fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Com programação diversificada, Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento cumpre missão de formar novos leitores

Maio foi um mês de muitas atividades na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, desenvolveu uma ampla programação para a formação de novos leitores e incentivo à leitura.

Foram propostas aos alunos aulas virtuais, transmitidas pelos canais oficiais do IORM e também atividades presenciais, que respeitaram as medidas de segurança preconizadas pelas autoridades sanitárias como forma de conter a Pandemia da Covid-19.

Inaugurada a 17 de outubro de 2011, a Biblioteca mantida pelo IORM no Centro Cultural Colorado, Núcleo do Instituto em Guaíra, acumula 18.099 empréstimos de livros que foram retirados por seus 2.034 leitores associados.

As ações, desenvolvidas são parte da estratégia para promoção e incentivo o hábito da leitura, produto cultural integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2021 – PRONAC 205171, realizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Instituto ORM.  As ações envolvem contações de historias virtuais disponibilizadas para os alunos das Oficinas de Artes e também para o publico da internet no canal do youtube e redes sociais do Instituto ORM e aulas virtuais de incentivo à leitura aos alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança.

Os Livros mais Retirados em maio na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento

  • Almanaque da Magali, Mauricio de Sousa 
  • Saci, Antônio de Pádua Brandão 
  • Diário de um Banana 
  • João e o Pé de Feijão
  • Tarsilinha, Patrícia Engel Secco 
  • Latinha Diferente, Julinho Sertão

Os Leitores que mais retiraram livros no mês de maio

  • Lavinia Vieira Dias 
  • Maria Fernanda Lemes Oliveira 
  • Maria Vitória Lemes Oliveira 
  • Ana Carolina Leonci Trindade
  • Gabriel Roberto Katsuoka 

Confira o dia a dia da Biblioteca em maio:

Contação de Histórias
A contadora de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento gravou  a contação da envolvente história A Felicidade das Borboletas, da autora Patrícia Engel Secco. A obra conta com ilustrações de Daniel Kondotraz a  história envolvente de uma menina de nove anos deficiente visual que apesar das dificuldades é uma criança muito feliz. O preconceito ocorre mais entre os adultos do que com as crianças, pois elas sabem conviver bem uma com as outras. Acompanhe a contação de história:

Aulas Virtuais
As aulas virtuais e presenciais são parte da Prática pedagógica desenvolvida pelos educadores da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento  com os alunos do projeto Oficinas de Artes. Confira a agenda diária:

05/05 

Roda de Conversa:
Em homenagem ao Dia das Mães, foi  constituída roda de conversa sobre a letra da música Mamãe, Mamãe de Herivelto Martins, leitura e interpretação da letra. Os alunos assistidos pela Oficinas de Artes Usina da Dança ouviram e interpretaram a música. O coração  exposto na biblioteca simbolizando o amor foi o cenário das fotos que registraram o momento.

07/05 

Agenda Cultural:
Também em homenagem às mães e cuidadoras das famílias, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, preparou  decoração especial:  um coração gigante para simbolizar o amor. O coração gigante permaneceu durante toda semana na Biblioteca e compartilhada por  funcionários e alunos por meio de fotos. As alunas foram  ensaiadas por Laura Alves.  Dramatizaram e cantaram a música Mãe conduzidas por teacher Beth, concluindo a homenagem  com a música  de Herivelto Martins Mãe

12/05 

Leitura Silenciosa:
As alunas da Turma II puderam escolher para a sessão de leitura silenciosa uma das obras em exposição na biblioteca. A obra selecionada foi Tarsilinha de Patrícia Engel Secco, que registra a infância de Tarsila do Amaral, uma das mais importantes pintoras do Brasil. 

Roda de Leitura:
A Felicidade das Borboletas de Patrícia Engel Secco foi a obra de literatura infantil selecionada pelas alunas Turma 1-A para a sessão de leitura compartilhada realizada pela Biblioteca. Cada uma das alunas das Oficinas e Artes da Usina da Dança relatou o seu entendimento sobre história. As alunas Caroline Leoncine e Lahara Gabriely Leal de Almeida dramatizaram a história da protagonista que se transforma em uma bailarina desenvolvendo novas habilidades e, que se apresenta pela primeira vez como bailarina, realizando um grande sonho.

14/05

Aula Virtual:
A contação da obra Chapeuzinho Amarelo de Chico Buarque de Holanda, foi o conteúdo central da aula virtual realizada pela Biblioteca. A obra remete à narrativa do clássico da literatura infantil, Chapeuzinho Vermelho. Trata-se de uma paródia,  pinçando vários de seus elementos e os invertendo, provocando uma nova forma de entendimento. Os alunos foram convidados a verificar o tipo de chapéu que a ilustração propõe, a fazer comparações entre os textos: e a falha da menina é fechar-se no medo e não se atirar a nenhuma aventura.

19/05 

Leitura Silenciosa:
Como atividade proposta pela Biblioteca, a leitura silenciosa tem por objetivo a leitura  do texto e a assimilação de uma visão geral do assunto. Trata-se de um momento muito particular de cada leitor, de entrar em contato com o significado da obra. As alunas tiveram a opção do tema para esta leitura, proposta para o momento. Puderam atentamente, destacar as palavras desconhecidas. Ler novas vezes para aprofundar interpretação.  Após a leitura os temas diferentes foram recontados para compartilhar novos títulos.

O primeiro depoimento apresentado foi da aluna  Ana Laura Rocha Capucho que fez a leitura da obra Quem tem medo de Ridículo?  A aluna Ruth Ana Cecilia Verte-lo Rigo leu a obra Eu Amo minha Escola e Isabela Pires de Moraes leu o clássico  João e o Pé de Feijão Contos de Fadas Clássicos.

Tem ou não Tem?
A obra Tarsilinha, da escritora Patrícia Engel continuou a ser trabalhada junto aos alunos da Turma 1B do Período da Tarde. Depois da  leitura os alunos foram convidados  a brincar  com as palavras  do texto, por meio do jogo Tem ou Não Tem. As alunas formaram grupos para participar do  jogo de palavras, de forma descontraída, o que favoreceu a interação entre alunas.

21/05 

Aula Virtual:
Teacher Beth, contadora oficial de histórias da Biblioteca Energia do Conhecimento gravou aula virtual com a história de sua autoria A Revelação.   Ela gravou a contação da história de uma menina que vive seus momentos marcantes dentro de uma biblioteca transformada em sonhos que se tornam realidade.

22/05 

Leitora comenta Obra
A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, por meio do projeto Agenda Cultura, valoriza  a escuta das crianças na educação, como  uma das fontes mais importantes para consolidar o processo de comunicação entre educandos e educadores, entre crianças e adultos. É o processo de escuta que permite a conexão a realidade, vivência, necessidade e interesses de cada aluno, como forma de conhecê-los compreender como e o que estão expressando no mundo.

A aluna Melina dos Santos Landim, da Oficina de Artes Usina da Dança,  leitora da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento expôs  seu entendimento sobre os poemas da obra literária d Um Lugar que Não Existe, de autoria de Elynês S. Antonelli. Melina contou sobre o que sente sobre os textos da autora. A aluna relatou que essa obra despertou cada vez mais sua vontade de ler.  

25/05 

Resgatando Emoções:
Resgatando as emoções vividas pelas alunas do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça durante os vários espetáculos encenados nos palcos, a tarefa do dia foi recontar a obra A Felicidade das Borboletas de Patrícia Engel Secco, com atenção especial para a personagem Marcela. Muitas alunas se identificaram e compartilharam impressões e opiniões. As alunas participaram de  uma roda de conversa sobre a obra. 

28/05 

Aula Virtual:
A mediação de leitura é uma forma prazerosa de envolver as crianças no encantamento proporcionado pelo mundo dos livros. É uma forma de incentivar a participação e despertar o interesse pelo ato da leitura. Como Encontrei a Alegria, obra da autora Berenice Bueno do projeto Amanhã Gente Grande foi selecionada para a atividade de mediação de leitura realizada durante esta aula virtual. A obra conta a história de uma mãe que levava na escola todos os dias um lanche para filha. Era uma hora que a menina se sentia mais feliz. Mas, de repente… Aconteceu algo que mudou tudo. E agora? Como sentir a alegria novamente? Procurou por todas as partes e descobriu um grande segredo! O que será que ela encontrou?

 

Tags: destaque

Deixar uma resposta