fechar
Assistência socialInstitucional

Equilíbrio das emoções para a saúde da família foi o tema da segunda live promovida pelo IORM

O Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM reinventou sua forma de trabalho para enfrentar os desafios apresentados pela Pandemia do novo Coronavírus. As atividades previstas nos Planos de Trabalho e Agendas Culturais das cidades Orlândia, Ipuã, Guaíra e Miguelópolis seguem sendo executadas em caráter virtual, até a volta das atividades presenciais.

Para promover o fortalecimento do vínculo com as famílias, o IORM realizou no início da noite de 9 de julho, a segunda Live, reunindo pais, familiares, educadores, comunidade e alunos assistidos pelos projetos nas quatro cidades de atuação do Instituto. Desta vez, o polo escolhido para transmissão regional foi Miguelópolis.

O encontro foi conduzido pela assistente social do IORM, Anelisa Perticarrara, e contou com a participação do psicólogo convidado, Ivan Machado, que abordou o Tema Manter o Equilíbrio das Emoções é a Chave para Saúde de Nossa Família. A live promoveu o diálogo sobre o cenário que tem afetado o cotidiano da maioria das famílias. O psicólogo falou sobre as consequências da situação de estresse, medo, insegurança, violência, falta de diálogo. Também apresentou alternativas que possam trazer melhores expectativas para as pessoas.

Durante a live, o psicólogo esclareceu várias das dúvidas dos participantes ouvintes, respondendo às perguntas feitas via chat, sobre formas de amenizar a angústia e a tristeza causadas pela situação de isolamento.

A violência doméstica foi apontada como um dos grandes problemas no âmbito familiar, que tem se agravado com a situação de isolamento e pandemia, além do desemprego, estresse e dificuldade financeira. Os pais quiseram saber sobre as consequências psicológicas, emocionais para uma criança ou adolescente que convive em ambientes conflituosos.

Outro assunto abordado em forma de dúvida pelos pais foi se a depressão, ansiedade e síndrome do pânico são doenças hereditárias.
“O momento contou com uma boa participação ativa e efetiva das famílias que trouxeram questões importantes como a interferência do estresse dos pais no dia a dia dos filhos e como isso pode afetar o relacionamento familiar”, salientou a assistente social Anelisa, sobre o evento.

Tecnologia para fortalecer laços

A proposta da realização das lives foi idealizada pela Equipe Social do IORM composta por assistentes sociais e pedagoga, e contou com o envolvimento de muitos profissionais desde afinação dos detalhes pela coordenadora da equipe social e coordenadora artística, até a transmissão feita pelas secretárias e pessoal da Comunicação.

Esses encontros fazem parte de proposta cadastrada nos Planos de Trabalho e Projetos do IORM, em realizar encontros anuais coletivos envolvendo as famílias dos participantes visando o fortalecimento dos vínculos e a promoção de espaços que repercutam em socialização, apoio familiar, partilha e novas oportunidades de vivências e experiências.

“Foi preciso tecer novas formas de viver e assim nos reinventar, no trabalho do IORM não foi diferente, visando o cumprimento efetivo das metas previstas e com o propósito maior o direito imprescindível ao acesso cultural, educacional e social às crianças adolescentes assistidas, junto aos seus familiares suas atividades foram revistas, planejadas e reestruturadas para um caráter não presencial, visando viabilizar o acesso à parte dos conteúdos que seriam disponibilizados a eles durante o ano letivo normal, agora de forma on-line e virtual.”, destaca a coordenadora da equipe social Letícia M. Gerim.

Canais como Youtube, Instagram, Facebook, Whatsap e recursos como linhas de transmissão, grupos, chamadas de vídeo, lives, gravações de vídeo aulas, bate papo individual, grupal, visitas domiciliares, contatos via telefone e encontros virtuais estão cada vez mais presentes nas ações diárias da equipe que busca estreitar os vínculos e manter os laços construídos durante este percurso trilhado até aqui.

Ao final, os participantes da live puderam assistir à apresentação Poética – expressão corporal, baseada na frase de Saint Exupéry: “Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que a fez tão importante e única em todo universo”. A expressão foi interpretada pelas educadoras estagiárias Ana Carolina Marcolino Oliveira e Maria Fernanda Garcia, com orientação da Professora Marcia Cristina Pereira de Jesus.

“É muito lindo ver as quatro cidades conectadas, mesmo com esta situação em que vivemos, especialmente debatendo um tema tão reconfortante”, afirmou a coordenadora artística do IORM, Valeria Pazeto, durante sua participação no chat da live.

 

Deixar uma resposta