fechar
Cidade que educa

GUAÍRA CIDADE QUE EDUCA
Ecopontos transformam descarte de pilhas e baterias usadas em modelo de sustentabilidade

Ecopontos transformam descarte de pilhas e baterias usadas em modelo de sustentabilidade

Se forem lançadas na natureza, pilhas e baterias usadas levam séculos para se decompor e podem se transformar em um imenso problema ambiental. Isso porque os metais pesados contidos na fabricação desses materiais nunca se degradam e, em contato com a umidade, calor e outras substâncias químicas, esses componentes tóxicos vazam contaminando o solo, a água, as plantas e os animais.

Mas em Guaíra, o descarte desses materiais é uma oportunidade para uma ação coletiva, reafirmando que o município é sim uma Cidade que Educa. O princípio é básico, todos que usam pilhas e baterias, e que, portanto são parte do problema devem também ser parte da solução.

Ecopontos

Guaíra acaba de criar Ecopontos para o recolhimento de pilhas e baterias, uma pequena ação que, se multiplicada, transforma-se em grande benefício para o nosso planeta. A Ação Faz parte de Prática Pedagógica e Ação voluntária do Grupo de Aprendizagem Permanente 1 do Comitê Cidade que Educa.

Lançados em novembro, os Ecopontos fazem parte de uma ação permanente, sem data para acabar. A cidade abraçou a ideia e já houve adesão de 85 Ecopontos localizados em escolas, estabelecimentos comerciais, agências Bancárias, Ongs, repartições públicas. No adesivo, consta o telefone da cooperativa, quando o recipiente estiver cheio, avisado pelo estabelecimento onde a caixa está localizada, membros da cooperativa fazem o recolhimento.

Ainda há barricas e latas disponíveis para se transformarem em Ecopontos, ganhando adesivos da Campanha. Porém, não há mais adesivos disponíveis.

O Comitê Cidade que Educa busca por empresas que patrocinem os adesivos possibilitando que novos Ecopontos podem sejam gerados.

Deixar uma resposta