fechar
Assistência social

Com aula virtual e prêmios, IORM realizou sua quinta live sobre Inspirações de vida e histórias de amor pela dança

5º LIVE iorm (1)

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, realizou na manhã de 15 de outubro, dia do Professor a sua 5º quinta Live Inspirações de Vida: Uma história

de amor a dança”, dedicada a alunos do Instituto e seus familiares, ação integrante das metas previstas no Projeto Agenda Cultural 2020.

O encontro virtual contou com as presenças das convidadas Valesca Peixoto Lima Aguetoni, profissional em Ballet com graduação pela Royal Ballet School e professora de Ballet Clássico voluntária no Instituto ORM, e de Luane Ribeiro da Silva Martins, professora de Ballet no Projeto de Artes e Ofício Josy Ribeiro de Mendonça, e do Oficinas de Artes Integradas Usina da Dança desde 2011. Formada em Educação Física, Luane também trabalha como Personal Trainer.

O planejamento e execução do encontro ocorreu de forma integrada, entre equipe social e artística do IORM. A live foi gerada na cidade de Guaíra, um dos

polos de atuação do IORM e transmitida pelo Canal do Youtube IORM Oficial.

O objetivo central ao Instituto ao promover a live foi o de oferecer apoio ao público participante, por meiode pessoas que fizeram história através das artes, elucidando os benefícios da Dança na vida e enquanto processo de formação dos indivíduos.

“Buscamos através dos relatos e experiências compartilhadas aos participantes, fortalecê-los, trazendo inspirações de vida, com histórias de sucesso e superação”, reforça a assistente social, Leticia Gerim sobre os objetivos desta quinta live.

As Lives Institucionais visam sobretudo, promover encontros integrativos entre os quatro polos de atuação, mesmo que virtuais devido distanciamento social, como estratégia de nos mantermos próximos, ressalta a coordenadora Artística do IORM, Valéria Pazeto, que como resposta ao período de Pandemia, foi preciso reinventar a didática do projeto de forma a dar continuidade no processo de ensino aprendizagem.

 

Prêmios

Ao final do bate papo, a professora Valesca ministrou uma aula de Ballet Clásico a sua ex-aluna e atualmente professora de Dança, Luane a todos os participantes da live. Ao final foi feito ao vivo sorteio de brindes contendo livros de história, kit escolar, kits de máscaras de tecido, adulto e infantil.

Os brindes foram sorteados entre os participantes da Live nas quatro cidades de atuação do IORM: Guaíra, Orlândia, Ipuã e Miguelópolis.

 

A professora  Luane fala sobre sua vida e é entrevistada pela voluntária Valesca

“Tenho 25 anos. Minha mãe, Andessilva é funcionária pública. Nascida em Cláudio, no Estado de Minas Gerais e meu pai, Aparecido, Caldereiro, nasceu em Bataguaçu, Mato Grosso do Sul. Eles se conheceram aqui, em Guaíra, mas infelizmente, não permaneceram juntos. Minha mãe foi quem me criou e me deu todo o suporte necessário durante toda minha vida.

 

Valesca: O que levou a sua família a te inserir na dança?

Luane: Minha mãe recebeu uma proposta feita pelo secretário de esporte, que ofereceu uma bolsa de estudos na academia Água Viva com a professora Valesca.

 

Valesca: Quais as maiores dificuldades vivenciadas na época no contexto social?

Luane: Minha mãe não tinha disponibilidade para me levar até as aulas, então ela me arrumava no seu horário de almoço, me deixava na casa da minha madrinha, pois era perto de onde eu fazia as aulas. E a outra dificuldade era a financeira. Vim de uma família simples e não tínhamos condições de pagar as aulas de ballet, foi onde ganhei um bolsa de estudos para poder participar das aulas.

 

Valesca: Você em algum momento pensou em desistir da dança?

Luane: Sim, quando estava na faculdade. Era tudo muito corrido, e cansativo, pois eu ministrava aulas de ballet de manhã em Barretos e aqui no Instituto à tarde, e estudava em Bebedouro à noite. Durante a semana e aos finais de semana eu ia para Barretos fazer aulas. Com essa rotina me sentia muito cansada, mas fui sempre persistente no que queria.

 

Valesca: O que te inspirou a seguir a profissão?

Luane: O que mais me inspirou foram os mestres que tive, pois eles sempre me incentivaram a vencer obstáculos. Sempre foram muito profissionais e dedicados. Que são eles você Tia Valesca, Ney Tosta e a Tia Guta.

 

Valesca: Quais os aprendizados desta experiência da dança que levará consigo por toda a vida? Em que ele colaborou para sua trajetória de vida até aqui? Como você passa isso para seus alunos?

Luane: O aprendizado que vou levar comigo é não desistir, ser persistente, sempre procurar me superar a cada dia. Tento passar isso para os meus alunos através do amor que sinto pela dança, respeitando o tempo de aprendizagem de cada aluno, procurando ter diálogo com eles para que possamos aprender juntos com isso despertando neles o verdadeiro sentido de dançar.

Confira a relação de sorteadas

Jennifer Kelly – Turma 1 Ipuã

Helena Favarim – Turma 3 Orlândia

Nicolly Santos Cavalcante – Turma 3 Tarde Guaíra

Ana Alice de Oliveira – Turma 2 Orlândia

Vitória – Turma 2 Orlândia

Ana Lívia de Oliveira Lazari – Orlândia – Turma 2 Tarde

Kayla Luize – T. 2 Tarde Orlândia

Ana Clara Godini Gomes da Silva – T.3 manhã – Miguelópolis

 

Deixar uma resposta