fechar
Esporte

Esporte: Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações sagra Escola Dalva Lellis como campeã

Com 175 pontos somados, a Escola Professora Dalva Lellis Garcia Prado conquistou o primeiro lugar da Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações, realizada nos dias 12 e 13 de agosto, em Guaíra. Foram 43 pontos abertos na frente da segunda colocada, o Centro Educacional Santa Luz.

Um total de 300 atletas, alunos do Ensino Fundamental 2 e Médio de cinco escolas de Guaíra disputaram o primeiro final de semana da Etapa Inverno dos Jogos Abertos das Estações, que mobilizam escolas e toda a comunidade, organizada em torcidas que empurraram os times. Gritos de guerra e as cores dos uniformes, diferenciaram times e suas torcidas. As disputas aconteceram na Pista de Atletismo Reynaldo Stein.

Foram disputadas seis modalidades esportivas: Futebol de Salão masculino, Basquete Masculino, Voleibol Feminino, Handebol Feminino, Atletismo (100 metros rasos e salto à distância e Judô, nas subcategorias até 48 quilos, acima de 48 quilos, até 66 quilos e acima de 66 quilos.

Esporte e Cidadania

O destaque dessa edição dos jogos fica para o troféu Fair Play. O termo é traduzido literalmente do inglês para o português como jogo justo. Fair Play é uma filosofia que preza pela conduta ética nos esportes. A expressão nasceu em 1896, durante as primeiras Olimpíadas da Era Moderna, em Atenas. Barão de Coubertin, o organizador dos Jogos, foi o autor da frase: “Não pode haver jogo sem fair play. O principal objetivo da vida não é a vitória, mas a luta”. O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo. Os praticantes devem procurar jogar de maneira justa, não prejudicando o adversário de forma proposital. O fair play não está na regra do futebol ou de qualquer esporte. É um acordo implícito, uma lei de conduta surgida de um pacto de esportividade, que contribui para o aspecto educativo que o esporte assume na vida da comunidade.

Partindo do contexto do esporte como prática educativa, os organizadores dos jogos homenagearam todos os professores das escolas participantes. Eles receberam troféu de reconhecimento pelo trabalho realizado. “Escolas são organizações, e por trás das escolas é preciso que haja professores empenhados na formação de seus alunos, na promoção da convivência. Isso é essencial para que os jogos aconteçam”, destaca o gerente Executivo do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.
A realização dos Jogos foi uma construção a muitas mãos. A Prefeitura de Guaíra ofereceu a infraestrutura de tendas, banheiros químicos, pintura das quadras, som e água. O IORM foi o organizador e ofertou uniforme, material esportivo e corpo de arbitragem. Também participaram da realização dos Jogos a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Esportes do Município.

Os Jogos Abertos das Estações é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da lei Paulista de Incentivo ao Esporte e do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e tem o patrocínio da Usina Santa Fé , Grupo Aguetoni, Rodotac Transportes e Expresso Nepomuceno. Tem o apoio da Prefeitura do Município de Guaíra.

Etapa Primavera

Guaíra já aguarda pela Etapa Primavera dos Jogos Abertos das Estações, que será promovida no mês de outubro. A Escola que somar o maior número de pontos nas duas etapas, Inverno e Primavera, ficará com o troféu rotativo, em reconhecimento à escola campeã dos Jogos 2017. Este troféu será novamente disputado nos Jogos Abertos das Estações 2018.

Confira a colocação geral no primeiro final de semana dos Jogos
1ª colocada: Escola Professora Dalva Lellis Garcia Prado
2ª colocada: Centro Educacional Santa Luz
3ª colocada: Centro Educacional Ana Lelis Santana
4ª colocada: Escola Zezinho Portugal
5ª colocada: Enoch Garcia Leal

Tags: destaque

Deixar uma resposta