventos e buscam meios para adquirir seu equipamento fotográfico.

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos e a importância da alimentação, uso consciente e aproveitamento de alimentos, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Bacci também apresenta fotos feitas durante sua passagem pela cidade na exposição.

Os alunos aplicaram todos os recursos aprendidos no curso: linguagem fotográfica, olhar, composição, ângulos, enquadramento e as questões de fundo técnico relacionadas aos recursos da câmara.

Serviço:

Exposição Retratos da Terra
Entrada: Aberta ao público
Visitação: até 28 de fevereiro de 2020
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 8h às 11h30m e das 13h às 17h30.
Com exceção do período de Carnaval
Local: Centro Cultural Rail Miguel Sawan
Av. José Espírito Santo Tanajura, 175. Jardim Paulista, Miguelópolis– SP
Telefone: (16) 3835 – 6643

Tags: destaque

Deixar uma resposta