fechar
Institucional

Desenhos dos alunos da rede oficial de Ipuã decoram a fachada do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça

A obra foi iniciada em fevereiro de 2015. O Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça fica ao lado da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça. Possui área total de 899,17 metros quadrados e 660 metros quadrados de área construída. O valor empregado na sua construção foi de R$ 906.258,80, originados de recursos captados entre os anos 2015 e 2016 por meio de Lei de Incentivo à Cultura, o ProAC ICMS.

São responsáveis técnicos por esta construção o arquiteto Ricardo Del Lama e a MEV Construtora. O paisagismo é assinado pelo professor Maurício Estelita.
A fachada da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça também sofreu modificações. Os arquitetos recriaram o cume de um telhado em formato de casa para representar o acolhimento e a importância que são dados a todas as crianças e famílias assistidas pela Casa da Criança, desde que foi criada em 1978.

Duas gravuras ilustram a fachada do Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça de Ipuã. São criações coletivas e trazem aspectos naturais, culturais e sociais da cidade, observadas pelos olhos dos alunos da rede oficial de ensino de Ipuã.

Os alunos participaram de oficinas e foram levados a uma jornada de reconhecimento de sua própria cidade. A gravura Água que brota da terra, faz surgir Ipuã retrata os recursos naturais presentes na cidade, suas nascentes, o verde. Já a gravura Água que brota da terra, faz surgir as artes é dedicada a representar a identidade da comunidade de Ipuã, seus costumes, sua cultura e, claro, a chegada do IORM à cidade.

Os trabalhos são o resultado do projeto compartilhado “Arte que Transforma”, mediado pelo artista plástico e educador visual André Costa, a convite do IORM.

Tags: destaque

Deixar uma resposta