fechar
Institucional

Em audiência, prefeito de Orlândia firma compromissos para apoio ao trabalho do IORM

O aprofundamento da parceira para a realização de  projetos em comum que , como Usina da Dança, Projeto Guri e Sustent´ARTE atendem a comunidade de Orlândia. Esta foi a pauta central do encontro que reuniu na tarde de 2 de fevereiro a fundadora do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM, Josimara Ribeiro de Mendonça e o prefeito de Orlândia, Oswaldo Ribeiro Junqueira Neto, o Vado.

Josimara, a conselheira do IORM, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho; o gerente executivo Rafael Albuquerque Braghirolli e a coordenadora Artística, Valéria Pazeto foram recebidas pelo prefeito Vado em seu gabinete, na Prefeitura.

A Visita

Foi uma visita institucional. Os representantes do IORM ressaltaram a importância da assinatura do Termo de Fomento entre Instituto, a Prefeitura Municipal de Orlândia e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes – CMDCA para repasse de recurso captado pelo IORM através do Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente ao Projeto Usina da Dança, dando continuidade ao trabalho que, em 2016 completou 16 anos de vida.

A Prefeitura oferece gratuitamente o transporte e lanche que é servido aos 200 alunos que são atendidos pelo Projeto e também o transporte e lanche para 123 crianças atendidas pelo Projeto Guri Polo IORM Orlândia, que acontece às segundas e quartas feiras no Núcleo Cultural Oswaldo Ribeiro de Mendonça, o Castelinho de Orlândia.

No polo Orlândia, o Projeto Usina da Dança é desenvolvido em imóvel localizado no Jardim Boa Vista, que é cedido pela Prefeitura Municipal. A prefeitura ampliará a área de cessão. Será cedido o imóvel vizinho onde funcionava o PAT.

“A cessão deste espaço melhorará o atendimento realizado gratuitamente a crianças e adolescentes do município. A expectativa é de que o IORM dê início a obras de adaptação e integração do espaço atual com os imóveis vizinhos, ampliando o  espaço de desenvolvimento do Projeto”.

O IORM também obteve o apoio da Prefeitura de Orlândia para a infra estrutura necessária para realização do  Projeto Dança na Escola. Pelo Projeto o Instituto vai oferecer gratuitamente aulas de dança e uniforme para um grupo de até 40 crianças do ensino Fundamental I da rede pública de ensino do município.

O Prefeito comprometeu-se a disponibilizar sala ventilada, espelhos, barras móveis e som, em uma das escolas do município. O próximo passo será o agendamento de reunião com o Secretário de Educação para apresentação do detalhamento do projeto.

Sala de cinema 

A atuação sinérgica entre  IORM e Prefeitura pode potencializar o trabalho de desenvolvimento da comunidade por meio de projetos culturais e artístico.

O IORM ofereceu apoio à Prefeitura de Orlândia na elaboração, envio e aprovação do projeto de uma sala de cinema para a praça dos imigrantes, junto à Secretaria Estadual de Cultura/PROAC. O IORM propôs retomar o projeto original.

O Prefeito manifestou interesse e o Projeto será reapresentado para a Secretaria Estadual de Cultura através da Lei PROAC. O IORM será o responsável pela elaboração, envio e acompanhamento no processo de aprovação do Projeto.

A solicitação de cessão gratuita do Teatro Municipal Maria José Bertrame Bordim para apresentação do Natal Criativo, anualmente realizado pelo IORM não poderá ser atendida em 2017. A Prefeitura, em breve, deverá dar início  à reforma desse equipamento cultural e as obras não deverão ser concluídas a tempo de receber o espetáculo.

Sustent´ARTE

A pauta extensa da reunião entre Prefeitura e IORM também tratou da parceria para o desenvolvimento da segunda fase do Projeto Sustent´ARTE realizado em Orlândia, que conta com o patrocínio da Colorado Comércio de Máquinas Agrícolas, tem o apoio o Grupo Colorado do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça e da Prefeitura Municipal de Orlândia. São parceiros do Projeto a Escola Senai Luiz Scavone – Itatiba – Linha de Produtos e a Escola SENAI- Eng. Octávio Marcondes Ferraz – Ribeirão Preto.

A primeira fase do Projeto foi concluída por 42 alunos e terá continuidade em breve também no Núcleo Antonio Scaff, prédio municipal cedido pela Prefeitura. As aulas acontecerão sempre às terças-feiras, no período noturno.

Trata-se de um projeto de alta relevância porque forma futuros profissionais em marcenaria.

O IORM também obteve do Prefeito Vado o compromisso de cessão gratuita do Centro de Lazer Edgar Benini para realização do evento Chá Beneficente anual que arrecada importantes recursos para o trabalho do Instituto. O evento acontece tradicionalmente na primeira quinzena do mês de Abril.

“Foi uma reunião muito produtiva. É sempre muito importante contar com o apoio do Poder Público. As Prefeituras não conseguem realizar sozinhas. É preciso uma união de forças. O Prefeito Vado tem sensibilidade social e, como homem público, entende a importância da cooperação para o desenvolvimento dos projetos. Realizar em conjunto fortalece nossa capacidade de trabalho”, destacou a fundadora do IORM.

 

Deixar uma resposta