fechar
Usina da Dança

Depois de Ipuã e Miguelópolis é a vez de Guaíra receber o Espetáculo Bela Adormecida do IORM

Guaíra aplaudiu de pé a estreia do Espetáculo Bela Adormecida, uma Fábula do Nosso Tempo, na noite de 7 de dezembro, no Salão de Eventos do Grêmio Colorado que foi climatizado e registrou lotação completa de público.

Mais de uma centena de bailarinos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM subiram ao palco apresentando toda a potência e a beleza da produção realizada de forma conjunta entre o IORM e a Secretaria Especial de Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.

O trabalho, construído a muitas mãos a partir da concepção da coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pasetto trouxe quase três dezenas de coreografias em um emocionante trabalho que reúne figurinos, luz, telão de alta definição. Também subiram ao palco alunos do Artes e Ofícios Josy Mendonça, uma escola de dança com mensalidades que subsidiam o desenvolvimento do projeto Usina da Dança.

O espetáculo é cheio de significados: “Aurora recebe presentes das fadas, as virtudes, que nos mantem acordados e em movimento. E da Carabosse as desvirtudes, aquilo que nos adormece e nos paralisa.  Foi com a desvirtude Violência que as alunas encontraram uma rede de relações com o tema e materializaram através do elástico emaranhado na pele como as cicatrizes que carregam histórias no nosso corpo. O elástico que prende, que puxa e marca, que cria tensões e oposições, delimita espaços, dificulta deslocamentos, cresce e chicoteia.”, reflete a professora da Usina da Dança, Vivian Vinha.

Mesmo com a qualidade e beleza apresentados, as projeções no telão fazem lembrar o aspecto educativo do IORM, com cenas que demonstram o dia a dia das oficinas desenvolvidas pela Usina da Dança ao longo do ano, que culmina com o espetáculo. 

Um trabalho com a força das novas gerações

O trabalho de formação em dança e cidadania desenvolvido pelo IORM está consolidado. Cerca de 80% das professoras da Usina da Dança já foram alunas do IORM e hoje dão aula no Projeto que, além de Guaíra, acontece também em Orlândia, Miguelópolis e Ipuã.

“Nós priorizamos os profissionais locais. A montagem do espetáculo gera oportunidades para a economia da região, desde a execução de figurinos, contratação de serviços de som, iluminação são impulsionados por nossos eventos. Promover o desenvolvimento sustentado da comunidade também é parte da missão do IORM”, declara Rafael Albuquerque Braghirolli, gerente executivo do IORM.

Antes e depois de subirem ao palco, os alunos receberam alimentação fornecida pelo IORM e Prefeitura Municipal e também nos ensaios, repondo energias.
A estreia contou com as presenças do prefeito municipal de Guaíra, Antônio Manoel da Silva Júnior, do vice-prefeito, José Carlos Soares e da Diretora de Assistência, Desenvolvimento e Inclusão Social, Maria Adriana Gomes na plateia.

Uma visita aos bastidores do espetáculo

Vale a pena a visita aos bastidores do espetáculo antes da subida dos jovens protagonistas ao palco. As equipes do IORM se desdobram onde tudo começa: o arranjo dos figurinos e adereços, o apoio às alunas, a organização das turmas, o momento do penteado e maquiagem que são elementos marcantes na montagem cênica.

Pais, mães, avós, irmãos, amigos se concentram ansiosos aguardando pelo grande momento. Todos estão orgulhosos e confiantes do desempenho dos bailarinos, afinal, o espetáculo tem sido, há vários meses, assunto nas famílias.

Enquanto isso, minutos antes de subirem ao palco, as alunas se aglomeram acompanhando a apresentação por um monitor.
É momento de orgulho, de projeção da autoestima, da coroação pelo esforço empreendido, de superação.
E claro, de muitas palmas.

Nos palcos, momentos de inclusão e acessibilidade

O espetáculo oferece o recurso da audiodescrição, com a profissional Bell Machado, uma referência nacional no tema da acessibilidade, realizando uma espécie de narração para que as pessoas com baixa visão ou mesmo cegas, acompanhem o desenrolar do que os artistas apresentam no palco.  A Linguagem Brasileira de Sinais – Libra, presente em todas as apresentações tem permitido que pessoas com deficiência auditiva possam mergulhar na beleza desta Bela Adormecida.

Ampliando a plateia: espetáculo supera 5 mil visualizações no youtube

TRANSMISSÕES AO VIVO:

Espetáculo Ipuã
24/11 – 1.738 visualizações
25/11 – 1.030 visualizaçõesEspetáculo Miguelópolis
30/11 – 1.198 visualizações
1º/12 – 608 visualizações
02/12 – 667 visualizações
03/12 – 585 visualizaçõesEspetáculo Guaíra
07/12 – 360 visualizações

Total 5.646

Cada uma das apresentações de A Bela Adormecida, uma Fábula do Nosso Tempo é transmitida ao vivo pelo canal do IORM no Youtube, ampliando o universo de espectadores.  A versão online soma milhares de visualizações e, certamente, é um dos legados do tempo do distanciamento social. O espetáculo do IORM, Pés que Ouvem, Mãos que Falam”, integralmente produzido durante a primeira temporada de restrições da Covid só puderam ser acompanhados digitalmente.

“O espetáculo híbrido A Bela Adormecida Contemporânea, traz um diálogo entre a dança, a musicalização e o audiovisual vindo como uma oportunidade de ampliar e revelar a expansão da subjetividade. A compreensão do corpo como meio e fim da aprendizagem, permeado pelos acontecimentos do dia a dia em constante transformação, guia a forma pela qual acontece o nosso trabalho, a ideia de tornar visível os processos criativos da conclusão das oficinas da Usina da Dança por uma experiência estética: perceber o mundo através dos sentidos do nosso corpo. Assim, a reflexão sobre essa experiência pode auxiliar a compreender melhor essa subjetividade com o mundo que nos rodeia. Além disso, a experiência estética nos leva a compreender que o sentido relacional entre o ser humano e o mundo cria memórias sensoriais, afetivas e cognitivas.”, destaca a educadora e coordenadora artística do IORM, Valéria Pasetto.

E a turnê continua…

Depois de Guaíra, o espetáculo será apresentado em Orlândia nos dias 21 e 22 de dezembro.

“Este espetáculo é um presente de Natal para as cidades da região. Ele se torna possível porque conta com o patrocínio e apoio de empresas que dão o suporte necessário para que o IORM possa desenvolver esse trabalho educativo junto às nossas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias”, agradece a coordenadora do Conselho do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho.

Acompanhe os próximos espetáculos

8 de dezembro
Guaíra
20 horas
Salão de Eventos Grêmio Colorado

21 e 22 de dezembro
Orlândia
Espetáculos às
15 horas e 20 horas
Associação Atlética de Orlândia

Tags: destaque

Deixar uma resposta