fechar
Assistência social

Confira os Resultados da Gincana Virtual realizada pelo IORM no mês das crianças

Ultimos Desafios da Gincana Virtual IORM (7)

Outubro, o mês das Crianças, foi comemorado pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, com a promoção de sua I Gincana Virtual, uma adaptação tecnológica das atividades vividas presencialmente em tempos livres de Pandemia.

A Gincana surgiu do desejo em manter vínculos fortalecidos e de impulsionar a interação entre IORM e os alunos assistidos e sua importância simbólica foi além do planejamento de comemoração da Data, constituindo-se em reforço positivo para todo o grupo.

Com uma programação recheada de atrações e com muitas oportunidades de interação e convivência, a Gincana também foi uma meta do Plano Agenda Cultural 2020 cumprida com sucesso.

A Gincana alcançou um total de 295 alunos participantes que fizeram seus registros em fotos e vídeos, veiculados pelas redes sociais Facebook e Instagram ou enviados pelos grupos do WhatsApp, recurso utilizado pelos alunos que não possuem conta nas redes sociais. Esse número informa a participação de cada aluno dos polos de atuação do IORM, Guaíra, Ipuã, Orlândia e Miguelópolis, que participaram ativamente dos desafios lançados, na realização de diversas ações que abrangeram, também, membros de  suas famílias, como irmãos, pais, avós, tios causando um impacto social maior ainda.

A programação foi desenvolvida no período de 8 a 29 de outubro, e contou com ações integradas entre equipes, sociais e artísticas, junto aos participantes das Oficinas de Artes Usina da Dança nos quatro polos de atuação Institucional: os núcleos culturais do IORM em Guaíra, Orlândia, Ipuã e Miguelópolis.

A maratona das atividades foi desenvolvida por meio de desafios. Os alunos puderam optar entre os muitos desafios propostos como: a criação de um Brinquedo ou Brincadeiras simples utilizando de recursos da natureza, folhas, galhos, barro, terra, agua e/ou materiais reutilizáveis, papelão, garrafas pet e outros, assim como a prova Penteado Maluco, Desenho livre com significado, Tutorial de Maquiagem, Gravação de vídeo no Tik Tok de Música ou Dança.

Os desafios foram enviados através de vídeos explicativos, encaminhados pela Professora de Ballet Luane Martins do Núcleo Cultural IORM de Guaíra, e repassados pelos grupos de WhatsApp para todas as turmas, um trabalho realizado pelas secretárias dos núcleos culturais do IORM nas cidades de Guaíra, Ipuã, Miguelópolis e Orlândia.

A coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto reforça que os desafios propostos pela Gincana foram planejados de maneira conjunta entre equipes e estavam inteiramente integrados ao tema do espetáculo deste ano “Pés que ouvem, mãos que falam”. “Inclusive uma das condicionantes que contaram pontos na Gincana foi a entrega dos vídeos referente ao espetáculo. Nós distribuímos brindes como forma de incentivo e reconhecimento pela participação, trabalhando envolvimento e mérito. Foi lindo vê-los participar!”, destaca Valeria.

Não somente os alunos, mas também as famílias e os educadores entraram no movimento a favor do brincar e da valorização da Infância, participando ativamente dos desafios propostos. “Houve uma interação riquíssima, tanto de pais quanto de seus filhos. Tentamos, ao máximo, resgatar brincadeiras antigas, feitas com recursos simples, naturais e cotidianos, e tira-los das telinhas buscando potencializar a importância do brincar e fortalecer os vínculos familiares. As crianças e adolescentes se destacaram, vivendo para valer o mês das Crianças. Diante de tantas experiências positivas, acreditamos que conseguimos atingir com êxito os objetivos propostos”, afirma a assistente social Letícia Gerim.

 

Confira os desafios propostos

As atividades foram apresentadas através de desafios do brincar: 1º, 2º, 3º desafio.

O 1º desafio foi lançado no dia oito de outubro. Profissionais que integram a equipe social do IORM gravaram um vídeo dedicados aos alunos e suas famílias com as orientações para participação da Gincana Virtual. Eles explicaram em detalhes a forma de participação, os prazos para postagens e informaram que todos os participantes receberão um brinde personalizado com a marca do IORM, para marcar a data. A primeira atividade proposta “Eu quando Criança”, foi a postagem de uma foto pelos participantes e uma frase associando a imagem a um acontecimento positivo que tenha, de algum modo, marcando a infância do aluno. Os participantes tiveram o prazo de 9 a 15 de outubro para fazer o post com a hastag: #MêsdasCriançasIORM, marcando professores, assistentes sociais e demais pessoas da equipe.

O 2º desafio do Brincar ocorreu entre 16 e 22 de outubro. A Equipe Artística propôs para alunos das turmas 1 e 2, a atividade Brinquedo ou Brincadeira de Infância, lançando desafio para que postem fotos de momentos de brincar. Já os alunos adolescentes, das Turmas 3 e 4 da Usina da Dança tiveram como atividade proposta postarem uma imagem que respondesse à pergunta: O que te inspira? E o convite de prestar homenagem a um professor.

O 3º desafio da Gincana, cumprido no período de 23 a 29 de outubro, permitiu que os alunos das Turmas 1 e 2 pudessem escolher uma das duas atividades: participar da prova Penteado Maluco ou fazerem um desenho.  Os adolescentes e jovens das Turmas 3 e 4 terão como prova produzirem um Tutorial de Maquiagem ou gravarem um vídeo Tik Tok de Música ou Dança.

 

Confira alguns dos depoimentos sobre o evento

 

Deixar uma resposta