fechar
Educação

Espetáculo Sonhos foi tema de reunião do Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça

Reunião Guaíra

Familiares e alunos do Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça de todos os polos do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM,  tiveram  encontros marcados com a coordenadora artística do Instituto, Valéria Pazeto, no mês de agosto.

“Apresentamos às famílias dos alunos do Artes e Ofícios, a formação específica para o espetáculo – Sonhos e Arte e consequentemente o laboratório que teve os alunos como protagonistas dessa construção. Detalhamos o processo de criação dos figurinos do espetáculo e as datas de realização em cada cidade”, conclui Valéria Pazeto.

Os encontros foram realizado nas cidades de Guaíra, Orlândia, Miguelópolis e Ipuã os participantes puderam saber mais sobre a metodologia de trabalho do Projeto para a criação do espetáculo de 2018, com o tema Sonhos.

Em Ipuã, o encontro aconteceu no dia 3 de agosto, no Centro Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça. Os familiares dos alunos do Artes e Ofícios de Guaíra estiveram reunidos com a coordenação artística do IORM no dia 8 de agosto na Sala de Cinema Cinergia. Em Guaíra, além de familiares de crianças e jovens, a  reunião também contou com a presença de alunas adultas que integram uma das turmas e é um diferencial entre os diversos polos da Artes e Ofícios. A turma de adultas demonstrou entusiasmo e participa ativamente da preparação para o espetáculo.

Em Orlândia a reunião foi realizada no dia 9 de agosto no Núcleo Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho e em Miguelópolis, o encontro aconteceu no Centro Cultural Rail Miguel Sawan, a 14 de agosto. Em Miguelópolis dia 14 de Agosto no Centro Cultural. Para favorecer presença do maior número de participantes, as reuniões foram realizadas sempre à partir das 18 horas.

Artes e Ofícios

O Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça, de caráter particular, iniciou suas atividades no ano de 2014 em Guaíra e Orlândia.

Com a expertise de mais de 10 anos no ensino da dança e das várias linguagens artísticas, o Artes e Ofício Josy Ribeiro de Mendonça abre suas portas com um projeto educacional voltado a proporcionar aulas particulares em jazz, ballet, ritmos, dança do ventre entre outras modalidades oferecendo os métodos pedagógicos consagrados nos centros de dança e de artes do mundo. Voltada para crianças a partir de três anos de idade, a missão do Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça é proporcionar o encontro do aluno com o contato artístico e cognitivo para desenvolver habilidades, integrando razão, emoção, técnica e conhecimento. Os recursos gerados pelo Artes e Ofícios contribuem significativamente para a manutenção de projetos que dependem quase que integralmente de leis de incentivo e doações da comunidade empresarial.

Balé Adulto

Desde março de 2017, o Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça de Guaíra oferece aula de balé para adultos. As aulas atendem a  jovens mulheres adultas que tem o sonho de ser bailarinas. Algumas já dançaram balé na infância e hoje retomaram as aulas de dança por prazer, para cuidar da saúde e se relacionar com outras pessoas.

“Amo dançar, nos divertimos enquanto cuidamos de nossa saúde física, emocional, simplesmente dançando. Me impressiona o tanto que as meninas são dedicadas, tem uma aluna que até colocou barras em casa para treinar, não é incrível, motivador? Estamos bem motivadas e logo começaremos os ensaios para o espetáculo do dia 5 de dezembro. Percebi que para o balé não tem idade, basta ter muita vontade, determinação e disciplina e é o que não nos falta – finaliza Inês de Carvalho”, aluna da turma adulta da Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça, grande incentivadora do balé e coordenadora do Conselho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça.

Atualmente o corpo de bailarinas conta com sete alunas. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 20h30 no Centro Cultural Colorado em Guaíra.

Reunião Guaíra

Reunião Miguelópolis

Reunião Ipuã

Reunião Orlândia

Tags: destaque

Deixar uma resposta