fechar
Cultura

Exibição de filme serve de apoio para transmissão de conteúdo a alunos do Projeto Guri

no thumb

A linguagem musical encontrou o cinema. No dia 05 de setembro, alunos dos cursos de Percussão e Violão, oferecidos pelo Projeto Guri Polo IORM Guaíra, participaram de uma aula diferente.

O Projeto Guri considerado o maior programa sociocultural Brasileiro, é realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo e gerido pela Associação dos Amigos do Projeto Guri. Em Guaíra conta com o apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, do Grupo Colorado e da Prefeitura Municipal de Guaíra.

Eles assistiram ao Filme Ritmo Total 2, exibido na Sala de Cinema Cinergia, como parte do conteúdo da aula ministrada pelos educadores  musicais Vinicius Lima e Rodolfo Spigali.

A Sala de Cinema Cinergia, construída e mantida pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, funciona no Centro Cultural Colorado e, atualmente, é o único espaço dedicado à exibição de filmes no município de Guaíra.

O filme retrata o mundo das bandas-espetáculo que são mais extravagantes e criam um estilo intenso, cheio de energia que engloba, música, dança, precisão e técnica, além de senso teatral e arte cênica. A maioria das pessoas está familiarizada com as bandas marciais que viram na televisão, que são muito formais e com um estilo meio militar.

A tradição das bandas-espetáculo começou há mais de 50 anos, na Florida A&M University (FAMU), em Tallahassee, reconhecida há muito como a banda marcial de escola negra de maior destaque nos EUA.

Os Educadores debateram com os alunos a cultura do país, o trabalho em equipe, a adversidade de Gêneros na banda, a dedicação, a competição saudável e o respeito.

Encontro de Parceiros Projeto Guri

boletim-atitute-06102016-exibicao-filme-projeto-guriO IORM que é parceiro e sedia os Polos do Projeto Guri em Orlândia e Guaíra e que, brevemente sediará o Projeto também em Ipuã, participou do encontro com a coordenação regional do Projeto Guri em Ribeirão Preto, realizada no dia 19 de agosto.

O IORM esteve representado pela diretora Maria Inês Marcório Guedes Moreida de Carvalho, e os polos Orlândia,  Guaíra  e  Ipuã pelos coordenadores Angélica Soares, Helen Rodrigues e Edmar Baldini.

 

 

Deixar uma resposta