fechar
Usina da Dança

Usina da Dança I Natal Criativo reúne ballet e orquestra em noite de emoção dedicada à comunidade de Ipuã

A Usina da Dança e a Artes e Ofícios Josimara Ribeiro de Mendonça subiram ao palco do Club Country de Ipuã na noite da sexta-feira, dia 30 de novembro, para a apresentação do Espetáculo Meu Sonho É.

A plateia vivenciou uma noite de muita emoção. A montagem Meu Sonho É… trouxe 25 coreografias assinadas pela direção artística do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça – IORM.

Destaque para a participação da Orquestra Sinfonia da Terra, que, como parte de seu repertório trouxe uma apresentação comovente do Trenzinho Caipira, de Heitor Villa Lobos.

Autoridades de Ipuã assistiram à apresentação, que foi um marco da cidadania. Entre elas, os vereadores Joacir Guarnieri Orasmo e Marcos Aurélio Cunha Negreiros da Câmara Municipal de Ipuã, o vice-Prefeito Leonardo Nascimento, a chefe de Divisão de Cultura da Prefeitura de Ipuã, Rosana Bonadio Fernandes Orasmo; o presidente do CMDCA de Ipuã,  Renato Cruz Gonçalves; o contador da Prefeitura de Ipuã, Dener José Tavares Oliveira. A escrivã do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Ipuã, Cássia Ávila Conrado representou o juiz de Direito da Comarca de Ipuã Dr. Marcos de Jesus Gomes.

O espetáculo contou com o patrocínio da Central Energética Morrinhos, dos funcionários do Grupo Colorado e com o apoio da Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, Artes e Ofícios Josy Ribeiro de Mendonça, Associação dos Amigos do Projeto Guri, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Prefeitura Municipal de Ipuã.

Após a apoteose, foi o momento das homenagens pelo espetáculo belo e comovente. A coordenadora do Conselho do Instituto Oswaldo Ribeiro de Mendonça, Maria Inês Marcório Guedes Moreira de Carvalho recebeu flores. El esteve acompanhada no palco pela diretora Artística, Valeria Pazeto; pelo gerente Executivo, Rafael Albuquerque Braghiroli e pela coordenadora de projetos do IORM, Janaína Amadeu, que também dirige a Casa da Criança Armanda Malvina de Mendonça, que foi o berço da educação de muitos dos alunos que integram o elenco da Usina da Dança.

Os alunos do Projeto demonstraram toda a sua caminhada, a evolução técnica e artística, e sobretudo o avanço rumo ao desenvolvimento autônomo. O IORM levou a sério a sua missão de educar e desenvolver as pessoas ao longo do processo de montagem do espetáculo.

Coreografia, figurinos, trilha, iluminação contaram a história dos sonhos dos alunos da Usina da Dança, falando de anseios e da possibilidade de transformação da realidade imediata de cada um.

Momento alto do espetáculo foi quando as famílias dos alunos subiram ao palco em uma participação especial, que demonstrou o fortalecimento dos vínculos também proporcionado pelo Projeto.

“Contracenar com a família é a tradução do desejo que cada criança tinha de passar momentos felizes ao lado das pessoas que ama”, afirma a coordenadora artística da Usina da Dança, Valéria Pazeto.

As coreografias foram criadas também por artistas que integram a Usina da Dança, e tiveram como ponto de partida as oficinas realizadas com a participação de alunos, educadores e colaboradores do projeto.

Desenhos produzidos pelos alunos foram o ponta pé inicial para a criação de conteúdo do espetáculo.

A apresentação é resultado do levantamento e relato dos sonhos reais dos alunos e da equipe de professores, transformados em desenhos e colagens que expuseram sonhos coletivos, a partir da colagem e produção artística individual.

Os espectadores registraram seu verdadeiro sonho no mural do Clube Country. O resultado dos registros foram as mais variadas manifestações de desejos pessoais.

Próximas apresentações

Miguelópolis foi a cidade que recebeu a estreia do Espetáculo. Até o final do ano, a turnê estará completa com 11 apresentações do Meu Sonho É. Em Orlândia, a apresentação acontecerá no Centro de Lazer Edgar Benini, e em Guaíra, o espetáculo irá aos palcos em quatro datas, e integrará a programação do I Natal Criativo, no Grêmio Recreativo e Esportivo Colorado e na Casa de Cultura. Em ambos os locais haverá acessibilidade física, com ingresso gratuito e espaços livres para a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida e acomodação de um acompanhante. Também contará com tradutor de libras.

Tags: destaque

1 comentário

Deixar uma resposta