fechar
Cidade que educa

Cidade que Educa inicia mais uma Roda de Saberes com o grupo de aprendizagem da comunidade

Inspirada na frase do educador Loris Malaguzzi, que lançou as bases para a pedagogia de Reggio Emilia: “Ao Educador cabe dar significado ao saber das crianças, no tempo que permita a criança ser criança e desenvolver suas cem habilidades.”, o Programa Guaíra, Cidade que Educa iniciou, no dia 28 de agosto, mais uma Roda de Saberes, envolvendo a comunidade nas iniciativas do Grupo de Aprendizagem Permanente do Programa. Este Grupo está aberto à participação de toda a comunidade.

A reunião representou o II Módulo para o Grupo e foi realizada na Biblioteca comunitária e gratuita Energia do Conhecimento, localizada no Centro Cultural Colorado. O horário da reunião, no início da noite, foi pensado para permitir a participação de pessoas que trabalham durante o horário comercial. Vinte e quatro pessoas participaram da reunião, entre elas a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

O Grupo de Aprendizagem é considerado um espaço onde as relações se estabelecem. Ele cria oportunidades para a troca de experiências, a recriação dos valores, a efetivação da solidariedade, a mobilização da memória, a reconstituição da história, a afirmação de identidades, a discussão democrática de problemas e para a construção conjunta de alternativas.

“Sob a perspectiva da educação integral, a proposta pedagógica é o grande alicerce para que a escola faça as conexões e articulações fundamentais para compreender o sujeito em toda sua complexidade. Ela é absolutamente fundamental para que esse sujeito não vivencie a aprendizagem de forma estanque e compartimentada e para que esteja em plena integração com a sua comunidade e com as pessoas que nela convivem… Os espaços de aprendizagem e comunidades de aprendizagem precisam ser fomentados para além da escola: a empresa, o espaço domiciliar e o espaço social; a rua são considerados espaços educativos”, destaca o gerente Executivo do IORM e membro do Comitê Gestor do Programa Guaíra, Cidade que Educa, Rafael Albuquerque Braghiroli.

A acolhida aos participantes ficou por conta da exibição do Vídeo Vida bem vivida para Transformar, produzido pela Casa da Infância de Salvador, Bahia. A Roda de Saberes partilhou práticas pedagógicas, entre elas os saberes, quereres e fazeres de educação integral numa Cidade Educadora. Em seguida, assistiram à apresentação da história indiana sobre quatro cegos que tocam no elefante e comunicam o que acham do objeto. Também compartilharam conceitos sobre a Teoria Gestalt, pela qual O Todo é mais que a soma das partes, transpondo para o princípio de que a Educação é mais que a soma de todas as teorias e práticas pedagógicas.

Foi uma reunião de muito, muito trabalho. O grupo debateu a Lei de Diretrizes e Bases e Parâmetros para a Educação na Primeira Infância; e abriu um novo espaço para Contação de História do Pedagogo Roberto Carlos Ramos: “Um rapaz sem sorte”.

Os participantes levaram para casa, como tarefa, realizar a leitura atenta e crítica das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil, que entende a Criança como sujeito histórico e de direitos que, durante as interações, relações e práticas cotidianas que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva, brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura. O grupo tem como idealizadora e facilitadora a psicóloga Míriam Miata.

O Grupo lançou um Fórum de Discussão on-line como um locus de troca de informação e impressões para contato permanente entre os membros do Grupo.

O grupo Roda de Saberes reconhece que as propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios:
Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Políticos: dos direitos de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito à ordem democrática.

Estéticos: da sensibilidade, da criatividade, da ludicidade e da liberdade de expressão nas diferentes manifestações artísticas e culturais.

 

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta