fechar
Fábrica de Esportes

Fábrica de Esporte entrega os troféus do I Torneio Integração

Com a participação de 110 atletas entre crianças e adolescentes de ambos os sexos e uma plateia de 60 pessoas, formada por pais, familiares e colaboradores, o Projeto Fábrica de Esporte do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, promoveu no sábado, dia 30 de novembro o primeiro torneio amistoso de integração do Basquete 3 x3 do Projeto, envolvendo alunos do projeto Fabrica de Esporte 1 ano 2, e Fabrica de Esporte 2 ano 2 e dos projetos de esportes dos municípios.

A competição contou com alunos dos projetos das cidades de Guaíra, Guará, São Joaquim da Barra e Orlândia. O torneio foi aberto no período da manhã com os amistosos de voleibol misto entre a cidade de Guaíra e Orlândia, categorias sub-11, sub-14 e sub-17.

“Mais do que uma competição, o jogo gerou adrenalina e competitividade. O foco não era o resultado dos jogos e sim a integração dos alunos e observação do comportamento dos alunos em quadra por parte dos professores e estagiários. Os educadores acompanharam o progresso dos alunos. O número de sets e quantidade de pontos por set foram adaptados. Interessante que sempre que havia uma bola disputada ou difícil de pegar durante o ponto, todos aplaudiam pra incentivar as equipes. Apesar de termos que parar alguns vezes por conta da chuva, ocorreu tudo certo e foi muito gratificante a integração de todos sem o menor atrito e com jogos bem interessantes e emocionantes.”, destaca o coordenador do Projeto Fabrica de Esporte, Alex Júnior de Sousa.

No período da tarde, os jogos envolveram a modalidade basquete, disputada por crianças de 07 a 12 anos de idade das cidades de Guaíra, Guará e Orlândia. Sorteio entre os participantes dividiu as equipes e serviu para equilibrar as equipes nos quesitos técnico e tático, também visando um melhor torneio de maneira mais competitiva.

Alex conta que o Torneio foi realizado com equipes de três contra três quadra inteira. Foram adaptadas as medidas de quadra, o tamanho de tabelas e também as regras.  “Tivemos jogos bem acirrados, com torcida dos pais e familiares, principalmente nos lances livres cobrados ao final do jogo quando necessário, para identificar o vencedor da partida. Todos alunos jogaram no mínimo duas vezes e puderam demonstrar parte de seus aprendizados adquiridos nas aulas dos projetos.”. informa o coordenador.

O IORM ofereceu lanche para os jogadores que vieram de outras cidades e que participaram do vôlei e iriam participar do basquete.

Apoio

A realização do torneio contou com a colaboração e apoio de muitas pessoas, entre elas a auxiliar administrativa do Núcleo Cultural  do IORM em Orlândia, Valquíria Alves de Souza, a colaboradora de serviços gerais do IORM, Arlete Caetano Feliciano e o coordenador do Projeto Fabrica de Esporte, Alex Júnior de Sousa.

A realização do torneio foi possível graças ao envolvimento dos educadores que integram o Projeto Fábrica de Esporte, entre eles, Fernanda de Souza Correia Castro, professora de Vôlei no projeto Fabrica de Esporte em Orlândia; Antônio José dos Santos, Professor de Vôlei no projeto Fabrica de Esporte em Guaíra; Marcos Antônio Guidolin, professor de Basquete no projeto Fabrica de Esporte em Guará e Ipuã; Marcos Ney Simões Júnior, professor de Basquete no projeto Fabrica de Esporte em Orlândia; Luiz Antônio Vasco, professor de Basquete no projeto Fábrica de Esporte em Orlândia; Alexandro Cardoso Costa, professor de Basquete no projeto Fábrica de Esporte em Guaíra; Paulo Otávio Felix da Costa, que é estagiário do projeto Fábrica de Esporte em Guaíra e  Maria Eduarda da Silva Sousa, aluna do projeto Usina da Dança em Guaíra e que atuou como mesária e responsável pelo placar e pela cobertura fotográfica do Torneio.

Tags: destaque

Deixar uma resposta