Senso de pertencimento. Tomada de consciência. Amor pelas pessoas e pelo lugar que habitamos. Esses foram alguns dos sentimentos suscitados pelo curso de cinema que o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça ofereceu a escolares de Guaíra, em parceria com o Instituto de Cinema e Instituto BR Cultural, no período de 3 a 7 de julho.
Para o professor responsável pelo curso, Steven Phil, diretor, Produtor Executivo e pesquisador, o cinema é, antes de tudo, identidade e expressão. Para ele, um filme tem a capacidade de contar a história das pessoas que vivem no lugar.
Durante o curso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as etapas da construção da obra cinematográfica pelos estúdios de cinema. As aulas abordaram a Produção, Direção de Arte, Fotografia e Edição. Os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver seu próprio roteiro e gravaram o curta metragem Sonho, produto final do curso, produzido e “estrelado” pelos alunos.
O curso demonstrou o aspecto empresarial das grandes produções cinematográficas, evidenciando que para além do entretenimento, o cinema é uma indústria de grandes proporções e poder de influência. Certamente, todos os alunos do curso, adotarão uma nova postura, para além do olhar de meros espectadores das obras cinematográficas. Uma visão que irá contribuir para novos passos em suas vidas.
Steven coordena o Núcleo de Cinema de Impacto desde 2015, e também é Sociólogo da Ciência e da Educação pela Universidade de São Paulo. Desde 2016 é Diretor Executivo do Instituto de Cinema. Em 2013 fundou a Operahaus Produções, com foco em Cinema e Teatro. Em 2014 tornou-se co-fundador e pesquisador de Ciência de Dados e Mercado Digital para Entretenimento no Instituto Kinodata. Em 2018 criou a fintech Procapta, empresa de soluções de tecnologia na captação de recursos. Também desenvolve trabalhos autorais.
“Tive a oportunidade e também a curiosidade de assistir pedaços das aulas. Fiquei muito feliz com o que vi. A presença viva de Steven Phil em Guaíra é uma demonstração do trabalho do IORM em trazer para a cidade ícones das artes e da cultura para formar pessoas, ampliar horizontes. Ele é um dos expoentes do fazer cinema no Brasil e esteve todo o tempo aberto a transmitir conhecimentos e a interagir com cada aluno, numa posição de diálogo.
Steven afirmou ter tido uma grata surpresa com a estrutura oferecida pelo IORM que disponibiliza para a comunidade de Guaíra a Sala de Cinema Cine Energia
Para a promoção do curso o IORM contou com a parceria da Escola Estadual Zezinho Portugal, do Centro Educacional Ana Lelis Santana e do Instituto Social Ana Lelis Santana.
