fechar
Biblioteca Energia do Conhecimento

Em julho, Biblioteca Energia do Conhecimento reúne alunos em encontros presenciais e atividades on-line

Apesar do período de férias, o mês de julho foi marcado por intensa programação que a Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento dedicou aos alunos das Oficinas de Artes Usina da Dança.

Durante todo o mês, os educadores deram continuidade as ações de incentivo à leitura por meio de aulas e encontros presenciais e vídeo de contação de história. 

As atividades presenciais respeitaram todos os protocolos de prevenção à Covid-19. A Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento é mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça na sede de seu núcleo de Guaíra, o Centro Cultural Colorado.

As ações desenvolvidas são parte da estratégia para promoção e incentivo do hábito da leitura como produto cultural integrante do Plano Anual Agenda Cultural 2021 – PRONAC 205171, realizado pelo Ministério do Turismo, por meio da Secretaria Especial de Cultura e Instituto ORM.  

Confira as atividades presenciais e on-line da Biblioteca em julho

Encontros presenciais

06/07 

Os encontros presenciais na Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento em julho retomaram, no dia 6 de julho, as aulas sobre Noções de Contações de História para os alunos da Turma 3 A das Oficinas de Artes Usina da Dança. Durante o encontro os alunos participaram dos exercícios da aula prática, Expressão Facial e Corporal. 

 

07/07 

Os alunos das Turmas 1 A e 2 A das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da aula presencial sobre Prática de leitura no dia 7 de julho. As alunas leram um conto pop-up da Ciranda Cultural O Mágico de Oz.  A Prática de Leitura refere-se a situações reais como a busca de apreensão e negociação dos significados que os alunos atribuem à leitura de diferentes gêneros. 

Também no dia 7 de julho, os alunos da Turma 1 B das Oficinas de Artes Usina da Dança participaram da Mediação de Leitura do Livro Chapeuzinho Amarelo que o autor Chico Buarque escreveu em homenagem à sua filha. Nesta narrativa diferenciada pode-se verificar o medo e a coragem são elementos invertidos. Certificando o tipo de chapéu que as ilustrações propõem, a falha da menina é fechar-se no medo, não se atirar a nenhuma aventura. Quando ela encara o lobo perde totalmente a fantasma do medo passando a ter uma vida de criança repleta de muitas brincadeiras e finalmente ela sai do quarto e o lobo fica todo chateado. 

Ainda como parte das atividades desenvolvidas no 7 de julho, as alunas Ysabella Siria e Melina Landim da Turma 2 A das Oficinas de Artes Usina da Dança escolheram o livro de poemas de Carlos Drummond de Andrade, Sentimento do Mundo. Elas fizeram uma leitura silenciosa e em seguida uma emocionante declamação do poema de um dos maiores escritores da língua portuguesa. 

 

14/07

O dia 14 de julho foi dedicado às atividades recreativas no Arraiá do IORM, envolvendo alunos das turmas 1A, 1B, 2A das Oficinas de Artes Usina da Dança. Como forma de preservar a cultura, o IORM caprichou na decoração típica, que ficou a cargo da assistente da biblioteca comunitária Energia do Conhecimento, Laura Alves. O Centro Cultural foi enfeitado com balões coloridos, bandeirinhas, flores e o quadro decorativo para que todos pudessem  tirar fotos. A festança foi organizada pela assistente social Ana Claudia Rodrigues Lima,  a animação ficou a cargo do professor de música Wellington Miranda e muitas brincadeiras típicas.

 

Atividades online

13/07 

Como produto das aulas de Noções de Contações de História, as alunas da turma 3 A das Oficinas de Artes Usina da Danças Larissa Vieira Gonçalves e Riana da Silva gravaram um vídeo que foi compartilhado nas redes sociais do IORM. As alunas criaram uma música de início e final de contação de histórias e deram continuidade às frases relacionadas à entonação adequada à cada situação da narrativa e das mudanças nas expressões facial e corporal.

 

28/07 

No encerramento do mês de julho, a contadora oficial de histórias da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Teacher Beth, gravou a contação da história Para Mudar O Mundo, da autora Patrícia Engel Secco. A obra conta a história de Fernando um menino filho de empresário, proprietário de uma fábrica de queijos e de Teresa,  menina pobre, que vive pedindo esmolas no sinal de uma rua movimentada, filha de um pedreiro desempregado. São duas crianças que vivem mundos diferentes. 

A contação pode ser conferida por meio do link 

 

Gente que lê

30/07 DEPOIMENTO

Leitor assíduo das obras disponibilizadas pela Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento, Gabriel Roberto Katsuoka, aluno do quinto ano da EMEF Francisco Gomes de Souza fala com muito entusiasmo sobre oa dinossauros,  a partir do conhecimento transmitido pela leitura: “ Eu li sobre o Pterossauros, a primeira espécie dele pequena e se alimentavam de insetos. Já, a partir de um processo de evolução esses dinossauros tornaram-se carnívoros. Os Pterossauros eram considerados uma das maiores espécies voadoras.”, conta. Gabriel leu toda coletânea do Vale das Letras existente no acervo da Biblioteca Comunitária Energia do Conhecimento: Os Tricerátopes, e os Tiranossauros Rex. A coletânea traz fatos incríveis  sobre dinossauros, apresentando os perfis das espécies, indicando quem era… O mais temido? O maior? E, O mais rápido? 

Os pais de  Gabriel estão felizes com o envolvimento do filho com a leitura e agradecem a oportunidade proporcionada ao filho, que a cada dia vem despertando sua curiosidade e o encantamento pela leitura.

Tags: destaque

Deixar uma resposta