fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Contações de História do Projeto Agenda Cultural marcaram setembro na Biblioteca Energia do Conhecimento

post4

Em tempos de distanciamento social provocado pela Pandemia, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento tem cumprido o objetivo de promover momentos literários e de interação com os alunos e familiares das Oficinas de Artes do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, e com o público das redes sociais.

No dia 10 de setembro, a contação de história foi reforçada com a participação da leitora Maria Gabriela Albuquerque Braghiroli, ouvinte atenta e seguidora das contações de Teacher Beth, que com muita desenvoltura fez a abertura da história A Fabulosa Máquina de Amigos, de Nick Bland, com tradução de Gilda Aquino.

No dia 22 de setembro a ação teve a participação da aluna e leitora da turma II do período da Tarde, Ana Laura Rocha Capucho. Ela fez a abertura da contação do livro Quem Soltou o Pum, dos autores Blandina Franco e José Carlos Lollo. A mãe da aluna Letícia Rodrigues Rocha Capucho, agradeceu  pela participação da filha sentindo-e demonstrou todo o seu orgulho.

 

Judocas

A leitura presencial também ganhou um reforço. No dia 25 de setembro, a roda presencial de literatura infantil foi realizada pela Teacher Beth, contadora de histórias oficial do IORM, para os alunos, educadores e pais presentes do Centro de Treinamento de Judô Takeshi Uemura. Para a ocasião, Teacher Beth adotou todas as medidas de distanciamento social. As histórias contadas foram A Fabulosa Máquina de Amigos, de Nick Blande e A Bola de Praia do Kipper, de Mick Inkper. Todas as crianças participantes receberam gibis que foram doados ao IORM pela Sicred e Maurício de Souza Produções

 

Contação em vídeo

A Biblioteca Energia do Conhecimento produziu vídeos com as contações de histórias A Bola de Praia do Kipper, uma versão brasileira da Editora Fundamento Educacional. O  livro  foi doado por Lucca Cosmo; A Fabulosa Máquina de Amigos, de Nick Bland, com tradução de Gilda Aquino;  Quem Soltou o Pum, dos autores Blandina Franco e José Carlos Lollo.

As contações de histórias foram compartilhadas nas redes sociais e nos grupos de whatsapp dos alunos da Oficinas de Artes. As filmagens foram realizadas pela jornalista Aline Fornel com serviços técnicos do educador social Vinicius Arlindo dos Santos Costa  e montagem de Wellington Miranda.

 

Delivery ativo

Neste mês o serviço de delivery da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento teve destaque e vem despertando de forma surpreendente a  comunidade leitora.

A Biblioteca recebeu no mês de setembro filho do professor Rodolfo Valentin educador do Projeto Guri, que incentivado pelo pai, é um apreciador das histórias de Dinossauros e um expert conhecedor de todas as espécies.

A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento permanece fechada para o público, no entanto, atende a pedidos de empréstimos realizados via whatsapp de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas. O número do telefone para pedidos é (17) 999790002 e (17) 988354265.

O serviço pode ser requerido pelos leitores cadastrados e também permite que novos leitores cadastrem-se. Depois que o leitor informa a obra desejada, o pedido é separado e o livro fica à disposição na portaria do Grêmio Recreativo Esportivo Colorado, que funciona em espaço anexo à Biblioteca. Dessa forma, não há contato entre leitor e colaborador. Na devolução, a obra é higienizada e separada das demais por um prazo de até 15 dias antes de ser reinserido nos livros para empréstimo.

 

EM EVIDÊNCIA

“Muito positivas as diferentes estratégias que o Instituto ORM vem implantando visando facilitar à comunidade de Guaíra o acesso ao acervo e o incentivo à leitura. O sistema de  delivery tem facilitado o empréstimo de livros, principalmente devido ao turno de trabalho. O link inaugurado era tudo que o leitor precisava. Acrescentou ainda a importância da atenção oferecida em relação às indicações que são realizadas pelas bibliotecárias teacher Beth e Laura. Parabéns a todos por nos proporcionar oportunidades de leitura.”

educador Adeir Alves, leitor associado  da  Biblioteca Energia do Conhecimento

 

Links de acesso às Histórias

“A FABULOSA MÁQUINA DE AMIGOS”, de Nick Bland 

“A BOLA DE PRAIA DO KIPPER” de Mick Inkpen

‘’QUEM SOLTOU O PUM”, de Blandina Franco e José Carlos Lollo 

 

Deixar uma resposta