fechar
EducaçãoEvento

Exposição Retratos da Terra pode ser visitada no Centro Cultural em Guaíra até 27 de setembro

No período de 28 de agosto a 27 de setembro, o Centro Cultural Colorado, sede do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça em Guaíra, recebe a  exposição Retratos da Terra, com entrada gratuita.

A exposição é o resultado de um projeto de mesmo nome, realizado em Guaíra no mês de março, com a participação de jovens estudantes da rede pública da cidade. O patrocínio é do Banco Rabobank, que escolheu Guaíra para receber o projeto.

Durante algumas semanas, 22 jovens, selecionados em edital aberto onde o pré- requisito era estar regularmente matriculado na rede pública de ensino , após participarem de workshop e receberem formação técnica sobre fotografia, saíram a campo para registrar imagens de vários locais da cidade, cuidadosamente escolhidos para mostrar a cadeia da alimentação e como isso impacta a vida da comunidade de Guaíra.

O material então passou pela curadoria da artista Karina Bacci e o resultado é uma exposição, aberta a toda a comunidade, e um catálogo, que eterniza esse momento na vida dos jovens e na história da cidade. O fotógrafo da cidade Maurício Motoda também foi convidado para apresentar o olhar de uma artista local sobre o tema.

A iniciativa busca despertar nos participantes a reflexão, valorização e consciência de si mesmos e a importância da alimentação, uso consciente e aproveitamento de alimentos, além de ressaltar a arte e a fotografia como forma de expressão. Bacci também apresenta fotos feitas durante sua passagem pela cidade na exposição.

“A exposição é muito mais do que uma junção de belas fotos, trata-se do resultado de uma sensível reflexão sobre os hábitos e a cultura da cidade. Fotografaram aspectos importantes da alimentação: como são produzidos os alimentos, colhidos e comercializados”, explica Karina Bacci, curadora do projeto. “O objetivo é estimular a conscientização sobre a importância da alimentação, evitar o desperdício e estimular o aproveitamento total de cada alimento”, completa Soraya Galgane, diretora da Elo3, empresa idealizadora e que realiza o projeto com o patrocínio do Banco Rabobank, por meio da lei federal de incentivo à cultura.

“Os jovens deixaram a instantaneidade das imagens registradas pelos celulares, para dedicar-se à aprender técnicas fotográficas e treinar o seu olhar sensível para captar cenas cotidianas. Agora os jovens são capazes de explorar de forma artística as paisagens com as quais convivem, tornando o cotidiano inusitado, questionando, buscando e encontrando suas próprias formas de expressão para retratar comunidade rural e valorização do alimento e o ciclo de produção.”, afirma o gerente Executivo do IORM, Rafael Albuquerque Braghiroli.

Os alunos aplicaram todos os recursos aprendidos no curso: linguagem fotográfica, olhar, composição, ângulos, enquadramento e as questões de fundo técnico relacionadas aos recursos da câmara.

Entre os 22 jovens participantes do Projeto, há aqueles que consideram que poderão tornar-sefotógrafos para gerar renda. Alguns deles já começaram a fotografar eventos e buscam meios para adquirir seu equipamento fotográfico.

Serviço:

Retratos da Terra
Entrada: Aberta ao público – Grátis
Abertura: 28.08, às 16h00
Visitação: 28 de agosto a 27 de setembro
Centro Cultural Colorado
Av José Cavenaghe, 1.355 – Chácara Bela Vista
Horários: de segunda a sexta, das 09 às 12h e das 13h às 18h.

Tags: destaque

Deixar uma resposta