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Agenda Cultural

Fortalecimento do vínculo entre professores e alunos foi tema do curso oferecido aos educadores do IORM

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Aproximar ainda mais professores de alunos, permitindo que cada bailarino seja um educador, um profissional que facilite o processo de ensino aprendizado e envolva cada aluno nesse processo, valorizando o diálogo. Este foi um dos focos do curso de aperfeiçoamento oferecido pelo Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, nos dias 11 e 12 de abril, com a professora Renata Soares Arruda Linhares.

No dia 11, sete professores do Núcleo do IORM em Miguelópolis, participaram das atividades e reflexões propostas pela bailarina, com base na metodologia da Royal Academy of Dance de Londres, um dos templos da dança mundial. Renata integra o elenco de bailarinos da Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais importantes companhias da dança nacional.

Já no dia 12 de abril, 11 professores do IORM núcleo Orlândia participaram do aperfeiçoamento com Renata, realizado no Salão Paulo Jurca. O curso foi mais uma realização da parceria firmada entre IORM e a Cisne Negro Cia. de Dança.

A professora Renata Soares Arruda Linhares, possui extenso currículo internacional e integra o elenco de bailarinos da Cisne Negro Cia. de Dança, uma das mais importantes companhias da dança nacional.

“A Usina da Dança tem buscado promover, em todos os seus trabalhos, o protagonismo  do aluno e a formação de seus profissionais e estagiários, em detrimento  da técnica tradicionalista e até então supervalorizada das linguagens artísticas, sobretudo a dança. Nesse sentido, nos apoiamos em quatro pilares, que são a Teoria da Complexidade, a Intertransdiciplinariedade, a Educação Somática e a Arte-Educação”, relaciona a coordenadora artística da Usina da Dança, Valeria Pazeto.

Os pilares dão o referencial teórico e revelam a direção e o caminho a seguir no processo pedagógico da Usina da Dança. A Teoria da Complexidade, por exempli, é uma abordagem transdisciplinar dos fenômenos , que abandona a visão limitada e reducionista que rege grande parte das pesquisas científicas  e busca trazer à tona a criatividade e o caos nas vivências propostas.

Já a Intertransdiciplinariedade tem por princípio “tudo está em tudo” e se baseia na proposta de desenvolvimento conjunto entre professor  e aluno, considerando que cada um traz sua bagagem de vivências e conhecimentos anteriores à sala de aula e saberes adquiridos pelo estudo e por experiências ao longo da vida.

A Educação Somática prevê a aprendizagem sensorial e motora que acontece de dentro para fora das pessoas em um processo de internalização da consciência corporal. O  movimento, estabelecido em um espaço e tempo é o meio principal para essa tomada de consciência que visa a integração entre corpo e mente.

“Entendemos e aplicamos a teoria da Arte-Educação propõe a integração pedagógica pelos sentidos”, exemplifica Valeria.

Vínculos

“Um dos aspectos mais importantes do curso foi a reflexão sobre o aprofundamento dos vínculos entre professores e alunos, especialmente neste momento pós-Pandêmico, de tantos desafios”, avalia a coordenadora artística da Usina da Dança, responsável pelo critério de seleção de temas para o processo de  formação e reciclagem dos educadores do IORM.  “A ideia foi a de

possibilitar que nossos professores explorem a criatividade através da descoberta e da busca de novas formas de movimentação corporal, canalizando a expressividade, através da reflexão de sentimentos, pensamentos e emoções, fortalecendo o necessário diálogo”, como destaca a coordenadora.

O desafio do IORM em parceria com a Cisne Negro Cia. de Dança tem sido  o de possibilitar a apreciação e valorização artística, dando ênfase às contribuições culturais e históricas contidas nos trabalhos de dança.

“Temos como objetivo, ainda, o de propiciar a superação das dificuldades e o desenvolvimento das capacidades físicas, desenvolver sensibilidades artísticas e ampliar a relação consegue e com o outro através da consciência corporal e  propiciar que os trabalhos com a linguagem corporal una-se a elementos relacionados aos outros conteúdos do programa e aos valores morais, cotidianos e sentimentais.”, finaliza Valéria.

Sobre a professora Renata Soares Arruda Linhares

A professora Renata Soares Arruda Linhares responsável pelo curso oferecido pelo IORM aos seus professores, é formada pela Royal Academy of Dance. Sua formação inclui ainda a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e a Escola Estadual de Dança Maria Olenewa do Rio de Janeiro. Por cinco anos, entre 2010 e 2015, foi bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo participado do elenco de 18 produções. Também foi Bailarina do Teatro Nacional de Ópera e Ballet Oleg Danovksi. Constanta de Roma, tendo participado de 18 espetáculos, inclusive como solista. Foi, ainda, Bailarina convidada para a Gala do Ballet Nacional de Santiago, Chile, para a montagem de La Bayadère, dirigida por Márcia Haydée, versão Luis Ortigoza.

Elaine Sekimura

O autor Elaine Sekimura

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