fechar
CulturaEducação

Etec Orlândia abre inscrições para o primeiro processo seletivo para o curso Técnico em Dança

Orlândia é o segundo município do interior paulista a receber o curso Técnico em Dança oferecido pelo Centro Paula Souza, por meio da Etec Professor Alcídio de Souza Prado. O novo curso Técnico em Dança, que passará a ser oferecido a partir de 2020, chega a Orlândia por meio da parceria firmada entre a Etec e o Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, organização do terceiro setor que há mais de 14 anos inclui a dança como projeto social para a inclusão de crianças, adolescentes e jovens em quatro municípios da região da Alta Mogiana: Orlândia, Guaíra, Ipuã e Miguelópolis.

O curso é gratuito e destinado a todos os alunos que já concluíram o Ensino Médio ou estão cursando a segunda série do Ensino Médio, no momento do início do curso. Não há limite de idade para cursá-lo.

As inscrições poderão ser feitas até as 15 horas do dia 12 de novembro. São ofertadas 40 vagas no período noturno. Os candidatos serão submetidos a prova de Habilidade. O processo seletivo já tem cronograma definido. Para os candidatos inscritos, a prova escrita acontecerá no dia 15 de dezembro de 2019. No dia 9 de janeiro de 2020, será divulgada a lista dos alunos classificados para a prova de aptidão que será realizada em data ser marcada pela Etec, entre os dias 10 e 18 de janeiro de 2019. No dia 20 de janeiro, a Etec divulgará a lista dos candidatos aprovados em primeira chamada, aptos a fazerem suas matrículas nos dias 21 e 22, juntamente com os candidatos dos demais cursos oferecidos pela instituição.

As aulas teóricas de disciplinas como Língua Portuguesa, Ética e Cidadania e Aplicativos Informatizados serão ministradas na Etec Professor Alcídio de Souza Prado. Já os componentes curriculares específicos da dança serão ministrados no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho, um prédio histórico, localizado no centro de Orlândia, que é a sede do IORM.

Ao concluir o curso, o aluno terá uma certificação técnica que possibilita o ingresso no mercado de trabalho nas várias academias da cidade e região. Trata-se de um amplo leque de possibilidades profissionais que vão de casas de espetáculo, teatros e espaços alternativos de interação social, lazer e cultura; corpos de baile; festivais, mostras e eventos de naturezas diversas; instituições públicas, privadas e terceiro setor.

A criação do curso é oficial. O Plano de Curso aprovado pela Portaria Cetec-746, de 10/09/2015, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 11/09/2015, Poder Executivo, Seção I, página 53.

Vocação

Orlândia é o segundo município do interior paulista a receber o curso Técnico em Dança oferecido pela Etec. O curso também é oferecido em São Paulo e no município litorâneo de São Sebastião.

A dança é uma vocação do município de Orlândia e a chegada do curso representa um importante avanço na promoção de políticas públicas ligadas à arte e cultura para toda a região da Alta Mogiana. De acordo com dados do IBGE e da Fundação Seade, a atividade econômica predominante na cidade é a de Serviços. Existe um grande número de academias na cidade, além das empresas comerciais e indústrias, que poderão contratar o profissional de Técnico em Dança para fins de ginástica laboral, entre outros, constituindo assim um novo nicho de mercado para a população da cidade e região. O curso deverá movimentar o mercado de trabalho local com a contratação de professores habilitados por meio de processo seletivo.

“A oferta desse curso em Orlândia somente foi possível devido à parceria com o IORM, haja vista que o projeto Usina de Dança do IORM já existe desde o ano de 2005, realizando esta atividade sempre com empenho e dedicação, tendo projeção não somente na cidade e região, mas também reconhecimento a nível internacional. Portanto, a parceria do IORM com a Etec é o que tornou viável e possível a oferta do Técnico em Dança na cidade de Orlândia. O projeto nasceu de uma reunião entre o IORM, direção e docentes da Etec há alguns anos. Ali vislumbramos a possibilidade de parceria entre a Etec e o IORM, para viabilizarmos para a cidade de Orlândia e região uma nova perspectiva de empregabilidade e de levar adiante o sonho de tantos jovens que desde criança viam na dança um futuro promissor.  Mas que, não raro, ainda adolescentes, os estudos e o trabalho não permitiam levar adiante esse sonho”, destaca o diretor da Etec Orlândia, o professor Luís Petita.

Sobre o Curso

Quanto ao Currículo, os cursos ofertados pelas Etecs são elaborados pelo Grupo de Formulação e Análises Curriculares e registrados no Ministério da Educação e Cultura – MEC. A carga horária é constituída de 1.500 horas-aula.

“Com relação à movimentação do mercado de trabalho, uma vez que é um curso inédito ofertado pela Etec, e, portanto, não dispomos dentro do nosso quadro de docentes todos os professores habilitados para ministrarem as aulas nesse curso, haverá a necessidade de contratação de profissionais específicos do através de Processo Seletivo”, finaliza o diretor da Etec Orlândia.

Tags: destaque

Deixar uma resposta