fechar
O Pequeno PríncipeUsina da Dança

Com ingressos esgotados, Usina da Dança inicia por Orlândia a turnê do espetáculo O Pequeno Príncipe

A história de O Pequeno Príncipe, clássico da literatura infantil, é contada de um jeito que você nunca viu pela turnê que o Projeto Usina da Dança, desenvolvido no Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, leva aos palcos de Orlândia, Ipuã, Guaíra e Miguelópolis em apresentações que vão até o dia 15 de dezembro.

A história de tolerância, de respeito pelo diferente e amor está sendo contada em linguagem de dança e teatro, pelo grupo de dança do Projeto Social que conquistou o Mapa Cultural Paulista em 2013. A saga pelos diversos planetas conta com um Pequeno Príncipe mestiço, bem diferente da imagem loura normalmente associadas ao personagem. O espetáculo reúne ballet clássico, contemporâneo e jazz e tem direção artística de Valeria Pazeto.

Mais de 800 figurinos serão apresentados no palco. Eles foram elaborados por costureiras das cidades polo do Projeto. Elas foram capacitadas pelo Instituto a construírem figurinos cenográficos e já são capazes de gerar renda a partir desta nova habilidade.

O espetáculo é o resultado de um ano de muito trabalho da Usina da Dança junto aos alunos, crianças, adolescentes e jovens, entre 7 e 18 anos de idade nas quatro cidades. Além de dança clássica, música, literatura, as aulas versam sobre cidadania, convivência e solidariedade.

Um dos produtos é o amplo mural de mais de oito metros de largura, com a visão muito particular dos pais dos alunos do Projeto, nas cidades de Orlândia, Ipuã, Guaíra e Miguelópolis. Envolver a comunidade e as famílias no processo de educação pela dança é uma das estratégias do IORM. O mural foi produzido durante as sessões do Projeto Mãos em Cena, realizado sob coordenação do artista plástico André Costa. O objetivo é fortalecer o vínculo dos alunos e suas famílias.

O espetáculo é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente dos municípios de Guaíra, Miguelópolis, Orlândia e Ipuã. Conta com o patrocínio do Grupo Colorado, Central Energética Morrinhos, Colorado Máquinas, Auto Posto Santa Rita, GRM, Syngenta, de funcionários do Grupo Colorado, Usina Santa Fé, Rodotac, Grupo Aguetoni, Brejeiro, Aplitec Agro, Grupo Sada, e o apoio da Ação Popular Cooperada, Paz Turismo, Associação dos Amigos do Projeto Guri, Fundação John Deere, Fundação Itaú Social e das Prefeituras Municipais de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã.

Confira no link a programação de todos os espetáculos do IORM.

Quebra Nozes

Nos dias 18 e 19 de dezembro, alunos da Usina da Dança participarão da montagem de O Quebra Nozes que a Cisne Negro Companhia de Dança apresenta no Teatro Alfa em São Paulo.

Tags: destaque

Deixar uma resposta