fechar
Usina da Dança

Guaíra recebeu em dezembro I Natal Criativo Meu Sonho É…

48194693_1968982296550433_4313357830565396480_n

O Governo do Estado de São Paulo e o Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado com o apoio do Instituto ORM trouxeram para Guaíra o I Natal Criativo Meu Sonho é… As apresentações artísticas culturais que integraram o evento foram realizadas nos dias 4, 5 e 6 de dezembro no auditório do Salão do Grêmio Recreativo e no dia 18 de dezembro na Casa de Cultura de Guaíra. Em ambos os locais de apresentação foram oferecidos ao público recursos que asseguraram a acessibilidade física, com ingresso gratuito e espaços livres para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e acomodação de um acompanhante. Também contou com tradutor de libras.

A plateia lotou todas as apresentações e vivenciou quatro noites de muita emoção. Preparado ao longo do projeto, coreografia, figurinos, trilha, iluminação tiveram a missão de contar a história dos sonhos de cada um dos bailarinos que estavam no palco. O espetáculo contou com a direção geral e artística de Valéria Pazeto, adaptação e roteiro de Márcia Pereira de Jesus, preparação cênica de Elisângela Cristina Lopes da Silva, assistência de palco de Júlio César Soares, som, luz e palco de Benny Som, gravação e mixagem do Studio RPMW, processo de construção do cenário de André Costa, dramaturgia de Marcos Pavel e registro fotográfico de Marco Pires. A apresentação falou de angústias e também personificou o desejo de transformar sonhos em realidade.

As apresentações resultaram do levantamento e registro dos sonhos reais das organizações e grupos envolvidos do local e região, que demonstraram vivo interesse pelo processo e passaram a reconhecer que a identidade e sonhos de todos contribuem na construção dos espetáculos. Foram momentos ricos de união e escuta. O caminho foi o pensar juntos, somando habilidades, de maneira lúdica, em uma vivência envolvente e encantadora.

Além da Usina da Dança polo Orlândia, o  Natal Criativo contou com a participação da Oficina de Artes integradas Usina da Dança de Guaíra; Artes e Ofícios Josimara Ribeiro de Mendonça, núcleo Orlândia e Guaíra; Apae de Guaíra; Orquestra Sinfonia da Terra, Grupo in Concert e Cia. Pé de Chinelo de Ribeirão Preto; Projeto Guri Polos Ipuã e Guaíra; Associação Santana de Ipuã; Sociedade Guairense de Beneficência – Sogube; Grupo Krav Magá de Defesa Pessoal de Guaíra e Oficina de Artes Prefeitura Municipal de Guaíra.

Inquietações cotidianas

A criação do trabalho artístico foi fundamentado e processos investigativos das inquietações cotidianas dos participantes de forma colaborativa que são instigados a criarem suas próprias histórias, em um movimento que envolveu todos os participantes do local e da  região.  A coordenadora artística do Projeto , Valeria Pazeto conta que o  trabalho consolidou-se por meio de laboratórios participativos, que sensibilizaram, colocando os integrantes em contato com os estudos de Freud e Jung. Como aporte teórico também abrangemos o conhecimento da Escola de Artes Surrealismo e como atua nas diversas linguagens: Artes Plásticas, Teatro, Cinema, Dança. Outros laboratórios foram de escuta dos integrantes de produção de ideias e diálogos que expuseram sonhos coletivos a partir de produção artística individual. Os diálogos produzidos deram início à criação compartilhada do roteiro do evento, estruturação de uma história, divisão de coreografias, sugestões de figurinos, elementos cênicos, cenário…

“Os espetáculos que compuseram o Natal Criativo “Meu Sonho é…” trouxeram uma combinação do representativo, do abstrato, do irreal e do inconsciente. Da arte que busca libertar-se das exigências da lógica e da razão e ir além da consciência cotidiana, para a expressão do mundo do inconsciente e dos sonhos. Foi um evento colaborativo e híbrido, criado a partir da metodologia multireferencial que permeia integração, diversidade, colaboração, complexidade, arte educação, educação somática, intertransdiciplinariedade, subjetividade e poética, mesclando habilidades técnicas sensíveis e criativas a partir das linguagens das artes: música, artes plásticas, balé clássico, jazz, contemporâneo, dança inclusiva, teatro e expressão da cultura brasileira.”, destaca a coordenadora artística do projeto, Valéria Pazeto.

“O trabalho passou então, a proposta do sentir prático de um processo criativo artístico, norteador e a metodologia colaborativa, por oferecer uma visão holística, poética, estética e ética que acredita na arte como potencial transformador e sensível do ser humano, e que acompanha o olhar contemporâneo que acontece mundialmente. Deste processo criativo foi possível pensar como os caminhos e possibilidades se tornam mais importantes do que simplesmente o produto final; como necessitamos despertar, estimular e reafirmar sempre nossa capacidade criadora. Cada espectador contribui com o espetáculo, trazendo sua interpretação única e particular, diretamente ligada às suas vivências, experiências sensíveis e sinestésicas, memórias e cultura.”, sintetiza a diretora Artística.

O espetáculo teve o patrocínio do Grupo Vittia, Banco Industrial do Brasil, Expresso Nepomuceno, Power Tractor, Agrop, Grupo Sada, Mefsa, Maisena Supermercados, Brejeiro, Usina Colorado, Grupo Aguetoni, Usina Santa Fé e Mina Mercantil. Contou com o apoio do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, da Prefeitura Municipal de Guaíra, Apae Guaíra, Sogube, Acor, Senac, Organização Social de Cultura: Associação Amigos do Guri, Projeto Guri e Guaíra Cidade que Educa e foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Cultura e Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado.

Tags: destaque

Deixar uma resposta