fechar
Casa da Criança

Diretora da Casa da Criança apresenta trabalho em Encontro Internacional de Educação Infantil

Diretora da Casa da Criança apresenta trabalho em Encontro Internacional de Educação Infantil

“Relações crianças, adultos e ambientes – movimentos em torno da alimentação.”, trabalho de pós-graduação da diretora da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Janaína Cristina Amadeu, foi apresentado durante o II Encontro Internacional do Centro de Educação Profissional e Educacional – Ceduc, realizado no dia 19 de janeiro, no Espaço Natura, em São Paulo.

O evento, que teve como tema Os Caminhos da Investigação junto às crianças, o pensamento projetual na prática cotidiana da educação da primeira infância. contou com as participações das especialistas em pedagogia de Reggio Emília, Paola Strozzi e Marina Castagnetti.

A região de Reggio Emília é referência mundial de prática educativa na primeira infância. O Projeto idealizado pelo pedagogo Loris Malaguzzi, foi implantado nas escolas de Educação Infantil na cidade de Reggio Emilia, logo após o término da segunda guerra e apresenta uma abordagem pedagógica voltada para a criança como protagonista na construção do seu conhecimento.

Entre todos os trabalhos apresentados na finalização do curso de pós-graduação “Abordagem Educativa de Reggio Emilia” realizado pelo Instituto Singularidades em São Paulo, o elaborado pela diretora da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça foi um dos dois escolhidos pela italiana Paola Strozi para ser apresentado no seminário e comentado por ela.

A participação no Fórum foi extremamente importante pelo fato de ser uma experiência realizada em escola brasileira, do terceiro setor, à luz da inspiração da abordagem de Reggio Emilia, que contribuiu para reforçar a ideia de que é possível desenvolver uma educação de qualidade, pensada em nosso contexto brasileiro.

A pesquisa realizada reforça a importância dos ambientes e das relações entre crianças, adultos e espaços no processo educacional, aqui em especifico durante os momentos de alimentação na creche. O trabalho teve como orientadora a professora Danielle Cristina Wolff.

Tags: destaque

Deixar uma resposta