fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Contações de Histórias, aniversário e Dia do Livro marcaram outubro na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento

teacher beth

Um período recheado de atividades, assim pode ser definida a agenda de outubro na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, no Centro Cultural Colorado.

Dando continuidade às ações de incentivo à leitura, durante o mês, a Biblioteca promoveu contações de histórias que envolveram as obras O Gato e o Gigante, baseada no livro Gato e Sapato, de Anna Muylaert; A Estrelinha Fogueteira, do autor Nelson Jacintho e A Borboleta que Quebrou a Asa, de Livia Alencar.

No dia 9 de outubro, a contadora de histórias teacher Beth em parceria com o professor de música do IORM, Wellington Miranda, criaram e gravaram uma paródia de cantiga popular para o portal de entrada intitulada, Atirei o Pau no Gato. A história do dia foi O Gato e Gigante, baseado no livro Gato e Sapato de Anna Muylaert, a partir da utilização de elementos constituintes do enredo, que é um dos recursos de apoio para a maioria das contadoras de histórias para atrair a atenção das crianças.

A segunda sessão de contação de história do mês aconteceu no dia 13 de outubro, que foi muito especial porque  comemorou os nove anos de existência da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Depois da contação, por meio de mídias sociais, todos os leitores da Biblioteca foram convidados para a gravação de um vídeo, externando sua forma de parabenizar a Biblioteca. Participaram em grande estilo neste momento histórico, as alunas do projeto Usina da Dança, leitores da comunidade, educadores do IORM, funcionários e colaboradores. Os leitores atenderam ao chamado, e o resultado foi uma campanha empolgantes com a participação na homenagem à Biblioteca.

 

Roda literária

Com uma roda literária presencial, coordenada pela contadora de histórias do IORM, Teacher Beth, a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento teve participação destacada na inauguração do Polo de Judô Tonico Garcia, no Centro de treinamento Takeshi Uemura, realizada no dia 22 de outubro.  Na ocasião Teacher Beth contou as histórias O Gato e o Gigante e A Estrelinha Fogueteira, com a presença de pais e responsáveis dos alunos e os Senseis Stefanio Stafuzza, Douglas Senna e Yorran Stafuzza.

“Guaíra é uma verdadeira escola. A cidade permite às crianças vivenciarem o momento mágico da contação de histórias, enfatizando a leitura e a contação como verdadeiros caminhos  para o percurso da educação, capaz de estimular a criatividade de cada ser.”, destacou Teacher Beth. O evento foi realizado considerando todos os protocolos em relação ao COVID-19, respeitando o distanciamento social, e adotando o uso de máscaras e de álcool em gel no momento de chegada no local.

 

Dia Nacional do Livro

“A biblioteca é um templo do saber e  tem libertado mais pessoas que todas as guerras da história… “

autor desconhecido

A data de 29 de outubro, Dia Nacional do Livro foi comemorada pela Biblioteca A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento. Os colaboradores do IORM comemoraram indicando  os livros de suas preferências. “Como disse Monteiro Lobato, o livro é o lugar onde a criança quer morar. O que nos demonstra, assim, as possibilidades infinitas dentro de cada universo literário que um livro pode oferecer, atiçando a curiosidade da criança de uma forma diferente mostrando que o livro ainda é atraente e necessário mesmo em tempos onde a tecnologia impera.”, salienta Teacher Beth.

Ainda durante o mês de outubro, foi compartilhada com os alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança a contação da história A Borboleta que Quebrou a Asa, de Lívia Alencar.

As ações de incentivo à leitura, propostas pela Biblioteca Energia do Conhecimento, integram o Projeto Agenda Cultural 2020 realizado pelo Instituto ORM, Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura.

 

Acesse os Links com as contações de histórias:

“O GATO E O GIGANTE”, historia baseada no livro GATO E SAPATO, de Anna Muylaert

“A BORBOLETA QUE QUEBROU A ASA”, de Livia Alencar

“A ESTRELINHA FOGUETEIRA”, de Nelson Jacintho

 

Deixar uma resposta