Comunidade, creches e escolas de Guaíra receberam contações de História pelo Plano Anual Agenda Cultural
Durante os meses de maio e junho, creches, escolas e a comunidade guairense foram envolvidas em oito ações de contações de história promovidas pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, como parte do Plano Anual Agenda Cultural.
A contadora oficial de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Tia Teca da Biblioteca participou da programação iniciada no mês de maio com sessões voltadas à comunidade da Escola Estadual Zezinho Portugal. O ato de contar, a escuta, a leitura e a interpretação, partes importantes do momento de integração dos alunos foram exercidos durante a roda de conversa e leitura de um conto popular do livro didático de língua portuguesa do 6º ano.
“A escolha do texto foi fundamental, porque possibilitou a ampliação de olhares. Isso porque fizemos uma releitura de um conteúdo que já havia sido trabalhado em sala de aula pelos professores e a ação permitiu que os alunos pudessem ter uma outra perspectiva sobre o mesmo texto. A atividade foi considerada surpreendente pelos alunos.”, destaca Tia Teca.
O encontro com 80 alunos de salas do 6º ano da Escola Zezinho Portugal aconteceu no período da tarde dos dias 3 e 4 de maio e contou também com a leitura do texto O homem Pequeno do autor Henrique Lisboa, seguida de debate. A atividade foi finalizada com a contação da história Florfinha, a Florminguinha, escrita por Josyanne Rita de Arruda Franco.
A presença da contadora na escola foi acompanhada pelos professores Olavo Stuchi Santana, Gilmara Marli Corrêa, Maria Aparecida Ferraz; pela coordenadora do Ensino Fundamental II Priscila Morais da Silva e também pela diretora Edna Mascarenhas e pelo vice diretor Marcio Dias Guerra.
A realização dos encontros de contação de histórias exige o preparo do ambiente que vai receber os alunos. A sala de vídeo da escola recebeu um palco específico para receber a contadora de história. A sessão de contação de história teve o objetivo de mobilizar e incentivar os alunos da Escola para a leitura.
Cine Energia
No mês de junho, a Sala de Cinema Cine Energia, mantida pelo IORM em seu núcleo Guaírarecebeu 619 alunos para sessões de contação de história realizadas nos períodos da manhã e da tarde dos dias 5, 6 e 12 de junho.
De modo a tornar a relação com os livros ainda mais acessível e envolvente, Tia Téca transformou a sala de cinema em um espaço do brincar, recebendo os alunos dos Centros de Educação Infantil – CEIs Olga Abdala Jabbour, Dr. Deputado Waldemar Chubaci, Professora Zilda de Oliveira, Nilce Fugió Akashi e Dona Dirce Barros Lélis e Dona Josefina Rawagnani Caligaris e os Centrod Esportivod Municipaisl de Educação Infantil – CEMEIs Professora Eunisse Esperancine, Professora Nerylde Gomes Silva Garcia, Professor Moacir Garcia Prado, com música infantil e muito acolhimento.
Além dos alunos, a Sala de Cinema Cine Energia também recebeu educadores e dirigentes das escolas.
As sessões de contação trouxeram as obras Uma latinha diferente, do autor Julinho do Sertão e O copo e a Água, de Evanildo Lima, selecionadas em consonância com as unidades de educação, para uma data muito especial: celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, contribuindo para repercutir e fortalecer as ações desenvolvidas pelas escolas para marcar a Semana e provocar a reflexão.
