fechar
Cidade que educa

Guaíra Cidade Que Educa: um projeto em construção da Cidade que Queremos e Merecemos

O GRUPO GESTOR, é o grupo da governança: acompanha, propõe, articula, valida as ações no âmbito do município. Iniciamos os trabalhos de 2017, PRECISAMOS de mais pessoas e instituições nesta RODA DE DIÁLOGO. Cidade Educadora como VALOR, como AÇÃO, como patrimônio cultural…..
“….quem FALTA, faz FALTA….”

O Grupo de Aprendizagem Permanente: destina a todo educador que acredita na capacidade da mudança e se compromete a ensinar e aprender na troca de conhecimento, informações e vivência.
O Grupo de Aprendizagem é um espaço, onde as relações instauram e oportuniza troca de experiências, da recriação dos valores, da efetivação da solidariedade, da mobilização da memória, da reconstituição da história, da afirmação de identidades, da discussão democrática de problemas e alternativas.

Os espaços de aprendizagem e comunidades de aprendizagem precisam ser fomentadas para além da escola, a empresa……, o espaço domiciliar e o espaço social são considerados espaços educativos.

Hoje vale todos os esforços para aprender. Isso vai além da “reciclagem” e da atualização de conhecimentos e muito mais além da “assimilação” de informações. A sociedade do conhecimento é uma sociedade de múltiplas oportunidades de aprendizagem.

A educação ao longo de toda a vida implica ensinar a pensar, saber comunicar-se, saber pesquisar, ter raciocínio lógico, fazer sínteses e elaborações teóricas, saber organizar o seu próprio trabalho, ter disciplina para o trabalho, ser independente e autônomo, saber articular o conhecimento com a prática, ser aprendiz autônomo e a distância… enfim, adquirir os instrumentos necessários para continuar aprendendo sempre.

Encontros

São 10 encontros quinzenais: às Segundas-Feiras, que foram iniciados no dia 13 de março e serão realizados ainda nos dias 10 e 24 de abril, dias 8 e 22 de maio e 5, 19 e 6 de junho.

O último encontro será realizado no dia 3 de julho; sempre no horário das 18h30min às 21 horas no Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – Av. José Cavenaghe, 1355 – Chácara Bela Vista

Conteúdos: Educação, Educação Integral, Cidade Educadora, Prática Pedagógica.

Atualmente há inscrições de graduandas de Pedagogia da FATEC, Uniderp Anhanguera e Clarentianas. O grupo ainda está aberto para receber novas participações até o dia 10 de abril.

No Grupo de Aprendizagem serão partilhados saberes, quereres, fazeres, com teóricos, estudiosos, pensadores, pedagogos, desde que a proposta seja de aprendizagem. Não serão adotado métodos de ensino….Na roda, todos são educadores.

Deixar uma resposta